Dica 3: aprenda algoritmos ou lógica de programação, mas use uma linguagem de programação
Se você for esperar para ter primeiro a lógica afiada para depois aprender programar de verdade, pode acabar perdendo um tempo precioso. Então, pra treinar a lógica e ao mesmo tempo aprender uma linguagem, você deve sempre tentar com uma linguagem de programação.
Exemplo:
Se você ainda não sabe nenhuma linguagem de programação, eu sugiro que escolha uma, qualquer uma do seu interesse e então estude a lógica de programação ao mesmo tempo em que tenta programar. Como eu disse na dica 1, aqui o que vale não é a qualidade mas a quantidade de input que você tem da linguagem, quanto mais input você obtém mais fácil será aprender programar e por consequência, aprender algoritmos de forma prática.
Mas, como praticar enquanto treina programação com uma linguagem?
Vou tentar transformar em passos:
1. Procure um problema de programação parta estudar
2. Se já sabe algo da linguagem que você quer aprender, então, tente fazer ele nessa linguagem.
2.1. Se não conseguir, tente escrever o passo a passo num caderno até você ter uma ideia de "O que fazer?" e não "Como fazer?"
3. Se não sabe nenhuma linguagem, então, sugiro que escreva o algoritmo primeiro e só depois tente procurar fazer numa linguagem qualquer. Assim você pode também procurar no Google que comandos são usados na linguagem que você quer aprender.
Em geral, as primeiras linguagens aprendidas são estruturadas, com comandos comuns tipo if, eles, while, for etc. Aprendendo estes primeiros comandos, você já será capaz de fazer pequenos programas.