A distribuição
O
Void Linux é um sistema operacional baseado no monolítico kernel Linux®. Seu gerenciamento de pacotes permite rapidamente instalar, atualizar ou remover pacotes; pacotes estes que podem ser binários ou que podem ser compilados dos sources via
xbps-src.
Atualmente, disponibiliza mais de 6000 pacotes otimizados para as arquiteturas: x86, x86_64, ARMv6, ARMv7, existindo ainda a possibilidade de compilação, seja nativa ou por cross compiling de qualquer pacote disponível em XBPS source packages collection.
Fork?
O Void Linux é uma distribuição independente, desenvolvida por voluntários.
Diferentemente de milhões (eles dizem trilhões, rsrs), o Void não é uma modificação de uma distribuição existente, seus gerenciadores de pacotes e de empacotamentos foram escritos "from scratch" sob licença BSD.
A respeito disto, tenho uma nota a acrescentar, em muito o Void Linux se parece com o antigo Arch Linux (antes deles adotarem o estilo gentoo-mode de instalação, rsrs), fora o modo de instalar, a utilização do XBPS em muito lembra o Pacman!
Rolling release?
Instale uma vez, atualize diariamente e seu sistema estará sempre atualizado!
Novos pacotes serão empacotados tão breve quanto for à sua adição aos repositórios Void.
Runit?
Utiliza o "runit" como o init padrão do sistema e supervisor de serviços.
O runit é uma simples e efetiva ferramenta para inicializar sistemas com o enfoque na supervisão confiável de serviços, maiores detalhes (incluindo sua utilização) podem ser vistos nos links abaixo:
LibreSSL?
É a primeira distribuição a substituir o a biblioteca OpenSSL pela LibreSSL.
Após o Heartbleed (bug na biblioteca SSL), acreditam que o projeto OpenBSD é o mais qualificado para fornecer uma solução mais segura.
xbps?
O xbps é o gerenciador de pacotes nativo do sistema, escrito sob a licença BSD.
Ele permite rapidamente instalar, atualizar ou remover softwares, além disso possibilita identificar bibliotecas compartilhadas incompatíveis e dependências, enquanto atualiza ou remove pacotes (fora outras), sobre sua utilização, veja as páginas abaixo:
xbps-src?
O xbps-src é o sistema de empacotamento do Void Linux, também escrito sob a licença BSD.
Constrói softwares em containers através do uso de namespaces, proporcionando isolamento de processos e montagens (entre outros). Não é necessário rodá-lo como root, além disso, o xbps-src pode construir nativamente ou por compilação cruzada (cross compiling) para uma máquina alvo e suporta múltiplas bibliotecas
C (glibc e MUSL atualmente).
Para maiores detalhes sobre o xbps-src, veja o link abaixo:
O bê-á-bá?
O básico para a instalação e configuração do Void Linux, podem ser vistos nos links abaixo:
Parte deste artigo e a parte de configuração do Void Linux baseiam-se nos links acima.
Wiki?
Sim, tem wiki:
Fórum?
Em caso de problemas, não deixe de se inscrever no fórum abaixo:
Para concluir esta breve introdução, convém dizer que a mesma não é uma documentação oficial, sendo parte retirada diretamente da página oficial (e com tradução livre).