Em seqüência ao meu primeiro artigo da série "os bons tempos estão de volta!", que tratava do Atari 2600, vou mostrar outra beleza da década de 80, começo dos anos 90: o computador pessoal MSX, emulado no seu GNU/Linux.
Para variar, minhas dicas são para o pessoal mais caduco aqui do VOL :)
Provavelmente a galera mais nova nunca ouviu nem falar do computador que vamos emular via GNU/Linux: o MSX. Sem entrar muito em detalhes, o MSX era uma máquina poderosíssima, com absurdos 64 kb de RAM :). Se bem que, naquela época, o PC ainda na versão XT contava com 640 Kb.
Mas eu garanto que alguns dos melhores jogos da história dos computadores saiu dele. E olha que contávamos apenas com uma paleta de 16 cores (no meu caso era pior, porque eu tinha apenas um monitor de fósforo verde :S)
Vou explicar como instalar no Debian, que é minha distro, mas os pacotes encontram-se com versões para outras, só muda o processo de instalação.
Bom, apesar do emulador de MSX, que se chama openmsx, encontrar-se na árvore stable dos repositórios Debian, acho melhor baixarmos e instalarmos tudo a partir do unstable, porque apenas lá encontra-se o front-end para o mesmo. Não podemos ficar sem o openmsx-catapult, pois é uma "mão-na-roda"...
Quem ainda não sabe mexer no apt-setup, basta adicionar esta linha ao arquivo /etc/apt/sources.list. Abra um terminal e comande:
# gedit /etc/apt/sources.list
Adicione a seguinte linha:
# Repositório Debian Unstable
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ unstable main contrib non-free
Salve o arquivo e saia. De volta ao terminal, atualize o apt:
# apt-get update
E vamos ao que interessa, instalar os pacotes:
# apt-get install cbios openmsx openmsx-catapult
Volte ao sources.list, marque o repositório unstable com um "#" na frente, salve e comande "apt-get update" de novo. Caso contrário todo pacote que você instalar virá da árvore unstable (sem problemas, mas eu prefiro sempre os pacote estáveis).
Parte importante. Onde achar as ROMs (como se fosse um cartucho de jogo) para o MSX? Pena-se muito na web atrás dela, mas como eu sou muito gente boa, já vou mandar o link p/ vocês de onde encontrá-las:
Lá encontrarão ROMs para MSX 1 e 2. Baixe os jogos com extensão zip em uma pasta de sua escolha e depois descompacte-as (apesar do openmsx lidar com ROMs zipadas, eu sempre descompacto. Fica a seu critério).
Você pode iniciar o emulador através do menu Debian ou pelo terminal:
[1] Comentário enviado por erosmc em 06/12/2005 - 08:40h
Muito boa a matéria, não conhecia este emulador. Saudades do MSX, eu tive um expert 1.1 da gradiente. Arrependo muito por tê-lo vendido.
No link abaixo você encontra um emulador do MSX implementado em um applet, ou seja, funciona em qualquer navegador com suporte a java. Dá para jogar vários jogos.
[4] Comentário enviado por ferlopes em 07/12/2005 - 20:02h
Uaaaaau!!!! MSX... poxa, estava aprendendo a escrever quando meu irmão, mais velho, ganhou um MSX, Expert Gradiente... boas lembranças do drive de disquete externo de 5 e 1/2, uma puta evolução depois do gravador - sim, os jogos podiam rodar em fitinhas cassete...
O MSX era todo em Basic... hmmm.... semelhanças com o linux e os seus shells, hein? hehehe, caaaalma!
Alguns jogos me marcaram, como Zanac e Star Dust... fora outros, como um de um Alien, que andava por uma nave espacial e comia bebês (!!!)
Com certeza, vou instalar!
É bom lembrar, Percival, que os emuladores de jogos estão ficando melhores... o DosEmu, por exemplo, melhorou bastante em pouco tempo...
Rodei "Koei - Bandits of China", outro dia... viciei e terminei, inclusive!
Acho que a geração que cresceu com esses games está ficando velha e saudosista, e programa para lembrar aqueles "bons tempos"...
[5] Comentário enviado por giobello35 em 08/12/2005 - 23:42h
Percival,
Parabéns pelo artigo. Muito bom poder relembrar do MSX. Também
tive um da Gradiente.
Uma pergunta : já consegui rodar jogos no emulador. Como fazer para
aparecer o prompt do Basic ? Isto é possível ?