O GIMP: Pincéis e texturas

Muita gente desconhece o verdadeiro potencial dos pincéis e das texturas no GIMP - muitas vezes tido como meros figurantes na janela do programa. Saiba como tirar proveito desses poderosos recursos.

[ Hits: 99.289 ]

Por: Davi Ferreira em 06/08/2004


Pincéis



No GIMP 2, a palheta de pincéis localiza-se abaixo da janela de camadas (junto a palheta de texturas). Os tipos padrão de pincéis possuem pouca variação nas formas a maioria só aumenta e/ou diminui o tamanho. No entanto, é possível instalar e até mesmo criar novas formas para pincéis - e é sobre isso que falaremos nessa parte do artigo.

A utilização é bem simples: basta selecionar a ferramenta Lápis ou a ferramenta Pincel e escolher um tipo diferente de "grafite" para desenhar. Vale destacar que os tipos de pincéis também funcionam para a ferramenta borracha, definindo a forma de como a figura será apagada.

Para instalar novos pincéis, basta fazer o download dos arquivos e copiá-los para a pasta ~/.gimp-2.0/brushes/. Os arquivos de pincéis possuem extensão .gbr (gimp brush). Abaixo uma lista de links para downloads de novos pincéis:

http://browse.deviantart.com/resources/applications/gimpbrushes/
http://www.graphics-muse.com/gimp-brushes.html
http://www.pgd-design.com/gimp/br.php
http://linuxart.com/dir/stuff/gimp/brushes/
http://the.sunnyspot.org/gimp/brushes.html

Na imagem abaixo, um exemplo da utilização dos pincéis para dar um visual mais sujo em uma imagem:


Mas que tal criarmos nossos próprios pincéis? Além de criatividade, é legal também a utilização de um scanner. No exemplo do artigo mostrarei como criar um pincel com um pedaço de papel escaneado (faça aqui o download do JPG).


Teoricamente qualquer imagem pode ser utilizada como um pincel. Na prática, para um melhor resultado, é sempre legal utilizar imagens em preto e branco (lembre-se que você pode escolher a cor do pincel no próprio GIMP) e sem muitos efeitos de sombra ou degradê (deixe isso para as texturas). Portanto, vamos abrir nosso "pedaço de papel" no GIMP e convertê-lo para tons de cinza. Vamos aproveitar para relembrar um pouco do artigo passado, utilizando o efeito de Curvas do menu Camada > Cores. Siga as instruções do exemplo abaixo para transformar sua imagem:


Feito isso basta salvar a imagem no formato .gbr na pasta citada anteriormente - o GIMP reconhece automaticamente o formato como sendo um pincel e abre uma caixa de diálogo para você digitar algumas informações sobre o mesmo: descrição que ficará disponível na palheta de pincéis e espaçamento, que define o espaço entre uma "pincelada" e outra quando você mantém o mouse pressionado e arrasta sobre a tela.

Pronto! Agora é praticar e praticar e lembre-se: NUNCA exagere na utilização de pincéis, procure criar pinceladas uniformes, como se fossem uma só. Não misture muitos tipos de pincéis e utilize sempre algo que tenha a ver com o conceito do seu trabalho.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Pincéis
   3. Texturas
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Transformando Windows em Linux

Tactical Ops no Linux

GIMP 2.0: Tutoriais rápidos

Leitura recomendada

Instalando Debian através de um win32 executável

Evite desgaste diário de seus CDs

Compartilhando o Terminal

Instalando e Usando a Versão Mais Recente do BleachBit no Linux

Um olhar sobre as nuvens

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ice2642 em 07/08/2004 - 00:59h

Bem legal seu artigo, gostei dos sites.
Me fala uma coisa, no lance de desturas que comando voce usa para fazer ela ficar sem emendar viziveis ? eu tento no MAP > Maque sampleless mas as vezes o resultado não é dos melhores, existe um meio de fazer ela digamos, definindo a borda que se quer unir por ex ?
Valeu.
Marcio

[2] Comentário enviado por jose_maria em 07/08/2004 - 01:03h

Excelente artigo Davi. O GIMP é fantástico, eu uso ele pra tudo relacionado a gráficos. A minha galeria de coisas que eu fiz nele está em http://gug.sunsite.dk/gallery.php?artist=220 tem o originais do gimp que ajudam para quem quer estudar. Valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts