Programação de Jogos com SDL

Este é um tutorial 2 em 1, vamos programar passo a passo dois jogos. O primeiro jogo será um jogo de labirinto e o segundo um snake (jogo da cobrinha). Os jogos serão feitos usando linguagem C e a biblioteca SDL.

[ Hits: 25.731 ]

Por: Samuel Leonardo em 18/11/2013


Introdução



Requisitos básicos, são os mesmos do tutorial anterior:
  • Saber programar em C (saber usar ponteiros, structs, manipular arquivos, etc);
  • Ter a biblioteca SDL instalada (arquivos de desenvolvimento).

Se não viu meu tutorial sobre SDL aqui, está o link:
No Ubuntu, para instalar o SDL, use:

sudo apt-get install libsdl1.2-dev


Ao compilar um programa feito em SDL, use -lSDL para o link.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Jogo do labirinto
   3. Jogo da cobrinha
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Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 18/11/2013 - 08:11h

Parabéns pelo Artigo muito bom

[2] Comentário enviado por removido em 18/11/2013 - 19:18h

muito bom o artigo
preciso usar o sdl e gostaria de saber se vc tem os comandos para setar diretamente os pixels na tela
valeu

[3] Comentário enviado por SamL em 18/11/2013 - 19:33h

Antes de acessar os pixels é preciso mudar as permissões de leitura/escrita na SDL_Surface, para isso use SDL_LockSurface e SDL_UnlockSurface.
Por exemplo:
SDL_Surface * surface; // uma surface

SDL_LockSurface(surface); // ativa a escrita direta nos pixels de surface

// agora aqui você faria alguma coisa com os pixels
faça algo com surface->pixels

// depois de feito deve-se usar unlocksurface
SDL_UnlockSurface(surface);

Tem outra função que manipula pixels que está na documentação do SDL:
http://sdl.beuc.net/sdl.wiki/Pixel_Access
Mas observe que ainda será preciso usar SDL_LockSurface e SDL_UnlockSurface para acessar os pixels com putpixel e getpixel.

[4] Comentário enviado por removido em 06/12/2013 - 14:37h

Parabéns cara,você foi genial,gostei muito do seu artigo.


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