Explanarei aqui um pouco sobre alguns servidores WEB e alguns módulos. O que eu costumo utilizar é o Apache com módulo PHP.
Apache
Apache server é o mais bem sucedido servidor web livre. Numa pesquisa realizada em dezembro de 2005, foi constatado que a utilização do Apache supera 60% nos servidores ativos no mundo.
É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.
Site oficial:
Apache.org
ModPHP
É o módulo necessário para que o servidor web interprete as páginas escritas em PHP e gerem o código HTML que será enviado para o cliente.
TomCat
O Tomcat é um servidor de aplicações Java para web. É distribuído como software livre e desenvolvido como código aberto dentro do conceituado projeto Apache Jakarta.
Tecnicamente o Tomcat é um container Web, cobrindo parte da especificação J2EE com tecnologias como Servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. O Tomcat tem a capacidade de atuar também como servidor web/HTTP, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache httpd ou o Microsoft IIS.
IIS
Novamente não me matem. Apenas estou explanando sobre este servidor para que possa fazer comparações. Como disse antes. Prefiro o apache para programar em PHP.
O IIS (Internet Information Services) é um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para servidores.
Uma de suas características mais utilizadas é a geração de páginas HTML dinâmicas, que diferentemente de outros servidores web, usa tecnologia proprietária, o ASP (Active Server Pages), mas também pode usar outras tecnologias com adição de módulos de terceiros.
Depois do lançamento da plataforma .NET em 2002 o IIS ganhou também a função de gerenciar o ASP.NET. Este é formado basicamente por dois tipos de aplicações:
- Páginas Web: Tradicionais acessadas por usuários, contém a extensão ASPX
- Web Services: Funções disponibilizadas pela rede, chamada por aplicativos ASMX
O ASP.NET, assim como o seu concorrente direto, o JSP é compilado antes da execução. Esta característica traz vantagens sobre as opções interpretadas, como o ASP e o PHP.
Zope
Zope é um acrônimo para "Z Object Publishing Environment" (Ambiente Z para Publicação de Objetos), foi desenvolvido pela Digital Creations Inc., hoje Zope Corporation devido à marca Zope ter superado a marca Digital Creations.
O Zope tem aproximadamente 85% do seu código escrito em Python, onde a aplicação necessitava maior performance o código foi convertido para C++.
Zope é um gerador de página Web dinâmico, que interpreta os fragmentos de códigos Zope e HTML em seus templates e gera uma saída HTML compreensível para qualquer navegador Web. Isso significa dizer que "não existem páginas "estáticas" (arquivos) no Zope. Ele não é um servidor de "arquivos" via Web; todas as páginas em um servidor Zope são geradas dinamicamente (no momento em que o servidor recebe o pedido do browser)".
Como possui seu próprio servidor Web, o ZServer (Zope Server), o Zope dispensa a presença de qualquer outro servidor. Esse servidor mapeia e acessa os objetos passados na URL do navegador através do ORB. Isso implica em que todo objeto, com permissão para tal, pode ser acessado via URL, o que lhe confere uma poderosa estrutura para trabalho na WWW.
Também ocorre que o Zope possui sua própria base de dados, o ZODB (Zope Object Data Base), que é um banco de dados transacional orientado à objetos, podendo também interagir com outros bancos de dados relacionais como Oracle, MySQL, PostGreSQL, etc..
Algumas empresas e órgãos do governo estão migrando suas páginas web para Zope, sobretudo utilizando o Plone como gerenciador de conteúdo.
Site oficial:
Zope.org