Para quem não conhece a ferramenta, Automatix é um aplicativo que, por scripts, instala diversos softwares em seu GNU/Linux, bem como drivers e codecs. Difundido entre usuários Ubuntu, pode ser instalado no Debian, e é de muita utilidade para quem não quer complicação para instalar programas mais "complicados", como por exemplo o Google Earth, ou o driver para NVidia.
Caso o inicie como usuário comum, a senha de root será solicitada logo a seguir.
Ou vá em Aplicações --> Ferramentas de Sistema e clique em "Automatix".
Pronto, você está pronto para instalar diversos softwares, drivers, codecs, softwares, com um clique do mouse.
Ocorreu erro?
Existe um erro comum logo ao iniciar o Automatix que acusa que sua versão do Debian ETCH não é suportada:
"This version of automatix is for debian 4.0r0 only"
Vamos resolver esta pendenga...
Edite, como root o arquivo /usr/lib/automatix2/startup.py.
# gedit /usr/lib/automatix2/startup.py
Vamos comentar algumas linhas do arquivo para que fiquem assim (não copie o que postei logo abaixo - procure você mesmo no arquivo e comente com um # - por favor, não vou ficar perdendo tempo explicando isto...).
#get distro version...
time.sleep(.5);
#conf.uVersion = getDistVersion()
getDesktop()
#self.splashArea.prog.set_text("Found %s..."%conf.uVersion)
update_ui()
time.sleep(.5);
#if axConf.distro['version'] != conf.uVersion or axConf.distro['name'] != conf.uName:
#self.splashArea.window.hide()
#alert("This version of Automatix is for %s %s only"%(axConf.distro['name'],axConf.distro['version']),sys.exit)
#check enviroment for synaptic...
As linhas a serem comentadas foram destacadas em azul.
Salve e feche o gedit e pronto; basta rodar o Automatix novamente.
Considerações finais
Não quero entrar no mérito da questão aqui se isto é fácil demais, se deturpa o espírito Debian GNU/Linux, se ficou fácil demais como "aquele" pseudo-sistema....
É uma ferramenta utilizada para facilitar a vida de alguns usuários, mas cada programa contido nos scripts do Automatix podem ser instalados à mão, obviamente.
[1] Comentário enviado por removido em 13/02/2008 - 10:22h
Era para ser considerado uma dica e não um artigo, haja vista que no próprio site do Automatix já diz como se instalar no Debian etch 4.0, mas fica válido por você colocar aqui, principalmente porque ele dá uma mão na roda para reconhecer partições NTFS e os CODECS proprietários, darei 10 pelo mesmo...
[2] Comentário enviado por cromado em 13/02/2008 - 10:39h
Interessante o artigo , eu acho que é bem por aí , se o Linux quiser romper barreiras e conquistar mais usuários tem que facilitar as coisas , usuário comum tá pouco se lixando em compilar , e eles estão certos , o Windows é preferência por isso , next next finish , acabou , esse negócio de ler meia dúzias de tutoriais pra compilar um driver vídeo está fora dos eixos na minha opinião , a tendência é facilitar mesmo , veja os avanços tecnológicos , todos tendem a melhorar e deixar mais intuitivo a interação com usuário.
Não digo que o Linux deve ser como o Windows da vida , más se é pra ter usuário comum e feliz , acho que devemos facilitar como no Windows.
[3] Comentário enviado por removido em 13/02/2008 - 10:46h
É isso aí cromado, concordo contigo, por isso que tem várias distribuições Linux, cada uma para um público diferente, mas facilitar a nossa vida de usuário nunca é demais, abraços...
[4] Comentário enviado por percival em 13/02/2008 - 10:48h
Soyus,
No site do Automatix é apresentado um pacote .deb para instalaçao. O iniciante que se deparar com os problemas que eu comentei terão que garimpar os fóruns, principalmente no erro em que o Automatix não "aprova" a versão do Debian.
E eu coloquei como artigo apenas para ter mais destaque no VOL, já que as dicas ficam meio "escondidas".
[5] Comentário enviado por fabio em 13/02/2008 - 11:12h
Eu mesmo já tinha tentado instalar o Automatix no etch e desistido devido ao problema citado na página 2. Muitas vezes um texto, mesmo que curto, devido a sua relevância deve ser tratado como artigo, como é o caso deste.
[8] Comentário enviado por tjpp em 13/02/2008 - 20:23h
O artigo é bem explicado mas instalar o Automatix no Debian Etch é, IMHO, um contra-senso. Você escolhe a distribuição Linux mais testada e estável e entope a mesma com programas não testados, fechados e que podem quebrar a estabilidade do sistema original. Automatix é para quem usa distribuições instáveis e não liga muito para estabilidade (motivados, talvez, pela experiência anterior com outros sistemas operacionais).
[9] Comentário enviado por percival em 13/02/2008 - 20:30h
Amigo,
Todos os programas instalados pelo Automatix no Debian, bem como codecs de áudio e vídeo, pertencem à árvore STABLE dos repositórios.
E, se não estão nos repositórios oficiais, não conflitam com os mesmos e não geram atualizações indesejadas ou remoções de pacotes, o que aconteceria se eu fosse instalar algo testing/unstable.
[11] Comentário enviado por pablover em 14/02/2008 - 08:23h
tentei instalar no Kurumin (que é derivado do Debian etch) mas a instalação é abortada com uma mensagem dizendo que o meu sistema não é Debian..... Alguém sabe como contornar isso???
[12] Comentário enviado por percival em 14/02/2008 - 08:56h
Talvez a mesma apresentada aqui mas vai virar uma salada depois, amigo, já que o Kurumin faz uso da árvore unstable e testing do Debian, e esta dica é para o ETCH ( stable ).
[13] Comentário enviado por pablover em 14/02/2008 - 14:21h
favaratojr: cara, vc tá equivocado. Kurumin é ETCH desde a versão 7.0 em fase beta (que já faz quase 1 ano e meio). Acontece que, mesmo o meu Kurumin acessando os repositórios ETCH, o problema acontece.
[14] Comentário enviado por maran em 14/02/2008 - 17:15h
o automatix é apenas para Debian e Ubuntu...
Isto fala la no site não sei pra que tentam por no kurumin, uma coisa é se baseada outra é ser a distro...
[15] Comentário enviado por pablover em 15/02/2008 - 08:28h
maran: só que vc há de concordar comigo que não tem muita lógica um sistema que é baseado no Debian ETCH, usa os mesmos repositórios, consequentemente as mesmas versões de cada programa, não conseguir rodar o aplicativo só pq não tem o nome Debian...