Neste tutorial aprenderemos a instalar e configurar o software VMWare no Mandriva 2008. Provavelmente os mesmos princípios se aplicam ao Mandriva 2009 e 2010. Nosso objetivo com este artigo é promover a instalação do software de virtualização VMWare Workstation em sistemas Mandriva Linux sem maiores complicações.
Neste tutorial aprenderemos a instalar e configurar o software VMWare no Mandriva 2008. Provavelmente os mesmos princípios se aplicam ao Mandriva 2009 e 2010.
Nosso objetivo com este artigo é promover a instalação do software de virtualização VMWare Workstation em sistemas Mandriva Linux sem maiores complicações. Obviamente os nomes de determinados arquivos podem variar de acordo com a versão específica de VMWare e de Mandriva utilizadas.
Download e instalação
Primeiramente efetuamos o download do VMWare Workstation for Linux. O nome do nosso referido arquivo é VMware-workstation-6.0.2-59824.i386.rpm e o site para download é www.vmware.com. Em nosso caso estamos utilizando a versão 6.0.2 de VMWare Workstation.
Levando em consideração que temos todos os repositórios já configurados (para o caso de precisarmos de alguma dependência), efetuamos a instalação de acordo com o comando "urpmi VMware-workstation-6.0.2-59824.i386.rpm" conforme abaixo:
# urpmi VMware-workstation-6.0.2-59824.i386.rpm
Execução do software (configuração)
Em seguida vamos procurar pelos binários do programa que acabamos de instalar conforme abaixo:
# which VMwareWorkstation
which: no VMwareWorkstation in (/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:/usr/local/sbin:/usr/lib/qt3//bin)
Como não achamos nenhum binário com este nome em específico, vamos procurar por tudo que tiver a string vmware (case-insensitive) em seu nome, conforme abaixo:
Se prestarmos atenção, observaremos que o retorno mais próximo que nos interessaria é /usr/bin/vmware. Vamos executá-lo então:
# vmware
vmware is installed, but it has not been (correctly) configured
for this system. To (re-)configure it, invoke the following command:
/usr/bin/vmware-config.pl.
[1] Comentário enviado por aprendiz_ce em 01/07/2008 - 17:12h
thyaguvinny,
Será que você poderia me tirar uma dúvida?
A dúvida é a seguinte:
Tenho um VMWare Server instalado e rodando certinho. Essa referida máquina é acessada por duas estações (Estação_1 e Estação_2) que utilizam o VMWare Server Console e acessam duas máquinas virtuais contidas na mesma, uma para cada respectiva estação. O problema é que eu não tenho controle sobre isso... Tipo, a ESTACAO_1 acaba acessando a ESTACAO_2 (Remota Virtual) e a ESTACAO_2 acaba acessando a ESTACAO_1 (Remota Virtual), fica um troca, troca danado e acaba gerando problemas com os usuários. Como posso fazer para "amarrar a ESTACAO_1 (Fisica) a ESTACAO_1 (Remota Vitual) e a ESTACAO_2 (Fisica) a ESTACAO_2 (Remota Vitual) para que os usuários não fiquem fazem troca, troca... Será que você tem alguma idèia de como faço isso?
[2] Comentário enviado por maran em 02/07/2008 - 07:26h
Cara sem querer assim sei la ser grosso, mais uma vez eu instalei o vmware em sistemas Debian, a única coisa que vi aqui em seu artigo, foi você copiar e colar aqui no VOL, tudo que o VMWare te pergunta na instlação foi igualzinha as perguntas quando instalei
Não teve nenhuma explicação, refrente as perguntas, acredito que muita gente pode te ficado perdida, assim como eu fiquei na época que fui instala.
[3] Comentário enviado por thyaguvinny em 02/07/2008 - 08:45h
Olá maran,
Minha intenção não foi agradar a todos e sim mostrar as particularidades de instalação NO SISTEMA MANDRIVA LINUX.
Existem N artigos que explicam como instalar VMware... com certeza em vários deles você vai achar a explicação que deseja. Fiz este porque não vi nenhum que possa ajudar o pessoal que quer descobrir o Mandriva.
Qualquer coisa é só dar uma nota baixa pro artigo!
[4] Comentário enviado por engos em 02/07/2008 - 09:48h
Na Mandriva existe uma forma mais simples de se instalar, mas não vem ao caso, pois dessa forma como você descreveu fica mais flexível para outras distros.
Gostei de ver que você fez o comentário de um "erro padrão" que na verdade é apenas a falta da configuração, faltou apenas avisar que isso, normalmente, ocorre sempre que você muda de kernel também, o que pode acontecer em qualquer atualização do sistema. Acredito que esse tenha sido o diferencial mais importante de seu artigo.
Fiquei impressionado com a simplicidade que você manteve, apesar de ser um copiar e colar, como foi dito pelo maran, você o deixou bem claro e completo, o artigo.
[5] Comentário enviado por thyaguvinny em 02/07/2008 - 09:54h
Obrigado engos... e mardonio: vamos manter contato por e-mail, assim posso te ajudar de forma mais fácil e nós evitamos de poluir esse espaço com algo que pode se prolongar.
Qualquer coisa podemos escrever a solução como DICA depois e contribuir com a comunidade. Me mande um e-mail.
[6] Comentário enviado por maran em 02/07/2008 - 11:17h
Olá maran,
Minha intenção não foi agradar a todos e sim mostrar as particularidades de instalação NO SISTEMA MANDRIVA LINUX.
euy não precisa dar uma nota baixa, so dei minha opnião, eu sei instalar o VmWare, sei instala-lo no mandriva, no kubuntu, no slack no que você quiser.
Só digo que se eu dependece de seu artigo, eu nunca o usaria, so pela sua arrograncia pelo comentario que deixei vou dar uma nota baixa ;)
Grande abraço, e primeiro aprenda a receber criticas, pois aqui somos exigentes !!!!
[7] Comentário enviado por exercitobr em 02/07/2008 - 19:53h
Acabei de entrar pra ver o artigo e acabo vendo essa briga!
Abraco a todos e vamos nos acalmar, assim com certeza, poderemos continuar a desfrutar dos excelentes artigos ou dicas de ambos.
Abracos.
[8] Comentário enviado por allanvaliati em 02/07/2008 - 23:58h
Ao invés de
bld-2.6.17-5mdv-i586default-Mandriva2007
aparece
None of the pre-built vmmon modules for VMware Player is suitable for your
running kernel. Do you want this program to try to build the vmmon module for
your system (you need to have a C compiler installed on your system)?
[9] Comentário enviado por rafagomide em 03/07/2008 - 09:49h
Olá amigo,
Não se preocupe com críticas infundadas, a comunidade sabe diferenciar quando alguém quer simplesmente denegrir um profissional.
Achei o artigo simplesmente perfeito e o mesmo me ajudou bastante, tanto na empresa quanto em meus testes locais...
Parabéns, nota 10!