Salve, salve galera. De novo, depois de um longo período de hibernação venho escrever um novo artigo. Desta vez o artigo é sobre PHP, mais especificamente sobre depuração (vulgo debug) de código sem a utilização de die(), print_r() e var_dump(). Pra isso vamos usar o Eclipse PDT, Xdebug e um browser.
A motivação para escrever este artigo já é de longa data. Há pelo menos 1 ano, uso o Xdebug com Eclipse para depurar minhas aplicações. Quem programa OO em PHP sabe o quanto sofremos para depurar nossos scripts.
Há tempos que os programadores PHP clamam por uma IDE totalmente integrada, com depurador, auto-complete de código, classes e métodos. Depois que a Zend se juntou a Eclipse Foundation as coisas começaram a andar mais rápido. o PDT (PHP Development Tool) está bem completo. Óbvio, ainda não chega aos pés do Eclipse for Java, mas estamos progredindo.
Neste tutorial não vou ensinar a instalar o Eclipse PDT, porque não tem segredo. Bastando descompactar o pacote no qual ele vem e ter java instalado na máquina. Oooops, ensinei. (piada besta)
Para iniciar vamos falar do ambiente utilizado:
KUbuntu 7.10
Apache 2
PHP 5.2.3
Xdebug 2.0.2
Firefox 2
PDT 1.0.2
A sua versão de Apache, PHP, PDT pode variar, em geral os passos ensinados neste tutorial serão válidos, com exceção de alguns caminhos que variam de distribuição para distribuição.
[2] Comentário enviado por erickbt86 em 12/04/2008 - 08:53h
Muito bom o artigo... prático e eficaz. Vejo que muita gente tem dificuldade em começar a utilizar o Eclipse PDT e estão artigos desse tipo em português.
[4] Comentário enviado por felipebastosweb em 19/02/2009 - 15:38h
acabei de instalar o Eclipse PDT e estou tentando configurar os Executáveis PHP que realmente está em /usr/bin/php mas na hora de executar, sempre diz que não foi localizado.
[6] Comentário enviado por sampaioprimo em 13/03/2009 - 13:45h
opa, parabéns pelo artigo. gostaria apenas de observar que no meu ambiente (ubuntu 8.10, apache2, php5) colocar comentários dentro do arquivo de configuração do xdebug não funciona. ele passa a ignorar a linha que tem um comentário. abraços, rodrigo.