Um livro digital, ou
e-Book, é qualquer conteúdo de informação em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, PDAs, leitores de livros digitais (Amazon Kindle, Kobo eReader, PocketBook Reader, outros) ou até mesmo celulares que suportem esse tipo de recurso, através de aplicativos, existindo ou não sua versão em papel.
Dentre os formatos mais comuns de e-Books, podemos destacar:
O EPUB é um formato de arquivo digital padrão específico para e-Books, assim como o MOBI. Uma diferença entre o MOBI e o EPUB é que o MOBI costuma ser utilizado também no leitor digital Kindle. Por outro lado, o PDF precisa de um software compatível para sua leitura, enquanto o HTML necessita de um navegador de Internet.
Os equipamentos eletrônicos específicos para ler e armazenar e-Books, geralmente, são de baixo custo com fácil acesso e duráveis, mas nem todos dispõem de recursos para comprá-los.
Os programas para a leitura de e-Book também são, em sua maioria, gratuitos ou de baixo custo, com fácil acesso principalmente devido à propagação da Internet.
Neste artigo, irei apresentar 3 programas que podem ser utilizados no
Linux.
FBReader
O
FBReader é um leitor de e-Book de código aberto, leve e multiplataforma, compatível com vários formatos como ePub, FB2, MOBI, RTF, HTML, dentre outros.
Um ponto interessante desse software, é que ele inclui o acesso à bibliotecas de rede populares, onde você pode baixar e-Books gratuitamente ou comprar um, caso não o encontre publicado de forma aberta.
A instalação do FBReader pode ser realizada da seguinte forma:
sudo apt install fbreader
Okular
O
Okular é outro visualizador de documentos de código aberto desenvolvido pelo KDE (embora não requeira o ambiente KDE completo), com suporte aos formatos PDF, Postscript, DjVu, CHM, XPS, ePub, dentre outros.
Os recursos de anotação deste software incluem comentar nos documentos no formato PDF, além de destacar trechos dos documentos e desenhar linhas, formatos geométricos, adicionar caixas de textos e selos. As anotações são armazenadas separadamente do arquivo PDF não modificado, pode também ser salvas no documento PDF com o padrão de anotações.
Textos podem também ser extraído para um arquivo de texto, sendo possível selecionar partes do documento e depois copiar o texto, ou a imagem, para a área de transferência. Outras características interessantes, incluem o corte das bordas das páginas brancas, além da definição de bookmarks.
A instalação do Okular pode ser realizada da seguinte forma:
sudo apt install okular
Bookworm
Por último, temos o
Bookworm, sendo ele um excelente leitor de e-Book com o código aberto e gratuito, que suporta diferentes formatos, como ePub, PDF, MOBI, CBR e CBZ, viabilizando a leitura de quadrinhos no Linux.
A instalação do Bookworm pode ser realizada da seguinte forma:
sudo apt-add-repository ppa:bookworm-team/bookworm
sudo apt update && sudo apt install com.github.babluboy.bookworm
Sites de apoio
Caso você queira conhecer melhor o projeto desses leitores de e-Books, segue seus sites oficiais:
Conclusão
Caso você seja um leitor de e-Books assim como eu, espero que goste desses softwares apresentados e inicie suas leituras no Linux!