Distros Desenvolvidas para Computadores Antigos
Zenwalk
Quando pesquisei pela primeira vez sobre distros para Pc's antigos a grande maioria me sugeriu o
Slackware personalizando a instalação, porém como era iniciante e ouvia sobre o Slackware ser para usuários experientes preferi evitar de início, foi quando encontrei o
Zenwalk, baseado no Slackware mas voltado para Desktop em micros antigos, além de ser muito mais simples de instalar para usuários iniciantes ele realmente cumpre o papel rodando bem em máquinas mais leves.
A instalação é via texto com um Instalador que permite selecionar tudo, pacotes, partições, gerenciador de boot, processos, mas sem deixar de ser simples.
Claro que tive algumas dificuldades, algumas placas de vídeo não funcionaram corretamente de inicio, mas com alguns ajustes consegui rodar perfeitamente.
Recomendo para Desktop, e usuários iniciantes, pois conta com gerenciador de pacotes com muitos programas disponíveis.
Ainda não testei a nova versão com
Gnome e/ou
Openbox, a versão que citei foi a 6.0 com
XFCE mas creio que a versão atual com Openbox rode ainda melhor.
Usei o Zenwalk como distro padrão no meu cyber-café durante o tempo que o mantive*.
Página Oficial :
http://www.zenwalk.org/
Big Linux
Distro brasileira, muito completa e as versões mais antigas usam um gerenciador de janelas
KDE rodando bem em maquinas mais antigas.
Testei em vários equipamentos com bom desempenho, infelizmente as versões mais novas já não rodam tão bem em maquinas mais modestas pois usam softwares mais atuais, mas mesmo assim recomendo como opção para Desktop.
Página Oficial :
http://www.biglinux.com.br
Distros grandes com instalação personalizada
Testei várias opções de instalação personalizada tanto do
Ubuntu como do
Debian e Slackware, requer paciência, um pouco mais de conhecimento, mas não chega a ficar tão leve quanto as distros desenvolvidas para hardwares mais antigos, isso ocorre devido ao kernel usado nas distros voltadas pra hardwares antigos serem personalizados, claro que é possível compilar o kernel sob medida para sua máquina, porém é algo que requer conhecimento avançado e paciência, as distros mais antigas como o
Conectiva permitiam ajustar o kernel exatamente para seu hardware no momento da instalação, o Slackware e o
Gentoo também permitem isso, mas não recomendo para usuários iniciantes.
Existem outras distros voltadas para hardwares antigos, porém não citei aqui todas as disponíveis, mas sim as que testei em hardware real e uso frequente, podendo assim fazer comentários mais detalhados, ao invés de apenas listar as distros desenvolvidas para essa finalidade, caso queira conhecer e testar outras que não citei aqui segue o link do distrowatch com distros voltadas para computadores antigos:
* Mantive um cyber-café aqui no centro da minha cidade rodando exclusivamente em Linux e no início apenas com Desktops reaproveitados, durante 7 meses funcionou perfeitamente e com ótima clientela, alguns nem notavam que estavam usando outro sistema operacional, infelizmente devido a conflitos com meu sócio resolvemos fechar as portas, mas pude confirmar que o Gnu/Linux é sim capaz de servir perfeitamente até pra quem nunca usou o sistema.
Tem fotos no meu perfil do meu estabelecimento rodando todo em Linux com "Café con Leche" como gerenciador, perfeito para navegar na web e uso cotidiano.
Mais Possibilidades e sugestões
Roteador / Firewall / Hotspot
Uma das inúmeras possibilidades em se reaproveitar hardware antigo é transformá-lo em roteador, firewall, hotspot e/ou ferramenta de gerenciamento de conexão e controle web, graças a grande variedade de distros desenvolvidas com esse propósito.
É possível usar um micro bem modesto como roteador, com distros como
BrasilFW,
Endian,
IpCop entre muitas outras, além de sistemas baseados em Gnu/Linux como
Mikrotik, todas essas citadas requerem um hardware mínimo permitindo reaproveitar maquinas obsoletas como equipamentos atuais.
Servidor de Impressão
É possível usar um equipamento velho como servidor de impressão com Linux, segue o link de um excelente tutorial de como fazer isso usando até mesmo um jurássico 386 com 8 Mb de RAM:
Media Center
Ficou fascinado com aquele media center que você viu no shopping? Mas custa caro? Com Gnu/Linux é possível usar um computador antigo como media center com até mais funções que os modelos comerciais, com distros como:
Foram desenvolvidas para serem centros de mídia completos, além de exigirem hardwares mínimos.
Com relação ao desempenho, varia conforme o tipo de mídia que irá executar, em geral equipamentos com 500 Mhz de processamento e 256Mb de RAM, rodam todo o tipo de mídia comum desde Mp3 até Dvds sem nenhuma lentidão. Equipamentos mais modestos que esse podem apresentar lentidão conforme o tipo de mídia pois certas mídias requerem mais memória e processamento.
Centro de Jogos
Algumas distros desenvolvidas para media center possuem também emuladores e jogos possibilitando reviver os clássicos dos games, mas aproveito aqui pra citar, a seguir, uma distro excelente para isso.
Puppy Arcade
Um derivado do PuppyLinux voltado para emuladores de vídeo-games, rodando live e também permitindo ser instalado já vem com dezenas de emuladores pré configurados, é claro que para rodar os jogos mais atuais é necessário uma maquina mais potente, mas com um Pentium III e uma placa de vídeo de 8MB é possível emular jogos de fliperama e Nintendo 64 satisfatoriamente.
Site Oficial :
http://puppylinuxnews.org/puplets/puppy-linux-arcade/?category=puplets/puppy-linux-arcade
Sugestões
Agora se você for criativo pode não só reaproveitar um computador antigo como também pode personalizar ele em algo mais próximo do uso que você escolher, estou falando sobre casemod.
Exemplo: se for usar como media center pode montar o computador dentro de um case menor ou de um vídeo cassete antigo e colocar na estante, tem muito material na internet sobre o assunto, tem desde PC montado em carcaça de vídeo games antigos, como também maquinas de fliperamas caseiras rodando com emuladores.
Com criatividade e imaginação tudo é possível, deixo alguns links pra quem não conhece sobre o assunto: