Com essa mudança do Google Chrome, abandonando o Netscape Plugin Application Programming Interface (NPAPI) e passando a usar o Pepper Plugin API (PPAPI), mais o fato de que Adobe não disponibiliza novas versões do plugin Flash para
GNU/Linux, foram criadas alternativas para ter o Flash atualizado no GNU/Linux.
Dentre as alternativas para ter o Flash plugin atualizado no GNU/Linux, além do uso do Google Chrome, se destacam o uso do
Pipelight e do
Fresh Player.
Não que o Pipelight tenha sido criado para isso, pois seu intuito, é permitir o uso de plugins do Windows, via Wine, no navegador Firefox do GNU/Linux. O que inclui suporte ao Silverlight, Unity 3D, entre outros. Não apenas o Flash.
Já o Fresh Player, tem o intuito de permitir o uso de PPAPI plugins no Firefox, já que o projeto Firefox se recusa a abandonar o NPAPI e adotar o PPAPI como aconteceu com o Google Chrome. Dessa forma é possível, usando o Fresh Plugin, fazer com que o Pepper Flash (Flash nativo do Google Chrome) funcione no Firefox! Uma ótima opção para quem quer Flash atualizado no GNU/Linux.
Mas, com isso surgem algumas dúvidas:
- Dentre as opções disponíveis, qual é a melhor em termos de desempenho?
- Será que o Pipelight é a pior opção, já que usa o plugin do Windows via Wine?
- Vale a pena usar o Flash atualizado, por métodos alternativos ou gambiarras, ao invés de continuar com o Flash nativo do GNU/Linux?
- Há diferença de desempenho entre usar o Pepper Flash nativo no Google Chrome e o mesmo plugin no Firefox através do Fresh Player?
Para responder a essas perguntas, instalei todas essas opções no meu sistema e realizei o teste de Benchmark, três vezes cada, em:
Para efeitos de informação, eis algumas características do computador onde fiz os testes:
- S.O.: Slackware 14.1 multilib
- Versão do navegador Firefox: 30.0
- Versão do Google Chrome: 35.0.1916.153
- Notebook Dell Inspiron N4030
- Processador: 4x Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 380 @ 2.53GHz
- Memória: 3834 MB
Resultado dos testes (quanto maior a pontuação, melhor)
Pipelight Flash (v14.x) no Firefox:
- Teste 1: 16173
- Teste 2: 16033
- Teste 3: 16149
- Média: 16.118
Pepper Flash (v14.x) no Firefox via Fresh Plugin (v0.1.0):
- Teste 1: 15561
- Teste 2: 15644
- Teste 3: 15571
- Média: 15.592
Pepper Flash (14.x) nativo no Google Chrome:
- Teste 1: 16352
- Teste 2: 16866
- Teste 3: 16593
- Média: 16.603
Adobe Flash (v11.x) nativo para GNU/Linux no Firefox:
- Teste 1: 13915
- Teste 2: 13908
- Teste 3: 13955
- Média: 13.926
Melhores opções com base nos resultados:
- Flash nativo no Google Chrome (16.603)
- Pipelight Flash no Firefox (16.118)
- Pepper Flash no Firefox (15.592)
- Flash nativo para GNU/Linux (13.926)
Mais claro, em forma de gráfico:
Desempenho medido em pontuação no benchmark
Conclusão
A diferença entre os dois melhores é pequena. Ambos ficaram com mais de 16.000 pontos. Levando em conta que o Google Chrome não é mais compatível com plugin Java (e que o Firefox continua sendo), a opção mais completa seria a segunda (Pipelight Flash no Firefox) para quem quer o plugin Java funcionando no navegador. Para quem não precisa do plugin Java, a melhor opção é usar o Google Chrome mesmo.
Agora ficou claro também, que a pior opção é usar o Flash nativo do GNU/Linux oferecido pela Adobe. Qualquer uma dessas gambiarras é melhor que usar o Flash padrão no GNU/Linux. O principal motivo disso, muito provavelmente, se deve ao fato da versão nativa ser antiga e não vem recebendo as melhorias existentes no mesmo plugin para os outros sistemas.
Outra coisa interessante, é que o Flash do Windows sendo usado no GNU/Linux, via Pipelight/Wine, ainda é uma opção melhor que usar o Pepper Flash nativo para GNU/Linux no Firefox!
Com base em suas necessidades, a questão é decidida por conta de precisar ou não do plugin Java. Se precisar, a melhor opção é a segunda (Pipelight Flash no Firefox), mas se não precisa de plugin Java, a melhor opção é a primeira (Flash nativo no Google Chrome).
PS.: para instalar o Pipelight Flash no Ubuntu e no Linux Mint, faça:
$ sudo add-apt-repository ppa:pipelight/stable
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install --install-recommends pipelight-multi
$ sudo pipelight-plugin --update
$ sudo pipelight-plugin --enable flash
Abraço.