Neste artigo abordo um pouco da história da criptografia, como surgiu, quais são as técnicas existentes e como funcionam e para completar e por na prática tudo que foi falado, apresento o GCipher, uma simples e fantástica ferramenta open source para criptografia. Confira!
Apesar de as guerras serem extremamente ruins para todo o mundo, com a morte de milhões de civis e a falência de inúmeros países, levando a população ao fundo do poço enquanto que os políticos que as organizaram desfrutam do melhor do capitalismo, a tecnologia se desenvolveu a partir delas.
Veja como exemplo a própria internet, que veio da arpanet (um projeto militar norte-americano que visava uma melhor disseminação e comunicação entre as bases militares), as redes wifi, com a exploração das ondas eletro-magnéticas, dentre inúmeros outros projetos que nos trazem muitos benefícios.
Neste âmbito de desenvolvimento militar vale citar como complemento neste artigo os sistemas de criptografia Fish e Enigma. O Fish foi criado pelo governo nazista alemão para enviar e receber mensagem entre o alto comando militar de forma segura, a máquina que o produzia foi batizada de Lorentz. Para decifrá-las os britânicos desenvolveram o Colossus, que chegou por fim a quebrar o código. Além do Fish, os alemães desenvolveram também o Enigma, que também foi decifrado, mas que chegou a receber uma variante para o Unix, mas que não teve muito sucesso pela sua base fraca de encriptação.
[3] Comentário enviado por elm em 21/11/2006 - 08:49h
Muito bom. Eu ministro a disciplina de Segurança e Criptografia e este programa vai ser muito útil para mostrar aos alunos as "técnicas clássicas" de criptografia. Parabéns
[4] Comentário enviado por alexishuf em 21/11/2006 - 15:15h
Muito bom o artigo. Pena que no slackware o gcipher não funciona mto bem...
Ele vai pegar o python em /usr/local, depois importa bibliotecas gnome, e o pacote tgz não funciona de jeito nenhum.
Mas felizmente se baixar o tar.gz, entrar em src e só usar ./gcipher -c Rot -k 5 cript.txt o modo gráfico não funciona, porque ele tenta importar uns módulos do gnome (não tenho instalado). Mesmo assim é legal...
[5] Comentário enviado por metabolicbh em 17/10/2007 - 14:41h
Utiliza métodos de criptografia fracos... porém é útil para tarefas simples como se comunicar com alguém por e-mail ou mensagens simples. Um método interessante seria o Base64. Parabéns pela iniciativa.