Introdução
Olá a todos!
Pergunta 1:
É possível desenvolver jogos completos, com gráficos impecáveis e com ótima performance sem recorrer a softwares proprietários e sem gastar nenhum centavo? A resposta é SIM!
Pergunta 2:
É possível desenvolver animações avançadas, similares as desenvolvidas em Hollywood sem recorrer a softwares proprietários e sem gastar nenhum centavo? A resposta é SIM!
Através de algumas soluções listadas a seguir, integramos o melhor do mundo 3D, 2D, vídeos, programação e gerenciamento de projetos para criação multimídia totalmente LIVRE.
Lista de softwares para o desenvolvimento
Animação 3D, desenhos 3D e Game Engine:
BLENDER
Através do Blender é possível criar animações completas, com resultado muito próximo, ou até melhor, do que softwares proprietários utilizados em Hollywood. O software ainda permite o desenvolvimento de jogos, desde o mais simples até os mais complexos por meio da robusta Game engine, incluída no programa. Esses jogos podem ser desenvolvidos completamente com o Blender, sem a necessidade de programar nenhuma linha de código, utilizando o seu sistema de ligações lógicas.
Resumindo, o Blender por si só é um software 3D completo, além de editar e sincronizar vídeos com som, possui uma IDE de programação em Python (para aqueles que desejarem programar diretamente), faz jogos, animações simples e/ou complexas (bones etc...), composição de imagens, criação de fluídos, partículas e outros efeitos. Enfim, o necessário para o desenvolvimento completo em 3D.
Programação:
PYTHON
Linguagem de programação leve, rápida (fica entre C, C++ e JAVA), extremamente robusta (por exemplo, é a linguagem escolhida pelo Google para seu engine de pesquisa), fácil de aprender, orientada a objetos, multiplataforma (assim como o java), tornando-a totalmente portátil e rápida, roda dentro do Blender.
Usada para criação de IA (inteligência artificial) para o jogo, criação/modificação pela programação de objetos 3D sem precisar modelar, correções e adaptações da game engine, implantação de recursos extras no jogo (load, save, integração com banco de dados ex. MySQL, xml entre outros), trabalha com a biblioteca Open GL juntamente com o Blender. Enfim, tudo o que a game engine do Blender não tem disponível graficamente é possível fazer com o auxílio do Python.
Edição de Imagens:
GIMP
Software de edição de imagem tão bom quanto o seu concorrente direto, o Photoshop (proprietário). Pode-se e deve-se usar ele para criação das texturas do jogo e/ou das animações produzidas no Blender.
Edição de Som:
AUDACITY
Software de criação e edição de som simples, leve e rápido, através dele é possível criar os efeitos sonoros para os jogos e/ou para as animações. Existem vários concorrentes proprietários, mais o Audacity supre as necessidades em 100%. Outra alternativa livre para o Audacity é o ARDOUR, que é mais mixador de som.
Edição de vídeo:
VIRTUAL DUB
Software para a edição de vídeo, GPL, o seu equivalente proprietário seria o Adobe Premiere. Com ele podemos embutir legendas, colocar filtros. Perfeito para depois de ter criado a animação no Blender, feito o som no Audacity e sincronizado o som e vídeo no Blender, usar o Virtual Dub para juntar o video+som em arquivo AVI. Você acha isso pouco? Experimente o CINELERRA, que não fica nada atrás, sendo que em algumas edições profissionais de vídeo é preferível usar o Cinelerra do que o Virtual Dub. Os dois ocupam lugar de destaque na edição de vídeo no mundo livre.
Gerenciador de renderização:
Dr. QUEUE
Software para criação de fazendas de renderização (render farm). Ou seja, se você está editando um vídeo ou tentando renderizar uma animação na sua máquina, e ela está apanhando que nem boi na roça (rsrssrs), use o Dr. Queue, pois através dele o trabalho (por exemplo render de uma animação), é criado pelo master e distribuído entre as máquina escravas da render farm.
Sendo que se por exemplo o seu computador for um escravo da render farm e quiser usar ele automaticamente, o render na sua máquina é pausado e outros escravos continuam realizando até o fim.
Porém o render farm para criação de jogos e renderização de imagens de nada adianta, pois nesses casos, o processamento é todo local não podendo distribuir em uma render farm (pelo menos ate o momento).
Gerenciador de projeto:
OPEN PROJECT
Para realizar o gerenciamento do projeto e acompanhar o andamento do mesmo, utilize essa ferramenta. Ele geralmente atende bem as necessidades de gerenciamento e sem pagar um tostão. Caso você necessite de uma alternativa para um equipe maior, use o TRACK, que é um gerenciador de projeto que funciona pela web, ao contrário do Open project, que é só local. Outra solução simples e rápida é o DotProject, que é também Web.
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