Primeiro momento
Na empresa onde trabalho temos estações de trabalho que necessitam utilizar os seguintes softwares: Dapisef, Dacom, Dctf, Validador Sintegra (estes no departamento fiscal).
No departamento pessoal utilizaremos softwares da Caixa e um software que roda em Windows com banco de dados gerenciado pelo BDE Microsoft SQL e provavelmente sua linguagem deve ser Delphi.
Tenho antes de executar este projeto/teste as seguintes perguntas:
- Configuração mínima para rodar o Ubuntu 9.10 com interface gráfica amigável ao usuário e sem ficar uma "carroça"?
- Estes softwares podem rodar "em cima" do Wine com sucesso? Se sim, como configurar de forma correta?
- Alguém aqui já utilizou o Ubuntu GNU/Linux como estação em um escritório de contabilidade ou DPTO pessoal com sucesso?
Desde já agradeço a atenção e o apoio de todos.
Vamos juntos lutar pelo crescimento do maravilhoso Ubuntu.
Segundo momento
Bem, respondendo aos testes que fizemos aqui na empresa.
Foi instalado o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala), instaladas as modificações para que ele se parecesse e se comportasse bem com o Windows XP. Você pode baixar esta customização estilo XP nesse link:
Após baixar, descompacte o arquivo e execute o "InstallXpGnome.sh". Clique em executar, confirme todos os passos e você verá que ele vai aplicar as cores e estilos do Windows, tais como ícones e vai também começar a se "comportar" de forma semelhante.
Após feitas estas alterações, renomeie os ícones na área de trabalho, pois eles ficam em inglês.
Em seguida instale os pacotes do Wine em iniciar > central de programas do Ubuntu, digite "wine" na busca geral e vão aparecer os pacotes referentes.
Após instalar o wine fiz o download dos softwares: Sintegra, Ted, Dacon e Dapisef.
Gosto de colocar os executáveis no ambiente C: emulado pelo wine e instalar os softwares normalmente como no Windows, pois pelo C: emulado notei que se executam os instaladores de forma mais ágil.
Você pode também dar duplo clique neles e eles irão executar pelo WINE normalmente.
Todos os softwares funcionaram normalmente, exceto o Dapisef, que retornou erro de MS Access, ainda não consegui fazer ele funcionar pois ele não conseguiu criar o BD. Se alguém tiver alguma dica, será bem vinda a informação.
No mais, para aqueles que assim como eu tinham dúvidas, podem utilizar o Ubuntu
Linux em escritórios e estações de trabalho sem medo, pois atenderá bem a todos.
Não esqueçam de instalar os plugins e pacotes de softwares e traduções de acordo com o uso de vocês.
Abraços a todos!
Terceiro momento
Dentro deste, agora gostaria de debater mais uma possibilidade:
1. Gostaria de testar este HD com o Ubuntu 9.10 instalado em uma outra máquina com placa mãe e hardware diferentes. A pergunta é: - Este procedimento vai danificar a instalação que está neste HD e todas as configurações e atualizações que gastei um dia de trabalho pra fazer?
2. Como clonar o HD para DVD ou outro HD criando assim um clone automático e ágil para não precisar refazer instalações, atualizações e configurações?
Observação importante: Tentei clone pelo Ghost 2007 mas deu erro, pois tentei clonar pelo adaptador USB.
Vou testar o Acronis True Image, se der certo colocarei aqui a resposta para vocês, mas vamos discutir sobre esse assunto pois pode ser uma ótima solução para várias empresas...
Ah, já ia me esquecendo, quanto ao post anterior sobre a memória e desempenho, o Ubuntu 9 rodou bem em uma máquina com 256 MB de RAM, HD de 40 GB e CPU de 2.2 GHZ. Notamos que para trabalhos mais básicos como Internet, editor de texto/planilha, softwares específicos modo texto e softwares contábeis não ficou 100%, mas em vista do que achei que ia ficar, me surpreendeu bem, a máquina ficou bem estável e dando para usar tranquilamente.
Abraços e até breve.
O clone pelo Acronis True Image deu certo e foi bem ágil, menos de meia hora. O HD deu boot normalmente em outra máquina, entrou e funcionou, só não detectou teclado USB e placa de rede nesta máquina em que foi testado. Tentamos forçar a detecção do hardware e este não foi detectado. Todas as aplicações rodaram normalmente e as configurações se mantiveram. Iremos testar em mais máquinas e ver se resolvemos o problema dos drivers (filtros). Assim que tiver mais novidades, postarei aqui pra vocês.
Abraços a todos e vamos divulgar e incentivar o uso do Ubuntu em empresas e também em residências...
Após colocarmos a maioria das aplicações que precisamos para rodar, com os plugins de internet e outros, com o Wine instalado e configurado, geramos um Live CD usando a opção de cópia de segurança do Remastersys (rápido e fácil).
Você pode utilizar na tua empresa para criar uma instalação padrão, também pode verificar como cada máquina se comportará com o sistema já que o mesmo é gerado em Live CD e não precisa ser instalado.
Só não conseguimos duas coisas:
1. Colocar o Dapisef para funcionar ou qualquer outro programa que use um banco de dados "externo".
2. Mapear unidade de rede e colocar a mesma ativa por baixo de uma pasta da raiz, fazendo que programas que necessitem ver pastas de rede rodem normalmente.
Abraços a todos!
Vou colocar o restante da experiência de sucesso assim que terminarem os testes, contando da data de hoje vai durar 1 mês.
Progresso atual
Bem pessoal, até o momento aqui na empresa (rede de supermercados) as estações de frente de loja (Checkout) e os desktops de escritório rodam maravilhosamente bem.
O único probleminha ainda encontrado é: infelizmente o mesmo governo que criou o projeto do computador popular ainda amarra algumas coisas ao Windows.
Exemplos: O Dapisef não funcionou 100% até o momento sob o Wine, a alteração de formato de configurações regionais para o Validador Sintegra não é tão simples, mas o restante tipo: editor de texto, planilha, gravação de CD e DVD, serviços de rede estão todos funcionando 100%.
O que é mais legal, você pode criar uma customização de instalação em DVD para as estações desktop de sua empresa com todas as atualizações, papéis de parede, locais de rede e tudo o que você tem direito.
Vamos debater e incentivar o uso do Ubuntu.
Abraços a todos.