Instalação do OpenGL em placas NVIDIA

Neste artigo iremos aprender a instalar drivers que suportam openGL para placas de vídeo NVIDIA, para aumentar o desempenho gráfico do X.

[ Hits: 58.217 ]

Por: tiago em 08/03/2006


Ativando o openGL



Depois de instalado com sucesso em seu computador, é necessário ativar a otimização openGL. Este pacote inclui um script para isso. No shell, faça o seguinte:

# nvidia-glx-config enable

O script irá alterar o seu xorg.conf para realizar a otimização e irá salvar o xorg.conf original para futura restauração, caso a otimização falhe.

Para desativar a otimização openGL, faça o seguinte:

# nvidia-glx-config disable

Ao ativar o script, o backup do xorg.conf original será feito em /var/backups/ com a exata data e horário da ativação, como por exemplo: /var/backups/xorg.conf.2005-12-16-12:43:22.

Para restaurar o xorg.conf original, basta fazer:

# cp /var/backup/xorg.conf.$DATA_E_HORA /etc/X11/xorg.conf

Para verificar se tudo ocorreu bem, reinicie o servidor X. Um logo da NVIDIA deverá aparecer no início do X.

É isso aí pessoal, Viva o Linux!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Pré-requisito
   2. Ativando o openGL
Outros artigos deste autor

Funcionamento da memória virtual

Utilizando o aLink Creator do aMule

Leitura recomendada

Gerenciador de programas no pQui Linux

Instalação do CentOS Atomic para Gerenciamento de Containers Docker

Adicionando suporte ao Layer7 no CentOS 5.3

Configuração da rede no Conectiva 10

Instalando o Zabbix no CentOS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jllitvay em 08/03/2006 - 07:20h

Pergunta: não é mesma coisa que instalar os drivers da nvidia?

[2] Comentário enviado por fdavid em 08/03/2006 - 07:45h

Boa pergunta jllitvay

[3] Comentário enviado por icos em 08/03/2006 - 08:24h

Está correto jllitvay, a instalação do driver, fornecido pela nvidia, instala conjuntamente o suporte OpenGL para estas placas, se não, não haveria suporte a 3D nelas, a grosso modo.

Abs

[4] Comentário enviado por agk em 08/03/2006 - 11:41h

Bem simples essa forma de instalação, mas muito básico o artigo, poderia ter explanado um pouco mais o assunto.
Por exemplo, explicando como testar se realmente a aceleração 3D está habilitada, além de habilitar o openGL é interessante também habilitar o Direct Rendering Image (DRI) que é usando pelos jogos emulados via wine que utilizam directX.

Para não ficar somente de bla bla blá aí vai a minha contribuição:

3 formas de testar se a aceleração 3D funcionou:
1ª - É bem simples, no modo gráfico abra um console e digite:
glxgears
Vai abrir uma janela com umas engrenagens girando e no terminal vai retornar o fps (frames por segundo).
Verifique se o fps está condizente com a capacidade que a sua placa suporta (no manual da placa de video tem a especificação).
2ª -Ainda pode-se abrir um daqueles screensavers OpenGL para ver se o desempenho ficou bom.
3ª - Ou testar diretamente em um jogo que suporte OpenGL (EX: Unreal, Unreal Tournament, America's Army, Doom3).

Habilitando o Direct Rendering Image (DIR)
Já faz algum tempo que o driver da NVIDIA vem com suporte para DRI (antigamente recomendava-se desabilitar essa opção no arquivo de configuração do X).
Quando me refiro ao arquivo de configuração do X, é o XF86config-4 no caso do Xfree86 ou o xorg.conf no caso do Xorg.
Então basta procurar no arquivo de configuração e remover o comentário (#) de Load "dri".
Para testar reinicie o X (alt+ctrl+backspace), abra um console e digite:
glxinfo |grep -i rendering
Se aparecer:
direct rendering: Yes
Está habilitada a acelação por DRI e você já pode jogar seus jogos emulados via wine que utilizam directX.
Valeu, [ ]'s a todos.

agk

[5] Comentário enviado por eduveks em 08/03/2006 - 12:35h

Muito bom agk, tornaste isto mais util :)...

To com uns problemas com o Cedega no Ubuntu, algumas partes dos jogos ficam com o grafico esquesito, e talvez seja isto do DRI, não sabia que o DRI tinha a ver com o DirectX, sendo assim vou dar uma verificada com estes comandos que passaste para ver se ta a funcionar bem...

Valew...

[6] Comentário enviado por bestlinux em 08/03/2006 - 17:05h

Lembrando que para habilitar o OpenGL, basta você adicionar a linha no seu arquivo xorg.conf

Section "Module"
Load "glx"

Os drivers da nvidia já vem com o OpenGL, basta você ativa-los. Outro maneira de testar, é você executar o comando:

#nvidia-settings

Ele vai listar todas as especificações da sua Placa de Video, inclusive o suporte o OpenGL

Falow !

[7] Comentário enviado por icos em 08/03/2006 - 19:15h

E nada tem a ver com DirectX eduveks,

pois primeiramente, DRI significa Direct Rendering Infrastructure e não Direct Rendering Image, como citado, sendo que é exclusivo para uso com o Servidor X.

Este, é composto de um módulo do kernel específico para a placa de vídeo, Direct Rendering Module ou DRM, uma composição DRI 2D, a extensão GLX, uma extensão DRI para a comunicação com o protocolo do servidor gráfico, X em nosso caso, que realiza a comunicação entre o DRM e as configurações de hardware, bem como o próprio driver, que é interpretado pela libgl e repassado àquele.

Sua principal função é criar rápidas implementações OpenGL.

Uma forma de verificar, e não testar, se o OpenGL está presente em seu sistema, é executar:

glxinfo | grep OpenGL

No caso de uma Nvidia GF4, o resultado seria semelhante à:

OpenGL vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce4 MX 440/AGP/SSE/3DNOW!
OpenGL version string: 1.5.5 NVIDIA 81.78

Método muito mais confiável, pois lhe indica qual a versão instalada o OpenGL, teste com programas diversos podem ser afetados por erros diversos, mas o glxgears ainda é o melhor recomendado neste caso, bem como nvidia-settings, já citados.

Abs

[8] Comentário enviado por avalon_ufmt em 09/03/2006 - 00:37h

Obrigado a todos pela contribuição. Respondendo aos prezados colegas:

O objetivo principal do artigo foi justamente a simplicidade, visto que a maioria dos artigos que tratam do assunto seguem sempre o mesmo raciocínio de baixar o código, compilar o fonte, mudar na mão o xorg ... bla bla bla... Dá até sono de fazer tudo isso, e olha que eu já fiz muitas vezes... Se fosse pra fazer desse jeito tradicional:

1) Provavelmente o artigo não seria publicado em virtude de farto material sobre isso aqui no VOL;
2) Mesmo numa linguagem técnica muito boa, isso não aumentaria muito o conhecimento de muitos, visto que seria apenas uma maneira diferente de falar do mesmo assunto batido;
3) O artigo pode ampliar a visão de seus leitores, dando-lhes mais uma opção de otimizar (e sem compilar),visto que muitos poderiam estar fazendo o velho procedimento de baixar, compilar, mudar xorg, por puro desconhecimento desse método.

Também não incluí no artigo o teste do suporte a OpenGL por algo óbvio, porém notado por poucos:

1) Quando eu disse "Um logo da NVIDIA deverá aparecer no início do X.", fica implícito que se ele não aparecer, o suporte a openGL falhou, e nesse caso, não teria sentido nenhum eu escrever "como testar se o opengl funcionou", ou seja, o próprio logo no início do X já é o sinal que o suporte foi ativado (o nome do pacote é nvidia-GLx).

2) Geralmente as pessoas instalam otimização openGL justamente por vontade de rodar algum aplicativo e/ou jogo que requira-o para um desempenho satisfatório. Por isso, fica implícito também que o usuário que quiser utilizar tal otimização poderá fazê-lo por necessidade, e o teste se conseguiu aplicar a mudança é simplesmente averiguar se sua necessidade foi suprida...

3) Uma contribuição importante dos colegas seria a citação de quais distros esse pacote pode ser encontrado. Por exemplo: eu usei o Ubuntu para testar, mas tenho quase certeza que esse pacote existe para o red hat/fedora também. Alguem achou pra suse, debian, mandrake etc?

[]s

[9] Comentário enviado por icos em 09/03/2006 - 02:36h

Creio que não,

pode-se desabilitar a inicialização do logo da Nvidia através do parametro "NoLogo" do driver, e ai? vai estar desinstalada por causa disso?, Não.

Considerar que um usuário consiga a informação de quantos fps sua placa alcança não é de regra algo simples, principalmente quando nem a embalagem e manual se possui. Não é critéro suficiente para se averiguar se a necessidade foi suprida. Instalar um jogo, que contém dependencias e as vezes até tradução de APIs de sistemas alheios, como o wine, apenas para saber se algo relativo ao sistema está instalado ou não, não é o melhor caminho. Um cat faz isso pra gente...

No SuSE, quando da necessidade de utilização de recursos 3D, indicamos ao usuário instalar o driver da fabricante manualmente, e informar esta mudança à ele através de "sax2 -m 0=nvidia", o que substitui a informação de qual driver usar.

"mais uma opção de otimizar (e sem compilar)...." e a instalação do pacote é o que? Mágica?

Existe uma compilação sim, apenas oculta por não ser tão dificil, nada que as telas de confirmação da instalação do driver do fabricante (em geral 3 perguntas antes de se instalar) acabe por assustar o usuário, pois dão conta de fazer quase todo o trabalho pesado. Ele terá mais trabalho em instalar um jogo do que para instalar o driver.

Abs

[10] Comentário enviado por nusk em 09/03/2006 - 09:54h

Olha avalon_ufmt na verdade a parte do seu comentário que fala sobre o logo da Nvidia está meio incorreta.

Tenho feito uns teste com o modulo COMPOSITE do X e quando se ativa esse modulo o suporte ao OpenGL (modulo glx) automáticamente é desativado pois o modulo não é compativel com o OpenGL. Só que mesmo assim quando se carrega o X aparece o logo da nvidia, o que, seguindo seu comentário, estaria me provando que o suporte a OpenGL estaria funcionando, então o esquema do logo pode enganar o usuário

Mudando um pouco de assunto...

A intenção do artigo foi muito boa e a dos comentárista também.

falow

[11] Comentário enviado por removido em 09/03/2006 - 11:04h

Gostaria de saber se alguem com o slackware 10.2 conseguiu fazer funcionar incrementando as linhas abaixo no xorg.conf

Section "Module"
Load "glx"

pois no 10.1 consegui fazer isso mas no 10.2 nao consegui, se coloco o Load "glx" o X nao entra ai tenho que comenta-lo para acessar
aparece normalmente o logo na nVidia, e o glxinfo informa que esta renderizando porem o jogo AA nao roda. Se alguem que passou por esta experiencia puder ajudar-me .

[12] Comentário enviado por bestlinux em 09/03/2006 - 11:13h

Sim....ja tive este problema também, basta você passar alguns parametros no momento da instalação do driver da nvidia:

#sh NVIDIA-X.X.X..run --force-tls=classic

Falow !

[13] Comentário enviado por agk em 09/03/2006 - 14:04h

Kra, realmente esse artigo está muito pobre, usuário iniciante nenhum vai conseguir instalar isso.

[14] Comentário enviado por avalon_ufmt em 11/03/2006 - 05:16h

Por padrão, não, o logo não é desativado, tanto no processo de recompilação quanto no processo pelo apt-get descrito aqui. Se vc me pergunta: SE o cara desativar, e aih? eu tb pergunto... e aih? e aih o cara vai estar sabendo que desativou... claro...
E sobre o fato de ter uma compilação mesmo desse jeito, realmente. Porém, esta é frequentemente ignorada por muitos motivos.
Claro que para se adequar mais ainda a uma maquina eh melhor compilar tudo, mas existe sim, neste caso otimização. Não no sentido de "otimização de código", algo que um compilador C (na qual o linux é fortemente baseado), mas no sentido de "otimização=aumento no desempenho".
Quanto ao openGL, nao sei oq poderia aumentar o desempenho gráfico se não fosse de fato ele mesmo.
Respondendo ao nusk, meu raciocínio sobre o logo da nvidia pode estar incorreto mesmo, porém a comprovação de que o pacote está sendo utilizado sem problemas segue esse raciocínio, sim, e é o mais simples de todos. Mas gostei de saber sobre isso tb.
Já presenciei algumas placas nvidia de origem duvidosa dando pau depois de rodar o nvidia-glx, neste caso foi necessário usar o comando nvidia-glx disable pra voltar tudo ao normal, ou no pior dos casos, copiar o backup do xorg.conf original.

Ao amigo agk, pobreza é diferente de simplicidade. Vou explicar: este artigo tem um caráter mais informativo do que técnico, por isso é tão simples. Pobreza é a ausência de recursos, e este artigo cumpre seu objetivo no sentido de mostrar aos usuário VOL um recurso interessante das distros que tem apt-get, e também de instalá-las, portanto, não está pobre, tem informações técnicas suficiente para o usuário poder utilizar o pacote mostrado no artigo.
Considere esse artigo como "Olha, esse pacote existe pra algumas distros e é bem prático!".
Ateh + gente.


[15] Comentário enviado por removido em 12/03/2006 - 13:15h

Pra mim seu arigo mostra o quanto pode ser simples usar o linux com o apt-get e que instalar o driver da Nvidia não é nenhum bicho de sete cabeças, para quem está começando pelo menos garante que vai conseguir ter a placa funcionando direito e com o tempo vai descobrindo como melhorar o desempenho dela.

sniper!

[16] Comentário enviado por nemphilis em 15/03/2006 - 10:19h

A alguns anos atrás na instalação dessa placa nos repositórios DEBIAN esse pacote era um pacote "genérico" que não dava suporte à recursos utilizando openGL, mas, a placa era instalada e aparecia na inicialização do X o logo da Nvidia....isso ainda procede, ou o pacote já é drive oficial da nvidia? Me lembro q para que a ativação do recurso era necessário a instalação desse drive direto do site oficial...

[17] Comentário enviado por coffnix em 29/03/2006 - 13:15h

tá tudo certo, mas ainda meu slack tá lerdo no quesito placa de vídeo!

pq será?

[18] Comentário enviado por elzr em 29/04/2006 - 03:51h

não consigo o drive da nvidia por favor me ajude.

[19] Comentário enviado por andreceara em 11/05/2006 - 08:28h

Perdoem-me a ignorancia,

Eu, como muitos, sou novato em linux. Tenho uma pergunta:

Após instalar o ubuntu nao instalei nada sobre a placa de video. Basta seguir os passos acima e minha placa de video estará instalada?

E o que significa: Irão se beneficiar deste artigo os usuários cujas respectivas distros Linux possuam um pacote de instalação pré-compilado, que é o seguinte:

* nvidia-glx

Ajuda aí amigo, tenho 15 anos de windows e 1 mes de linux.

Grato.

[20] Comentário enviado por QuestLoder em 29/11/2007 - 21:21h

Pessoal estou com um pipino grande aqui.

É o seguinte instalei o Suse 10.3 e o Drive Nvidia deste link http://en.opensuse.org/NVIDIA#openSUSE_10.3,

Instalei o NVIDIA NORMAL.

Ai tudo ficou certinho habilitou o suporte 3D coisa e tal, depois cai na besteira de instalar o Compiz-Fusion, segue o link abaixo
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9425

(Foi ai que a coisa ferrou...)

Instalou tudo certinho com os efeitos coisa e tal, realmente funcionou.
Só que percebi que o Suporte 3D do sysinfo:/ no campo Drive sumiu, ficou somente Nvidia

Não me importei com isso, logo fui testar os efeitos, cara realmente show de bola.
Não contente com isso resolvi instalar o Cedega para brincar um pouco, ninguém é de ferro..rsss, realizei aquele teste de sistema que o Cedega oferece, e eis o que me aparece OpenGL falhou e os efeitos 3D esta funcionando

Pessoal já revirei tudo por aqui e não consegui resolver este problema.

Ao iniciar o nvidia-settings Configuration olha a mensagem que apareceu:

You do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file (just run nvidia-xconfig` as root), and restart the X server.

O x não está usando o drive, será que eu posso dar óbito para meu sistema e reinstalar tudo

Tentei reinstalar a Nvidia pelo mesmo link http://en.opensuse.org/NVIDIA#openSUSE_10.3,
E nada, removi o Compiz-Fusion e os negócios de minimizar e fechar a tela sumiram...rsssssss

Parece até gozação, acho que este bicho aqui não foi com minha cara hein...



Estou precisando de um auxilio se alguem poder me ajudar eu agradeço e ainda pago uma rodada de cerveja hein... rss

Falow valeu...

[21] Comentário enviado por SuporteTecnicoID em 16/11/2008 - 10:28h


Simples:

Use o sgfxi configuração automática da placa NVidia:
http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?p=21375#21375
Para instalar:

va para o terminal e digite:

cd /usr/local/bin;wget -Nc techpatterns.com/smxi.zip;unzip smxi.zip;sgfxi

Pronto seu X ( xorg.conf ) estar configurado com a versão apropriada para a sua placa de video, e com tudo habilitado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts