Segundo a wikipédia:
"Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo
Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++."
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
Os Principais Sistemas Disponíveis
Symbian:
Atualmente rodando nos celulares da
Nokia (esta sem previsão de portar seus celulares para Android), sucessor do Epoc, este sistema é agradável de se usar, mas a parte de desenvolvimento é complicada sendo só possível fazer aplicações em Java puro. Rápido e multitarefa, ele pode ser rodado em aparelhos mais antigos e com poucos recursos de processamento. Por exemplo o
Psion 5 que tinha um processador de apenas 36MHZ, 10 vezes mais inferior que os atuais ARM's.
Windows Mobile:
O mais usado em Smartphones (Infelizmente), devido a sua interface idêntica ao sistema operacional Windows e pela integração com o MS-Outlook, MSN e outros. Por ser mais pesado (novidade), é mais usado em aparelhos com poder de processamento mais alto, isso sem contar o fato de que os aparelhos rodando o Windows Mobile são mais caros. Mas ainda é o mais usado por conter uma gama de aplicativos maior que os demais, por exemplo o Skype.
PalmOS:
A dor de cabeça de quem tem um aparelho com este SO, é que ele está desatualizado e perdendo mercado para os concorrentes com maior poder de desenvolvimento. Ainda pode ser usado, mas em aparelhos antigos. Os aparelhos lançados até o momento ainda sofrem com a falta de desenvolvimento de aplicações novas.
Em fim o
Android:
O Android é a solução do Google para o problema. SO Open-Source, com Kernel Linux. Agrandando 4 setores diferentes:
- Os fabricantes de aparelhos;
- Os desenvolvedores;
- Os fabricantes de chips;
- Os próprios consumidores.
Agrada os fabricantes de aparelhos devido ao custo zero, aos desenvolvedores por que o mesmo já tem a sua SDK própria gratuita com emulador e tudo mais, agrada aos fabricantes de chips por adicionar novos recursos aos aparelhos, aumentando a demanda de aparelhos mais potentes e por último, mas não menos importante, agrada os consumidores, por ter um visual bonito e limpo, sem falar que tem muitas aplicações desenvolvidas (praticamente todo dia aparecem novas).
Palmas para o Google.