O GIMP: Pincéis e texturas

Muita gente desconhece o verdadeiro potencial dos pincéis e das texturas no GIMP - muitas vezes tido como meros figurantes na janela do programa. Saiba como tirar proveito desses poderosos recursos.

[ Hits: 99.274 ]

Por: Davi Ferreira em 06/08/2004


Texturas



Para muitos, a textura é aquele fundo de página que se repete, quando, na verdade, essa é uma das mais poderosas ferramentas do GIMP. A textura segue o padrão dos pincéis, exceto que ela sempre é aplicada repetidamente, ocupando toda a tela ou um espaço de seleção pré-definido. Portanto, a única recomendação para transformar uma imagem em uma textura é a possibilidade de repetição, ou seja, o lado direito da figura deve "encaixar" no lado esquerdo, assim como a parte de baixo "encaixa" na parte de cima.

As novas texturas devem ser salvas no diretório ~/.gimp-2.0/patterns/. Sua extensão é .pat e, no caso de imagens JPG ou GIF, basta salvá-la no próprio GIMP para o formato padrão do aplicativo.

Abaixo você confere alguns links com texturas interessantes (em alguns casos você precisará salvar o arquivo JPG e convertê-lo no GIMP para .pat).

http://www.pgd-design.com/gimp/pat2140.php
http://bentlilies.tripod.com/bentlilies/id12.html
http://www.ello.be/get/patterns.php
http://xoomer.virgilio.it/lwcon/gimp/patterns/legno.htm

Para fazer suas próprias texturas siga os princípios apresentados na parte referente aos pincéis. Um scanner é sempre bem-vindo. Aqui não há limite de cores - apenas procure criar texturas que, lado a lado, formam uma só.

O wallpaper abaixo foi criado utilizando extensivamente pincéis e texturas. Note no efeito causado pelo uso dos pincéis como borracha.


Dica: Linha de monitor


Um efeito simples, mas muito utilizado, é a textura que cria as famosas linhas de monitor em uma imagem. Tão simples quanto seu resultado é sua criação. Aqui aprenderemos também a como facilitar o processo de criação das texturas e pincéis utilizando script-fu.

Primeiro, crie uma imagem de um pixel de largura e dois pixels de altura (pequena assim mesmo). Com a ferramenta lápis, escolha um tipo de pincel com um pixel e faça um ponto preto (deixe o fundo da imagem branco). Utilize a imagem abaixo como exemplo.


Agora selecione toda a imagem (CTRL+A) e vá no menu Script Fu > Selection... > Para textura (note também que existe uma opção "Para pincel"). Com isso você criará, a partir do conteúdo selecionado, uma nova textura para o GIMP - basta escolher um nome para a textura e um nome para o arquivo. Pronto. Veja o resultado na foto do Fábio.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Pincéis
   3. Texturas
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Tactical Ops no Linux

Transformando Windows em Linux

GIMP 2.0: Tutoriais rápidos

Leitura recomendada

Por que Gentoo é diferente?

Minha experiência com Linux

Asterisk e Asterisk GUI - Instalação e Configuração no Debian Squeeze

Instalação automatizada de servidores com Kickstart (parte 2)

Uma interface mais bonita com efeitos de transparência e sombras

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ice2642 em 07/08/2004 - 00:59h

Bem legal seu artigo, gostei dos sites.
Me fala uma coisa, no lance de desturas que comando voce usa para fazer ela ficar sem emendar viziveis ? eu tento no MAP > Maque sampleless mas as vezes o resultado não é dos melhores, existe um meio de fazer ela digamos, definindo a borda que se quer unir por ex ?
Valeu.
Marcio

[2] Comentário enviado por jose_maria em 07/08/2004 - 01:03h

Excelente artigo Davi. O GIMP é fantástico, eu uso ele pra tudo relacionado a gráficos. A minha galeria de coisas que eu fiz nele está em http://gug.sunsite.dk/gallery.php?artist=220 tem o originais do gimp que ajudam para quem quer estudar. Valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts