O Plugin ADT
O
Plugin ADT é um plugin para Eclipse desenvolvido para agilizar no processo de desenvolvimento para a plataforma Android.
Basicamente existem duas maneiras de se instalar o ADT:
- Instalação online;
- Instalação offline.
Instalação Online:
Com o Eclipse aberto clique em
Help >
Install New Software, será aberta a tela de instalação de novos plugins:
Em seguida clique em
add no canto direito para adicionarmos o repositório para instalação:
Serão mostrados dois campos:
Em Name coloque um nome para o plugin ADT, por exemplo ADT Plugin.
Em Location coloque:
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/, caso não encontre a url troque o https por http, e clique em
ok, ele irá carregar os plugins para o Eclipse, fazer o Download e Instalar, após isso será mostrado a seguinte tela:
Marque a caixa
Developer Tools e clique em
next, lhe será mostrado:
Clique em
next na próxima janela, depois clique em
Accept e
Finish na próxima janela:
Lhe será mostrada a seguinte janela, apenas clique em
Ok e continue:
Ele irá instalar o plugin:
Em seguida será perguntado se você quer reiniciar o Eclipse, clique em
Restart Now e pronto, plugin ADT instalado:
Instalação Offline:
Para a instalação offline o único diferencial é que ao invés de você digitar a url na janela de adição de url's, vc irá selecionar o zip do ADT em sua maquina clicando em
Archive, o resto é idêntico ao método online.
Testando o Plugin e o Android SDK
Agora que temos tudo pronto, que tal testarmos o nosso ambiente de desenvolvimento.
Abra o Eclipse e clique em
File > New > Other, lhe será exibida a seguinte imagem:
Clique na seta
Android e em
Android Project, em seguida
Next. Abrirá a tela de configuração do projeto:
Preencha os campos conforme abaixo, os demais deixe padrão:
- Project Name: TesteAndroid
- Build Target: Marque a caixa Android 2.2
- Application Name: Teste de Android
- Package: br.com.teste
- Create Activity: Marque a caixa Create Activity e preencha com actTeste
Obs.: Activity é o que gerencia toda a interface com o usuário.
- Min SDK Version: Reparem que esse campo é o mais interessante, notem que logo acima em Build Target no Android 2.2 tem um campo chamado API Level, esse é o nível das aplicações desenvolvidas nessa plataforma, no número que está nela é 8, se você digitar no campo Min SDK Version outro número, ele não aceitara, possibilitando assim não cometermos erro na hora de selecionar a plataforma desejada, seja ela 1.5, 2.2, 2.3, 3.0, etc. Sempre preencha este campo com o número igual ao da API Level da plataforma, como a gente está usando a 2.2 a sua a API Level é 8.
Ficando assim nossa configuração:
Clique em
Finish e ele irá criar o nosso projeto
TesteAndroid e sua estrutura de arquivos e pastas:
Agora reparem que ele montou a seguinte estrutura:
- src -> br.com.teste -> actTeste.java
- gen -> br.com.teste -> R.java
- Android 2.2 -> android.jar
- assets
- res
- -> drawable-hdpi -> icon.png
- -> drawable-ldpi -> icon.png
- -> drawable-mdpi -> icon.png
- layout -> main.xml
- values -> strings.xml
- AndroidManifest.xml
- default.properties
- proguard.cfg
A pasta
src é onde se encontra o nosso fonte em java, exemplo: a classe principal, classes auxiliares, etc.
A pasta
gen é a mais interessante, é nela que fica o arquivo
R.java, este arquivo é o que faz a comunicação das janelas, componentes e variáveis com o fonte java. Ele é gerado automaticamente, por recomendação não deve ser editado.
A pasta
Android 2.2 é onde ficam as bibliotecas responsáveis para se trabalhar com o Android.
A pasta
res é onde ficam nossos resources como imagens.
A pasta
layout como o nome já diz, é onde ficam nossas interfaces gráficas, janelas com botões, etc.
A pasta
values é onde se encontram as nossa variáveis de comunicação com componentes, explicarei com mais detalhes assim que começarmos a programar.
Estas são as pastas e arquivos mais importantes para começarmos a analisar nosso projeto.
Vamos testar nossa aplicação sem mexer em nada, clique com o botão direito do mouse em cima do nome da nossa aplicação, ou seja TesteAndroid e seguida em
Run As e
Android Application, se o emulador estiver fechado o eclipse abrirá o emulador, ele pode demorar um pouco como disse mais atrás, mas para evitar de ficar abrindo o emulador toda hora, deixe ele aberto, ele atualiza sua aplicação direto no emulador aberto:
Legal né?
Se ele rodou e mostrou a seguinte tela para você, então está tudo pronto para começarmos a desenvolver.