Obtendo os softwares necessários
Para quem migra do Windows para
Linux e possui um MP4 Player que só suporta vídeos no formato AMV, há uma certa dificuldade, pois o formato só é suportado por um conversor proprietário chamado
AMV Convert Tool. Embora esse software funcione sob o Wine, a "emulação" não é perfeita, pois chega à demorar até 6 vezes mais para converter os vídeos. Porém, há uma boa notícia: um projeto chamado
AMV Codec Tools, que visa possibilitar a codificação/decodificação do formato AMV sob vários sistemas operacionais (por enquanto Linux e Windows, e versão MacOS em andamento)
A página do projeto é:
O uso do "amv-ffmpeg" é como o do ffmpeg "normal", porém como os MP4 Player têm capacidade fixa ou restrita para variações no padrão de conversão (Frame Rate, por exemplo), o código de conversão é quase fixo.
Instalando
O
ffmpeg-AMV tem sua versão binária para download, o que salvo em situações específicas, faz com que não seja necessário compilá-lo.
Ao obter o ffmpeg-AMV, o próximo passo é obter um player, que pode ser o MPlayer, por exemplo. Não irei entrar em detalhes nos métodos de instalação do MPlayer, pois essa não é a intenção do artigo, mas, para usuários de Debian ou seus derivados, um simples "apt-get install mplayer" poderá resolver tudo.
Ao baixá-lo, basta renomear o arquivo para um nome menos complicado, como por exemplo ffmpeg-amv, ou mesmo amv-ffmpeg, e deixá-lo em um dos diretórios do PATH:
$ wget -c http://amv-codec-tools.googlecode.com/files/amv-ffmpeg-linux-i386-20071030
$ sudo cp amv-ffmpeg-linux-i386-20071030 /usr/src/ffmpeg-amv
$ sudo chmod +x /usr/src/ffmpeg-amv
Convertendo vídeos
A sintaxe básica será:
ffmpeg -i nome_do_arquivo_de_entrada -s 128x128 -b 088 -r 16 arquivo_de_saída.amv
Como por exemplo:
$ ffmpeg -i Ne-Yo-Because_of_You.avi -s 128x128 -b 088 -r 16 Ne-Yo-Because_of_You.amv
Onde:
- -s 128x128 indica o tamanho do vídeo em pixels;
- -r 16 determina o framerate;
- -b 88 é o bitrate, que é padrão.
O código abaixo pode ser usado como base em um conversor:
#! /bin/sh
if [ "$2" = "" ]; then
ffmpeg-amv -i "$1" -s 128x128 -b 088 -r 16 $1.amv
fi
Salve-o como por exemplo amv-converter e chame-o da seguinte forma: amv-converter <video_de_entrada> e será gerado o arquivo: <video_de_entrada>.amv.