Este artigo irá demonstrar como o GNU/Linux pode ser uma plataforma de desenvolvimento de programas para microcontroladores. O foco do artigo será como utilizar as ferramentas de compilação, simulação e gravação. Será explicado um pouco da teoria de programação para microcontroladores. Como exemplo, usaremos o microcontrolador PIC16F877.
Todos os desenvolvedores das ferramentas acima pela brilhante contribuição para a comunidade Linux.
José Domingos da Exsto Tecnologia pelo rápido atendimento no suporte técnico, me passando as especificações do HEX usado pelo gravador da Exsto. Disponibilizou também um código em C (não ANSI) para escrever no LCD do SDEx que me ajudou muito. Eu portei esse código para compilar no PICC (ANSI). Está em anexo.
Considerações finais
Não me responsabilizo pela perda de dados ou queima de qualquer equipamento seguindo as instruções deste manual. Use por sua própria conta e risco.
Desculpe qualquer erro de ortografia ou gramática.
Sugestões e críticas são muito bem vindas.
Licença de uso
Copyright (c) 2004 Thiago Marcos Pinto Santos.
Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "GNU Free Documentation License".
[2] Comentário enviado por jose_maria em 16/12/2004 - 08:28h
Parabéns pelo artigo.
Eu tenho alguns microcontroladores aqui e sempre tive curiosidade de como fazer isso no Linux. Eu já tinha pesquisado um pouco e tinha achado bastante coisa, mas não tinha colocado nada em prática.
Nessas férias eu vou práticar este artigo.
[4] Comentário enviado por Bentux em 16/12/2004 - 09:20h
Amigo, legal mesmo o seu artigo! Só tem a contribuir com o Open Hardware, quem sabe o pessoal se empolga e começamos a realizar projetos de placas ou dispositivos Open aqui no Brasil!? Valeu mesmo pela contribuição!!!
[5] Comentário enviado por cioban em 16/12/2004 - 13:34h
Muito bom o seu artigo,
Gostaria de saber se existe uma forma de programar em assembler para o microcontrolador 8051, eu tenho um kit para programar, e queria programar no LINUX.
[6] Comentário enviado por torque em 16/12/2004 - 14:34h
Este howto veio na hora certa, é uma área que há muito o que explorar, e na qual não se acha muita documentação a respeito em português, e muito menos para Linux.
[7] Comentário enviado por mandark_br em 16/12/2004 - 14:57h
Sérgio,
Não conheco muito Assembly, não pesquisei muito nesta área. Existe um compilador livre de C ANSI, chamado SDCC. Ele compila pra PIC e para 8051 dentre outros. Para PIC ele ainda não está legal, por isso não usei ele no artigo. Quando estiver maduro vou substituir o PICC por ele. Detalhe que ele compila pra Zilog Z80! Lembram do MSX?
[8] Comentário enviado por removido em 16/12/2004 - 15:37h
ok legal o artigo.. mas o que eh um microcontrolador??? Acho que faltou soh uma boa explicação sobre isso... se tiverem algum link para ler sobre eu agradeço!! Ninguem nasce sabendo neh! =)
[11] Comentário enviado por ercarnauba em 17/12/2004 - 09:44h
Parabéns pelo artigo!
É uma pena não ter muito material para programar a família 8051, no meu caso AT89C51 em linux :( , eu tenho todo material para o $ruindows$ para trabalhar com o bicho, só que eu confio muito mais no Linux :) .
Eu quero aproveitar esse espaço para pedir a ajuda de alguem q tb trabalho com uC 8051 em linux para me passar umas dicas...
[12] Comentário enviado por wagnerdequeiroz em 20/10/2006 - 20:25h
Pessoal estou comecando com 8051 tb e estou no mesmo barco. No entanto ja achei programador para 8051
falta achar simulador grafico
visitem o site www.asm51.eng.br para ver se aparecem novidades. Este é um forum de Microcontroladores onde podemos trocar informacoes sobre microcontroladores.
[16] Comentário enviado por mcleber em 19/02/2009 - 11:17h
Ficou muito legal seu artigo.. Todos os meus softwares de eletronica são para windows. A sorte é que para diagramas eletricos e algumas simulações já encontrei vários para linux. Agora preciso fazer minha ICD2 (gravadora de pic) rodar em linux. O problema será gravar dsPIC. No windows utilizo CCS com C30 + ICD2 gravando in-circuit...