Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.
Um wizard muito simples será aberto para a criação da nossa primeira máquina virtual. Clique em "New Virtual Machine".
Na parte "Virtual Machine Configuration", selecione "Custom" para poder definir já na criação da máquina o quanto de memória será reservado para o sistema guest, disco rígido e outras opções. Clique em "Next".
Na versão 5.5 ocorreram mudanças que tornam incompatíveis o uso de máquinas criadas por ela em versões mais antigas do VMware, se você não pretende usar estas versões, escolha "New Workstation 5" em "Virtual Machine Format" e "Next".
Em "Guest Operating System" você deve informar qual será o sistema convidado que será instalado. Existem opções completas separadas por fabricantes, distribuições e versão de Kernel, no caso de você usar alguma distribuição considerada não muito popular pelo pessoal do VMware. Existe inclusive uma opção experimental para instalação do Windows Vista. Aqui como exemplo, vou instalar o Windows 2000 Pro. Escolha o sistema e clique em "Next".
Dê um nome ao seu sistema, escolha o local onde será criado o disco rígido que o VMware fará o sistema enxergar como HD. Clique em "Next".
Defina o tamanho da memória RAM que o VMware vai separar para o sistema guest, no caso do Win2000 separei 128 MB. Clique em "Next".
Selecione o número de processadores da sua máquina e clique em "Next". Se você tiver apenas um, a não ser que seja um Pentium 4 HT, não adianta querer dar o gato aqui que ele vai reconhecer.
[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h
O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.