Há pessoas que dizem que não há boas ferramentas para desenvolvimento web no Linux. Resolvi escrever esse artigo para esclarecer que as coisas não são bem assim. Sei também que tem diversos artigos idênticos, mas a maioria incompletos. Estarei aqui esclarecendo as ferramentas que uso ou usei. Apresentarei os prós e contras, mas não entrarei em detalhes como instalação e configuração.
Estarei aqui explanando sobre os diversos browsers, pois a idéia é que sua página seja apresentada da mesma forma em todos (ou maioria deles).
Internet Explorer
Não me xinguem. Sei que o artigo é sobre desenvolvimento web em Linux, mas não tem como fugir (ainda) do Internet Explorer. Ele ainda é o mais utilizado no mundo então necessitamos testar nele as nossas páginas.
ie4Linux
Este é um projeto que utiliza o wine para emular o Internet explorer dentro do Linux podendo assim você visualizar as suas páginas sem a necessidade de outra máquina com Windows para fazer apenas isso.
Um ponto interessante é que o projeto instala 3 diferentes versões do Internet Explorer (5.0, 5.5 e 6.0). No Windows isso não é possível a não ser que você tenha 3 máquinas diferentes. Se deseja que sua página seja vista da mesma forma por todos, deverá testá-la nessas 3 versões (a 7 ainda não está disponível no Linux), pois em cada uma a página se comporta de uma maneira.
Um detalhe importante é a necessidade de instalação do wine.
Mozilla Firefox
Hoje sem dúvida é o browser mais utilizado pelos usuários de Linux e tem sua grande parcela nos usuários de Windows também. Não entrarei em detalhes mas é importantíssimo testar suas páginas neste browser.
Este é um plugin que utilizo muito, sobretudo para entender como o meu CSS está atuando sobre o meu código. Possui também opções para formulários, imagens, ferramentas de validação de código para W3C. Para mim é indispensável.
Gosto desse plugin por não ter que acessar a página da W3C para validar meu código HTML. Utilizo este para validar minhas intranet onde o sistema da W3C não consegue acessar. Detalhe é que ainda não encontrei uma ferramenta offline para CSS.
Este plugin eu descobri há alguns dias e ainda estou testando, mas já considero útil. Ele faz um debug do código. Mostra conteúdo de variáveis entre outras coisas. Muito útil.
Opera é um navegador da web desenvolvido pela Opera Software. É conhecido por apresentar constantemente novos recursos, sem influenciar no desempenho e com estes transformando-se em uma verdadeira suite voltada para o mundo online.
Uma importante característica é a questão de rodar em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, BSD, Mac, etc), inclusive tendo versões para dispositivos móveis (Celulares, smartfones, etc).
É o navegador de sistemas de arquivos do KDE mas pode abrir páginas web também. É interessante utilizar este, pois tem um sistema de renderização diferente dos demais.
[2] Comentário enviado por removido em 30/07/2007 - 14:08h
Nossa, que artigo massa.
Mais um artigo da saga "Coisas que todo mundo quer saber e gosta de ler mas ninguém quer escrever". Parabéns mesmo. Vai pro meu del.icio.us com certeza.
Estou começando com web development ainda, vai ajudar bastante!
[3] Comentário enviado por removido em 30/07/2007 - 14:54h
Artigo muito bom, você parece entender tudo de desenvolvimento web. Só faltou falar do Mono-Develop, que nos permite criar páginas ASP.NET, e com alguns complementos a mais, usa o Apache pra hospedar e executar as mesmas
[5] Comentário enviado por removido em 30/07/2007 - 15:09h
Só estou dizendo que na parte da IDE de desenvolvimento você esqueceu de mencionar o mono-develop pra quem estiver interessado em desenvolver asp.net em linux. Não largo ele desde que passei a desenvolver asp.net em linux.
[6] Comentário enviado por davis.peixoto em 30/07/2007 - 15:32h
O artigo está muito bom. Conseguiu reunir bastante informação num lugar só e serve como um bom norte para quem está começando.
No entanto, discordo sobre o Bluefish ser melhor do que o Quanta (você escreveu que ele era até uma evolução)... Na minha opinião o Quanta é muito superior para edição, principalmente de PHP.
Não gosto muito do Eclipse... acho ele muito pesado - mas a qualidade e recursos dele são indiscutíveis.
Ah, a propósito, acho o Firebug (plugin do FF) muito melhor para desenvolvimento e depuração. Uso ele e o webdeveloper, mas o Firebug tem muitos recursos a mais... explore e verá.
[7] Comentário enviado por hydrastudio em 30/07/2007 - 18:59h
Parabéns pelo artigo, bem completo!
Uma opinião pessoal: ainda não dá pra largar o Dreamweaver! É a ferramenta mais completa pra desenvolvimento Web. Já usei o Nvu e não me adaptei a ele, além de ter muito menos recursos.
Ainda sou refém do Windows! Mas um dia me liberto dessa praga!
:)
[8] Comentário enviado por iandecy em 30/07/2007 - 22:13h
amigo por onde eu posso criar web no linux ? trabalho com webdesign mais ainda não achei por onde fazer no linux ai uso o Rwindows para trabalhar, junto com o Dreamweaver, Flash, Photoshop... e outros...
[9] Comentário enviado por walterti em 30/07/2007 - 23:16h
Esqueceu de falar do Zend studio nas IDE, é sem duvida o senhor do PHP não o abandono de forma alguma, e quanto ao dreamweaver não deixo o codigo puro por editor grafico nunkinha em minha vida rsrsrs
[12] Comentário enviado por elgio em 31/07/2007 - 11:22h
Muito bom este teu artigo. Extremamente completo e não tendencioso.
Como seria bom se todos os desenvolvedores para Web testassem suas "crias" em vários sabores de navegadores, como tu sugere!
Nota DEZ!
[15] Comentário enviado por removido em 01/08/2007 - 15:50h
Muita massa esse artigo, bem comentado mesmo, sem falar nos links que vieram para dar apoio, porém, tenho que concordar q só faltou falar do Ruby, mas nosso colega Endel complementou o assunto colocando um ótimo link sobre o Ruby.
[16] Comentário enviado por luisvasquez em 02/08/2007 - 21:52h
Bem, para quem não vive sem o trio Dreamweaver, Flash e Photoshop, mas não suporta mais o Windows, existe a opção de emulação através do wine. Para quem não conhece é um software que "tradução" uma aplicação windows de forma a rodá-la diretamente em uma dist Linux. Bom, o resultado, é muito agradável. Eu particulamente utilizo os 3 softwares citados no Kurmin 7. E olha, eu trabalho perfeitamente, como se estivesse rodando no próprio windows. Claro que sem tomar sustos com um "PAN!" de vez em quando ;). O único detalhe, é que, como emulação sempre é complicado, nem todas as versões desses softwares são instaladas pelo wine. Para quem não quer ficar testanto: Eu uso Photoshop 7, Dreamweaver 8 e Flash 8. Os 3 instalaram e rodam quase que 100%. Minha versão do wine é a 0.9.25-2.1 (pacote *.deb). Oks!!!
[17] Comentário enviado por cheopsmalta em 08/08/2007 - 23:38h
Essa ainda eh uma questão que me prende ao ruwindows, eh complicado ficar sem um dreamweaver, espero que um dia possamos ter programas equiparados no linux...
[19] Comentário enviado por flavioc em 17/04/2008 - 10:55h
Caro Willian conhece algum tutorial para iniciantes, tenho vontade de fazer um site simples pra mim, mas precisaria de um tutorial com MODELO, passo a passo, só pra ver como é. Se pessoas que entendem do assunto fizessem um artigo sobre isso, ajudaria aos não programadores e leigos como eu a criar suas próprias páginas. Valeu. Flávio
[20] Comentário enviado por KelvinVicente em 04/06/2008 - 05:23h
Flavio, não sei se entendi exatamente o que tu deseja, mas pelo que eu entendi tu deseja criar paginas para serem exibidas no browser certo?
Pesquise sobre HTML e Javascript, aqui no VOL tem artigos à respeito disso, agora se quiser umas apostilas, www.apostilando.com, lá tu vai encontrar diversas apostilas que tratam sobre esse assunto, quanto à exemplos de páginas, em qualquer browser vá no menu Exibir > Codigo-Fonte (em navegadores do Linux ou se tu usa o Firefox no Windows, basta pressionar [CTRL] + [U]) ;-)
[21] Comentário enviado por cirojunior em 08/12/2008 - 18:44h
O hydrastudio e a galera que ta se prendendo no WINDOWS por causa do Dreamweaver e flash, ta na hora de acabar com esse problema eu instalei o wine e to usando o dreamweaver e flash nele sem problemas.
Podem abandonar o windows agora.
aqui dentro do forum tem como fazer isso.
Não precisa mais se prender ao windows por causa dos software que não funcionava no linux.
abração
e muito bom esse artigo parabens para o criador ai.
[22] Comentário enviado por rogerio_gentil em 15/04/2009 - 10:45h
Ótimo artigo como mudança de paradigma. Eu que estou iniciando nesta área de desenvolvimento web estava procurando opções livres para contornar o uso de softwares piratas. Como á citaram faltou somente comentar algo sobre Ruby. Porém, me veio em mente: "Existe algum software livre para criação de flash?"
[23] Comentário enviado por luizvieira em 02/09/2009 - 10:43h
Ótimo artigo!
Uma de minhas dificuldades de migrar completamente para o Linux era justamente essa questão do desenvolvimento web e um vício que tinha no Dreamweaver. Depois que descobri o Quanta Plus larguei o dreamweaver e migrei definitivamente.
Parabéns!
[ ]'s