Depois de um longo tempo sem contribuir com a comunidade Viva o Linux, resolvi escrever este artigo após usar uma ferramenta fantástica de controle remoto e colaboração chamada Elluminate.
Agora que seu Elluminate está aberto vamos convidar alguém para entrar na nossa vRoom e então podermos iniciar nossa captura de desktop remoto.
Para que alguém possa entrar na sua sala virtual você deverá entrar no link do seu Elluminate (enviado no email de confirmação do cadastro). Nesta página você pode convidar até 3 pessoas para sua sala (limitação da versão free).
Basta inserir o endereço de email do convidado, digitar alguma informação como "Amigo, clique na URL para poder entrar na minha sala virtual".
Quando seu convidado receber o link ele deverá clicar e repetir os passos da página anterior, pois ele também terá que baixar o Elluminate. O convidado não precisará se cadastrar.
Quando alguém entrar em sua sala virtual você poderá ver na lista "Participants" da tela principal do Elluminate.
Dentre as 1001 coisas que pode-se fazer com este software, vou mostrar como usá-lo para "capturar" remotamente desktops. Isso é muito útil quando você precisa dar suporte a alguém e geralmente o firewall bloqueia acessos via VNC, SSH, XDM,e etc. Com o Elluminate você não terá este problema pois o tráfico é 100% HTTP e HTTPS. No final das contas, a grosso modo, seria como se você estivesse navegando enquanto alguém acessa seu computador para dar suporte.
Para capturar o desktop é bem simples:
1. Clique no nome do convidado na lista de participantes;
2. Agora clique com o botão direito do mouse sobre este convidado e clique em "Request Desktop Control".
Agora seu convidado deverá permitir que você "capture" seu desktop. Assim que ele autorizar você começa com a sessão remota.
Durante suas sessões remotas vocês poderão conversar usando um microfone ou webcam, além de poderem "pintar" o desktop enquanto trabalham nele (ideal para videoconferências).
Explore as funcionalidades do Elluminate que por ser Java roda em qualquer sistema operacional que tenha Java instalado.
[2] Comentário enviado por hugoeustaquio em 20/02/2008 - 15:32h
Primeiramente peço desculpas por tecer um comentário criticando seu artigo.
Só gostaria de dizer que existem diversos lugares legais para promover o uso de softwares do tipo 'Shareware/Demo', mas este portal se dedica a linux e conseqüentemente seu 'ecosistema', composto por softwares livres. A escolha da categoria do artigo também foi infeliz, pois ele está em "Home > Artigos > Linux > Internet" pois o artigo não trata de linux, apesar de que a dita ferramenta foi escrita em java.
Novamente peço desculpas por escrever de maneira tão franca que sua contribuição com o vivaolinux NESTE ARTIGO foi nula, respeitando suas outras contribuições, afinal de contas ninguém está aqui para 'jogar pedras nos infiéis', e seus outros artigos são bem legais.
[3] Comentário enviado por shocker em 20/02/2008 - 16:46h
A idéia foi compartilhar uma ferramenta (uma das únicas) que conseguimos utilizar no Linux para este tipo de finalidade. Se a moderação do VOL encontrou motivos para publicar o artigo, assim como eu achei, foi porque ele agregará conhecimento para alguém.
De qualquer forma obrigado pela franqueza, mesmo não concordando com você.
Gzanoni, a ferramenta não é Open Source não possibilitando a você customizá-la. Na minha opinião o grande diferencial desta ferramenta é funcionar de forma transparente e simples atrás dos firewalls evitando grandes mudanças para acessos remotos. Atualmente uma grande multinacional usa esta ferramenta para fazer "dial in" nos clientes quando existe necessidade de suporte pelos engenheiros de sistema. Como a ferramenta é 100% Java sua portabilidade para Linux, Solaris e Windows é o ponto alto.