Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.
No site do VMware existem várias versões disponíveis para estações e servidores que podem chegar a custar US$3,000.00! Aqui usaremos a versão Workstation:
VMware Workstation - Enquanto escrevo a versão mais atual é a 5.5.1, que tem 95.5 MB. Você precisa fazer um registro no site para obter um serial para poder usar trial por 30 dias, esse software é pago e custa US$199.00. Com ele é possível criar e editar as máquinas virtuais.
VMware Player - A versão mais atual é a 1.0.1 e tem por volta de 34 MB. Com ela é possível rodar as máquinas virtuais que você vai criar com a versão Workstation se decidir não comprar pagando a bagatela de mais de 400 mangos! Essa versão só permite dar o "play" nas máquinas já criadas e é gratuita, portanto não vai dar para adicionar mais uma placa de rede ou HD com ela.
Mesmo sendo pago e custando caro, 30 dias é um bom tempo para você comprar mais memória para a sua máquina, criar e instalar trocentas versões de Windows, Linux, BSD's e etc...
O VMware é um software virtualizador e não EMULADOR, então você não vai conseguir com ele instalar um sistema operacional diferente daquele suportado pela arquitetura do seu processador, como o Mac OS X por exemplo, que é um sistema para processadores PowerPC, uma arquitetura do tipo RISC e não CISC como é a da plataforma Intel (embora isto esteja mudando atualmente).
[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h
O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.