É um projeto de código aberto com a missão de criar uma suíte office internacional, que rodará na maioria das plataformas e proverá acesso a todas as funcionalidades através de APIs de componentes de código aberto e com arquivos no formato XML.
Umas das empresas que mais cooperam com OpenOffice.org é a SUN Microsystem e claro toda a comunidade espalhada no mundo. A versão 2.0 foi lançada a poucos dias, depois do aniversário de cinco anos do projeto. Em 13 de Outubro de 2000, a Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do projeto.
A partir do lançamento da versão 2.0, o OpenOffice.org Projeto Brasil disponibilizará o BrOffice.org: o novo nome da consagrada versão brasileira do OpenOffice.org. O novo BrOffice.org está em desenvolvimento e, em breve, será lançado com todos os recursos de personalização adequados ao usuário em português do Brasil.
[1] Comentário enviado por lueneberg em 28/12/2005 - 11:48h
parabens otimo artigo, muito detalhado, indicado para os que não usam, para efeito de conhecomento, estou espalhando o link do artigo para amigos principalmente p/ os iniciantes....
[2] Comentário enviado por reimassupilami em 28/12/2005 - 12:46h
owpa, bom artigo hein, parabéns... há uns dias eu estava querendo ler algo assim mas tava com preguiça de procurar, ehheuauhuahaa... legal, vc resolveu meu problema, ehehhe...
eu achei que iria encontrar nesse comparativo mais diferenças entre os dois, mas vejo que o principal mesmo é a geração de pdf e a questão do custo/benefício...
eu uso o OpenOffice desde a versão 1.1 e estou usando a 2.0 desde quando foi lançada... realmente melhorou muito, impressionante...
[3] Comentário enviado por rafabn em 28/12/2005 - 13:02h
acredito que esta faltando um dado importante ser realcado, o Impress exporta para SWF, ou seja ele gera um arquivo flash, e isso conta bastante fazendo um comparacao mais detalahada.
[6] Comentário enviado por pitt3r_p4rk3r em 28/12/2005 - 16:18h
O Open office está melhorando....
Apesar de todas as facilidades do MS Office... o Open ta crescendo...
O unico problema... e talvez 1 dos maiores... pros usuários domésticos... é a pirataria...
Isso realmente acaba com qualquer iniciativa...
Mais o OpenOffice é forte.... e vai continuar crescendo pra um dia disputar de = pra = com o MS Office...
Pra diversas situações(como pra usuarios domésticos... por exemplo) ele ja está MAIS DO QUE PRONTO pra ser utilizado...
Em Minha faculdade.... PUC Minas....
Foram removidos todos os MS Office.... e estão usando OpenOffice....
é uma Bela iniciativa.... aos acadêmicos....
so pra lembrar... a PUC tem também uma distro linux... o PUX
[7] Comentário enviado por thelinux em 28/12/2005 - 16:28h
Pessoal. Obrigado a todos. Sempre consegui muita informação através da comunidade. Agora vou tentar retribuir e quem saber ajudar outras pessoas. Valeu.
[8] Comentário enviado por thelinux em 28/12/2005 - 16:39h
Pessoal, testei agora o Impress e ele realmente exporta para .swf.
ESTE PROGRAMA É 10. Temos que começar a usá-lo para valer e divulgá-lo. Pois ele tem muitos recursos.
[10] Comentário enviado por removido em 29/12/2005 - 02:35h
Parabêns pela opinião isenta. O Office da Microsoft, no geral, ainda é um produto melhor que o OpenOffice. Mas, claro, isso é relativo dependendo da necessidade de cada um.
Agora é esperar que o desenvolvimento continue até que os dois estejam em patamares iguais.
[11] Comentário enviado por insabralde em 29/12/2005 - 11:35h
A versão 2.0 ainda traz dois problemas que afetam grande parte dos usuários:
1-> Não abre arquivos pela rede (intranet);
2-> Não insere numeração autmática em páginas quando acaba em um nº num arquivo e começa no nº seguinte no outro arquivo.
[12] Comentário enviado por Mandriva em 29/12/2005 - 11:36h
Parabens pelo artigo, mesmo sendo novo por aqui me identifico com a filosofia do software livre cada vez mais, por nos proporcionar muitas facilidades e a possibilidade de ver o desenvolvimento e a evolução dessas maravilhosas ferramentas.
[13] Comentário enviado por Ademilson_TI em 29/12/2005 - 12:58h
Ele é ótimo, porém, vai uma dica: É necessário converter todos os arquivos em outros formatos de texto para o seu formato nativo. Isso evita problemas com compatibilidade de formatos e perdas de dados do documento.
[14] Comentário enviado por thelinux em 29/12/2005 - 14:10h
sobre o Comentário enviado por insabralde em 29/12/2005.
1. Consigo abrir arquivos em rede sem nenhum problema. Na minha estação tem vários mapeamentos e consigo abri-los.
2. Quando ao item 2 testei e realmente não funciona. Mas vou ver se descubro uma forma de fazê-lo.
[15] Comentário enviado por warlinux em 29/12/2005 - 15:52h
Muito bom o arquivo, eu particularmente estou só usando o OpenOffice.org,
Claro o Ms Office é muito bom e tem muito recurso, mais 90% do usuários só usam 10% do recurso dele.
Então o OpenOffice.org pode ser usado tranquilamente.
Eu trabalho fazendo bastante manutenção de máquinas nas horas vagas, e estou começando a instalar o OpenOffice.org nas máquinas e mostrando as vantagens para os clientes.
[16] Comentário enviado por rafagil em 29/12/2005 - 22:41h
O OpenOffice.org realmente é muito bom, na minha opinião não deixa nada a desejar ao concorrente. O único, e o maior, problema dele é o peso. Ele demora muito para carregar (e aqui fica uma criticazinha: ele funciona mais rápido e melhor no M$ Windows :(, e eu pergunto: pq?, alias os mozillas tb) e isso causa afastamento dos usuários, ainda mais sabendo que o MS-Office custa apenas R$10,00 no camelô...
Atualmente trabalho como HelpDesk no Metrô de São Paulo, aki 99,9% dos micros utilizam o OOo 1.1.5, não temos problemas graves com a utilização do mesmo, apenas alguns "usuários" reclamam, porém na maioria das vezes o MS-Office tb não resolve o problema.
Acho q se o OOo ficar mais leve poderemos migrar todo mundo sem problemas, na minha opinião soh falta isso ;)
[17] Comentário enviado por reimassupilami em 30/12/2005 - 08:07h
essa questão da demora para abrir depende um pouco do quick-start dele (me fugiu agora, mas acho q é esse mesmo o nome)... no meu caso, por exemplo, é exatamente o contrário, no windows demora bem mais do que no linux... isso porque no linux está rodando esse quick-start, q é iniciado quando o pc é ligado, assim o open-office abre rapidamente quando necessário... já no windows eu não deixo isso rodando porque atualmente só uso ele pra jogos, então raramente quando preciso usar o open-office não me incomodo de esperar um pouco mais para abrir, e assim economizo memoria pros jogos, ehhehee...
[18] Comentário enviado por agk em 04/01/2006 - 08:31h
Realmente o OpenOffice.org está muito bom, eu removi o MS Office 2000 do meu micro em casa faz quase um ano, eu trabalho com planilhas, apresentações e digitação de textos, não senti falta do MS Office, o único problema foi a compatibilidade dos documentos que eu já tinha em formato proprietário, tive que refazer algumas tabelas em documentos feitos no MS Word e nas planilhas feitas no MS Excell a coisa foi mais grave, tive que refazer elas quase que completamente, algumas fórmulas sumiram, outras não funcionavam mais, as macros também tive que refazer, mas no final das contas valeu a pena, estou plenamente satisfeito utilizando o OpenOffice.org 2.0.
[20] Comentário enviado por taffarel em 05/02/2008 - 01:05h
Bom artigo, além do comentado outro item que precisa ser melhorado, além da não numeração de paginas é a não visualização do texto de um arquivo quando se vai abri-lo como ocorre no word, é um recurso que ajuda muito, principalmente para quem tem vários arquivos com nomes semelhantes, se alguem sabe como proceder mandem por email: augustotaffa@yahoo.com.br, enfrento isso diariamente em meu serviço, pois migramos para o kubuntu e os antigos funcionarios reclamam disso. Mas mesmo assim... adeus MS