Como o próprio título diz, este é um guia básico de como usar comandos no Linux. Se você está caindo de pára-quedas neste universo e o caminho das pedras ainda está nebuloso, este artigo é pra você.
Diferente do DOS, o Linux tem mecanismos internos de segurança. Arquivos e diretórios têm permissões associadas a eles e como resultado alguns não podem ser acessados por usuários normais.
O DOS, por outro lado, deixará você apagar todo o coteúdo do disco rígido (hard disk).
Existe um usuário especial chamado "root" que é o administrador do sistema, com poder total sobre a "vida" e a "morte" naquela máquina. Se você estiver trabalhando em seu própiro PC, você será o root também. Mas trabalhar como root é perigoso, qualquer engano pode trazer sérios danos.
Muito da complexidade do Linux vem de sua extrema configurabilidade: virtualmente toda característica e toda aplicação pode ser configurada através de um ou mais arquivos de configuração. Complexidade é o preço a se pagar pelo poder. Mas não se preocupe, seu sistema já está configurado para iniciarmos os trabalhos.
Redirecionamento e piping são características do DOS. No Linux são muito importantes e muito mais poderosas. Comandos simples podem ser combinados para desempenhar tarefas complexas. Eu sugiro que você aprenda seu funcionamento antes de fazer uso.
Convenções
Em todo documento escrito abaixo, exemplos normalmente seguirão o seguinte formato:
<...> é um argumento necessário;
[...] é um argumento opcional.
Exemplo:
$ tar -zxvf <programa.tar.gz> [> pasta]
Onde: "programa.tar.gz" precisa ser indicado, mas o redirecionamento para "pasta" é opcional.
Atenção: Quando o prompt de um comando exemplo é "#", o comando só pode ser usado pelo root e quando o prompt de um comando exemplo é "$", o comando é usado pelo usuário.
[3] Comentário enviado por kidoidera em 01/08/2007 - 15:17h
Achei muito interessante o artigo, como disse nosso amigo ai em cima uma mão na roda, aos iniciantes em linux então nem se fala.
Acredito um artigo como este tem muito a crescer pois como nós usuários do linux sabemos existe muitos comandos e atributos a eles e artigos como este é sempre bem vindo para ensinar e ate mesmo reforçar aos já familiarizados.
[8] Comentário enviado por tenchi em 02/08/2007 - 13:37h
Cara, ficou legal, mas seria legal se vc explicase melhor dicas de uso, e não como funcionam os comandos.
Tipo:
- manter o dedinho sobre a tecla TAB, pois ela será a sua melhor amiga, se você realmente for usar o bash.
- Em vez de usar logout ou exit, usar o Ctrl+d
- coringas, agrupamento de comandos, etc.
Mas valew mesmo assim. Ajuda bastante quem inicia agora.
[10] Comentário enviado por AleKran em 08/08/2007 - 19:24h
Cara valeu mesmo ! É o primeiro que me esclarece algo, bem objetivo, sugiro que você faço vários artigos um complementando o outro dando dicas e claro não esqueça de informar a distro.
Obrigado
1 []
[16] Comentário enviado por ropeso em 25/04/2009 - 11:21h
Minha dica é, escrevam pouco ou escrevam muito, mas escrevam. Por exemplo, o tenchi aí em cima poderia escrever sobre o que ele sabe sobre o assunto a que ele se refere, porque, somente o comentário dele já me valeu como dica, imaginem então se ele escrevesse algo, qualquer coisa mais, sobre a matéria. Então sabichões e sabichinhos, escrevam que o Brasil (e quiçá o mundo) agradecem.