Os usuários
Linux não precisam chorar quando pensam no Corel Draw. Há uma ótima alternativa livre, hoje já bem conhecida: nosso
Inkscape. Semelhante ao seu "primo" comercial, é um programa para desenho vetorial.
Nesse artigo trabalhamos com uma introdução ao uso do Inkscape, inspirado nos próprios tutoriais oficiais. Supomos que você já possui o Inkscape instalado em sua máquina. Usaremos os termos originais em inglês em vários momentos (shape, scaling etc), mas isso já é mais ou menos natural.
Encontrei muito material para uso desse programa, porém pouco é para aqueles que são realmente iniciantes. Portanto, supondo que você está nos primeiros contatos com o Inkscape, esse artigo é para você.
Primeiros contatos
Ao iniciar o Inkscape você verá a tela abaixo:
A organização geral é a mesma de outros programas gráficos: acima temos uma barra com menus (File, Edit etc) e logo abaixo temos duas barras de ferramentas com finalidades diversas, como copiar, colar, girar objetos. À esquerda, note uma barra de ferramentas específica para nossos desenhos. E no inferior da janela temos uma paleta de cores para nossos desenhos, abaixo uma barra com diversas informações, como a camada que estamos trabalhando, qual objeto(s) está selecionado e assim por diante. O grande espaço no centro será onde de fato faremos nossos desenhos. O formato da página é bem óbvio.
Agora vamos fazer nossos primeiros shapes (formas). Na barra de ferramentas à esquerda, clique no botão "Retângulo" (ou clique F4), leve o mouse para a área de desenho para desenhar seu primeiro retângulo (basta clicar com o mouse e arrastar, sem soltar até onde desejar). Faça o mesmo com os botões "Círculo" (ou F5), "Estrela" (ou *) e "Espiral" (ou F9).
Você pode alterar a cor desses objetos, tanto de sua borda como de seu preenchimento. Vamos dar um zoom na estrela da figura anterior. Para isso pressione o botão "Zoom" da barra de ferramentas ou clique F3 e marque a região ao redor da estrela (faça isso como se fosse desenhar um retângulo ao redor do shape, clicando e arrastando o mouse). Para tal seleção você deve estar usando a ferramenta "Seleção" (clique F1 ou pressione o primeiro botão, uma seta, da barra de ferramentas).
Agora clique com o botão direito do mouse na paleta de cores no lado inferior da janela. Faça isso em qualquer cor que desejar. Aparece um pequeno menu com as opções: "Set fill" e "Set stroke". Escolha a primeira para alterar a cor do preenchimento da estrela e a segunda para alterar a cor da borda. Veja como ficou nossa estrela com preenchimento amarelo e borda vermelha.
Que tal mover nossa estrela? Talvez rotacionar? Clique na estrela e você verá oito setas em volta da figura. Para mover a figura basta pressionar o mouse sobre ela e, sem soltar o botão do mouse, arrastar para o local desejado. Se quiser restringir o movimento da figura apenas nos sentidos horizontal ou vertical, basta manter a tecla CTRL pressionada durante o movimento. Para alterar o tamanho da figura, clique sobre uma das setas e afaste ou aproxime do centro da figura. Se desejar manter a proporção entre altura/largura, novamente mantenha a tecla CTRL pressionada.
E para rotacionar? Tão simples quanto antes. Clique sobre a estrela novamente e verá que o formato das setas mudará. Agora basta clicar sobre uma delas e girar a figura. Fácil demais, concorda?