Como vimos, o hardware quando não recebe devido respeito e atenção, pode causar uma série de problemas, que muitas vezes passam quase despercebidos, a menos que sejam falhas críticas !
Software como programa de computador
Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.
O termo "software" foi criado na década de 1940 e é um trocadilho com o termo hardware. "Hardware", em inglês, significa "ferramenta física". Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.
Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.
Quando um software está representado como instruções que podem ser executadas diretamente por um processador, dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e o notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.
O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora etc.
Todo software possui um requisito mínimo de hardware para o seu bom funcionamento.
Pois, um conjunto de instruções demasiadamente elevado para determinado equipamento, pode causar mau funcionamento, travamento e entre outros inconvenientes...
O que ocorre é que, muitas pessoas não sabem, não respeitam ou simplesmente ignoram estes requisitos. E saem "instalando" tudo que dá vontade sem observar estas características.
E como se é sabido, o resultado é na maioria das vezes insatisfatório, o que acaba que por levar a muitas pessoas, inconscientemente colocarem a culpa no Pinguim!
Atente-se as suas configurações de hardware, antes de escolher seu sistema operacional, e até os programas que irás usar no sistema, pois eles dependem do hardware necessário para seu bom funcionamento.
No caso das distribuições
Linux, você pode verificar no site da documentação da distribuição quais são os requisitos mínimos para aquela determinada distribuição, ou simplesmente perguntar aqui na comunidade Viva o Linux !
O que nos leva à próxima página deste artigo...