"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida."
Anthony Robbins
Qual a diferença que existe no diálogo entre duas pessoas, quando em uma situação os interlocutores logo após o diálogo dizem o seguinte:
"Nossa, parece que fulano lia minha mente e me compreendia perfeitamente, enquanto conversávamos!"
e numa outra situação, quando falam:
"Fulano não entende nada, tive que repetir a mesma coisa várias vezes. Parece até que eu estava falando grego!"
Na primeira situação podemos dizer que houve uma comunicação bem sucedida e na segunda situação, o objetivo inicial da comunicação não foi alcançado.
Isso ocorre normalmente por não haver o famoso rapport, que nada mais é do que quando duas ou mais pessoas estão em sintonia. Será um erro se levarmos em consideração apenas a fala quando falamos em rapport, já que as palavras representam apenas 7% da comunicação humana. O rapport vai muito mais além, já que envolve gestos, postura corporal, timbre de voz, tonalidade, velocidade da fala etc.
Se tivermos que escolher qual o aspecto mais importante de uma conversa durante um processo de ataque com engenharia social, pode-se dizer que o rapport é o principal.
No processo de estabelecer rapport, devemos procurar, sutil e habilmente, "imitar" os gestos da pessoa, a postura corporal, os aspectos da fala e mostrar que estamos entendendo-a e nos importando com ela, através de estruturas chaves da comunicação.
Costumamos dizer que o rapport segue a regra de seguir-seguir-conduzir...
Por exemplo, se durante uma conversa passarmos uns 5 à 10 minutos espelhando o comportamento da pessoa ("imitando" sutilmente seus gestos e posturas corporais), inclusive suas respiração e pausas na fala, e percebermos que já estamos fazendo isso automática e facilmente, podemos mudar um certo aspecto (fazer um gesto diferente) e ficar atentos para ver se a pessoa faz algo semelhante (p.ex.: você passa a mão no cabelo, e logo depois a outra pessoa passa a mão no rosto ou ajeita o cabelo). Se isso acontece, agora é você quem manda e pode definir o rumo da conversa.
Assim sendo, como nós podemos conscientemente melhorar a nossa própria habilidade de rapport? Podemos começar aprendendo o processo chamado de "espelhamento" - que é utilizado para reproduzir o comportamento da outra pessoa. Comportamentos que você pode espelhar incluem:
- Postura corporal
- Gestos da mão
- Expressões faciais
- Deslocamento do peso
- Respiração
- Movimento dos pés
- Movimento dos olhos
Espelhar é "copiar" fisicamente os comportamentos da outra pessoa de uma maneira sutil. Tente espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa enquanto estiver falando com ela - talvez a postura dela. Quando isso se tornar fácil, inclua outro suavemente, como os gestos da mão dela. Gradualmente acrescente outro e outro até você estar espelhando sem pensar sobre isso. Quanto mais você praticar, mais fácil se torna.
Como retribuição, a mesma reação positiva e confortável que você criou para a outra pessoa será sentida por você mesmo.
Imagine essa capacidade bem desenvolvida em um engenheiro social?