Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

Após termos visto em artigos anteriores o funcionamento básico de uma planilha eletrônica, vamos aprender mais uns comandos de bases de dados manipuladas pelo OpenOffice.org Calc. Veremos neste artigo como criar filtros simples para registros e como criar filtros mais robustos para registros.

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Por: jorge luiz vidal soares em 21/10/2009


Introdução



É muito importante obter informações de nossas planilhas, bases de dados ou tabelas. Para isso precisamos aprender comandos básicos de manipulação de registros, quer de forma interativa com o software ou em forma de criação de rotinas ou funções para tais finalidades (neste ponto sem finalidade), pois certamente, como estou publicando cada artigo de forma bem cristalina, vou permanecer trabalhando nas formas interativas que o OpenOffice.org Calc possui com o usuário, deixando a parte programável das bases de dados para um futuro próximo, onde seja realmente necessário.

Devemos ter uma planilha para começar os trabalhos, sendo assim, prepare a sua planilha como a que está mostrada abaixo, não vou colocar para você fazer o download, pois é muito simples:
Linux: Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffie.org Calc
Terminada a digitação da planilha você deve gravar em disco imediatamente, para evitar acidentes. Lembre que aqui é só um exercício, mas no trabalho mesmo... você sabe né!

Dê o comando:

File > Save >

Escolha o seu diretório de arquivos e o nome para a planilha.

Agora vamos começar a entender o que é um filtro em uma base de dados. Imagine que você queira saber quais os produtos da tabela acima são "fruta" e quais os produtos são "legume". Volto a dizer, nesta base de dados pequena você consegue contar com os olhos. Mas em uma que possua 1000 registros o negócio já complica...

Para isso precisamos saber como utilizar o recurso de criar filtros simples e filtros mais complexos, que nada mais são do que consultas à tabela em questão. Com palavras mais técnicas, podemos chamar de "queries" esses tais filtros. Sendo que as queries são mascaradas em janelas de uma forma mais "user friendly", isto é, amigável.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Filtro de registro simples
   3. Filtro de registro composto
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Comentários
[1] Comentário enviado por cleysinhonv em 21/10/2009 - 07:39h

Olá jlvidals,

Seu artigo está ótimo, limpo e com conceitos bem aplicados. É interessante a sua colocação a respeito das empresas, usar o OpenOffice.org nas organizações está acessível e é simples as manipulações, basta que tenha algumas documentações para que as pessoas ou as mesmas possam buscar, trabalhei um tempo em uma empresa que não fazia registro eletrônico de suas vendas e compras, era tudo anotado em papel embora houvesse computadores na empresas, fiz uma planilha que coletava esses dados conforme era vendido ou comprado e atualizando tudo conforme iam sendo feito as compras e vendas. Foi o meu primeiro trabalho no execel, que me rendeu 10% de aumento no salário, pois consegui reunir informações que estavam indo para o "Baú", após esse fato conseguiram fazer plano de ações, metas de compra e venda e entre outros. A planilha constava com soma automática, filtros, soma condicional e um belissimo gráfico. Embora eu não trabalhe mais lá há um bom tempo humores que as mesmas ainda são usadas.

Um abraço professor.

[2] Comentário enviado por grandmaster em 23/10/2009 - 10:12h

Tenho visto o uso crescendo bastante nas empresas por onde passo.
---
Renato de Castro Henriques
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http://www.renato.henriques.nom.br


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