Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.
Agora serão adicionados os discos rígidos. Podem ser adicionados discos SCSI ou IDE. Com o Windows não tive problema com discos SCSI, mas em algumas distribuições, como o próprio Conectiva, por algum motivo, mesmo habilitando o modo linear, após instalado, o Grub não conseguiu dar boot. Isso não me ocorreu nenhuma vez ao selecionar como IDE, e também não se deve notar grandes diferenças já que o meu HD físico é IDE mesmo.
Na opção "Select a Disk" temos as seguintes opções:
Create a new virtual disk - Aqui iremos criar um novo disco virtual. Na verdade o que o VMware fará é criar um arquivo no HD, dentro daquela pasta que você selecionou e dizer ao sistema guest que aquele é o seu HD. Essa opção é muito boa pois não mexe na tabela de partição do HD, fazendo com que você corra o risco de ter que formatá-lo por alguma operação errada que você cometa. Faça o que quiser, pois o sistema guest não terá acesso a nenhum outro ponto de seu file system principal, somente através da rede depois de configurada e de serem montados os compartilhamentos.
Use an existing virtual disk - Selecionando esta opção você pode usar algum arquivo do VMware previamente já criado como disco lógico.
Use a physical disk (for advanced users) - Nesta opção sim você vai poder dar acesso ao HD físico da máquina ao sistema guest podendo formatar, excluir partições e todo o resto. Nunca é demais lembrar, faça um backup se for usar essa opção.
Aqui vou escolher "Create a new virtual disk" dar um "Next" e colocar o HD lógico como IDE, "Next" e aqui você pode definir o tamanho máximo do arquivo de disco lógico. Vou colocar 2 Gigas para poder instalar mais alguns programas no Win2000. O legal é que se a opção "Allocate all disk space now" não for marcada o arquivo que será criado vai ter o tamanho mínimo possível e será expandido conforme a necessidade do sistema guest, 2 Gigas será o tamanho máximo que o disco vai ter, portanto pense antes de colocar um disco pequeno demais para os programas que serão instalados. Essa opção não pode ser alterada depois, o que poderia ser feito é adicionar novos discos ao sistema. Clicamos em "Next", definimos o nome do arquivo que será criado e "Finish".
[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h
O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.