Para a maioria dos usuários de desktop, a tarefa de converter arquivos de áudio é mais cômoda utilizando as famosas ferramentas disponíveis no KDE (SoundKonverter) e Gnome (SoundConverter).
Mas para realizar a mesma tarefa no terminal, por exemplo converter um arquivo no formato .m4a para .mp3, faremos da seguinte maneira:
faad -q 01.teste.m4a && lame 01.teste.wav 01.teste.mp3 (usei a opção -q para não gerar muita informação) rm -f 01.teste.wav (deleta o arquivo .wav temporário) rm -f 01.teste.m4a (deleta o arquivo original)
No exemplo acima eu poderia ter passado todos os comandos numa mesma linha.
Em outro exemplo, converteremos um arquivo .mp3 para .ogg (observem que os arquivos temporário e o original serão removidos):
mpg321 02.teste.mp3 -w raw && oggenc raw -o 02.teste.ogg && rm -f raw && rm -f 02.teste.mp3
Ou seja, é bacana e rápido, sim é, mas também é trabalhoso. Hoje além dos programas citados acima, temos scripts que integrados ao Dolphin, Konqueror e Nautilus facilitam ainda mais essas tarefas, são os chamados "Service Menus".
[2] Comentário enviado por removido em 19/04/2010 - 19:09h
Muito bom esses programas!
No gerenciador de arquivos Thunar, do XFCE, existe as "ações personalizadas", onde você configura as extensões de arquivos para relacionar com um comando; por exemplo, poderia pegar aqueles comandos da primeira página e fazer um script, e depois jogar em uma pasta que esteja declarada no $PATH, e relacionar com arquivos de som. Assim, toda vez que você clicar com o botão direito em um arquivo .wav, por exemplo, vai aparecer a ação personalizada com o nome que você criou (ex: "Converter para MP3..."), e ao selecionar ela, o script será executado tendo como o arquivo wav o qual você clicou como argumento pro script. :-) Seria interessante fazer em Xdialog, com menus, barra de progresso, etc... mas levaria muito tempo. :-D
[6] Comentário enviado por removido em 20/04/2010 - 17:10h
Opa!
Para algo mais "simples"; exemplos:
Wav para Mp3:
Em Nome: Wav para Mp3
Descrição: Converte Wav para Mp3
Comando: xterm -bg black -fg gray -fa Monospace -fs 10 -geometry 102x24 -e "lame -v %f %d/`basename %f .wav`.mp3"
Ícone: escolha o que desejar
Na aba "Condições de Aparência", coloque os seguintes padrões de arquivos:
*.wav;*.WAV
Marque a opção "Arquivos de Áudio"
Wav para Ogg:
Em Nome: Wav para Ogg
Descrição: Converte Wav para Ogg
Comando: xterm -bg black -fg gray -fa Monospace -fs 10 -geometry 102x24 -e "oggenc -q4 %f -o %d/`basename %f .wav`.ogg"
Na aba "Condições de Aparência", repita os passos de "Wav para Mp3"
--
Para outros formatos basta alterar o conteúdo que estiver entre "aspas" no campo "Comando: ", colocando o nome do conversor e os parâmetros de configuração desejado, e mudando o formato de arquivo no final do `basename`; na aba "Condições de Aparência", colocar os formatos desejado nos padrões de arquivos e marcar a opção "Arquivos de Áudio".
O especificador de formato "%f" indica o caminho completo do arquivo selecionado, o "%d" o diretório a onde se encontra o arquivo. Foi preciso usá-lo para o arquivo de saída ser gerado no mesmo diretório, caso contrário o arquivo seria gerado na pasta /home/$usuario
Bom, é isso, espero ter ajudado alguém com esses exemplos, e edps, se eu estiver me intrometendo demais no seu artigo, posso apagar meu comentário aqui, beleza? rs