Planejando a migração de aplicações comerciais para o Linux/GNU

Muitas empresas estão apostando no Linux e nos softwares Open Source no planejamento de redução de custos com servidores e desktops. Uma migração mal planejada pode servir como uma armadilha ao gerente de projeto, pois ao invés de reduzir os custos, irá reduzir também a produtividade da empresa. Saiba quais os cuidados ao planejar a migração.



[ Hits: 28.824 ]

Por: Eduardo Kanashiro em 01/04/2004


Conclusão



Como profissional de informática há mais de dez anos, estou acompanhando o surgimento de uma geração de profissionais que já iniciam a carreira com softwares livres. Nós da velha geração, tivemos que portar nossos conhecimentos baseados em plataformas comerciais proprietárias para o ambiente servido pelos softwares livres GNU, e mesmo alguns dos velhos gurus do UN*X, há tempos deixaram de lado o orgulho frente ao potencial do Linux.

Os profissionais de informática devem ser suficientemente dinâmicos para se adaptarem a mudanças radicais de ambientes. Isto não acontece somente na transição entre os softwares livres e proprietários. Tenham como exemplo a Microsoft que está gradativamente diminuindo o apoio ao Visual Basic e ASP em favor do .NET e C#. Muitos profissionais de informática imaginaram que a M$ estaria dando um tipo nos próprios pés abandonando uma linguagem que ela havia criado dentro de seus moldes, com recursos poderosos e fácil de programar, em favor de uma plataforma orientada a objeto, amplamente conhecida dos velhos programadores de linguagens Borland e Open Source. A Microsoft acertou mais uma vez (ainda que tarde), pois o .NET e o C# são capazes de oferecer recursos mais eficientes de programação, como também agradou muitos programadores de antigas plataformas não-M$.

Para efetuar a migração da empresa ao ambiente Open Source, é necessário mesclar o dinamismo com a racionalidade.

Os casos de migração mal-sucedidos ocorreram nas empresas que "forçaram" a migração sem um estudo detalhado dos impactos causados pela incompatibilidade de aplicações e arquivos. Esta situação pode levar um departamento inteiro a improdutividade total.

Espero poder ajudar a comunidade OpenSource com esta meu primeiro artigo para o site.

FalowZ!

Japs (curtindo o som do Asian dub Fundation - Enemy of the Enemy)

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O perfil do ambiente de trabalho
   2. Ambiente de servidores
   3. Ambiente desktop / estações de trabalho
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

GNOME 3 no Slackware 14 com dropline GNOME

Usando o Linux como um studio de gravação (parte 1)

Os novos plugins do Compiz

Agora SIM, aMSN com suporte a anti-aliasing

LinuxKidX

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wconserta em 02/04/2004 - 13:48h

Parabens pelo artigo, Eduardo eu passei por situação parecida aqui onde trabalho onde o planejamento na migração foi muito importante , seu arquigo é bom para que adminitradores não vão pelo que gosta mais sim planeje , tipo ja vi muito colegas querendo implanta linux numa empresa inteira doa o que doer, ai ja viu o resultado usuario reclamando enfim seu artigo é bom para da uma boa orientação a essa pessoa , o caso que você falou do office foi um bom exemplo.

[2] Comentário enviado por wconserta em 02/04/2004 - 13:51h

Parabens pelo artigo, Eduardo eu passei por situação parecida aqui onde trabalho onde o planejamento na migração foi muito importante , seu arquigo é bom para que adminitradores não vão pelo que gosta mais sim planeje , tipo ja vi muito colegas querendo implanta linux numa empresa inteira doa o que doer, ai ja viu o resultado usuario reclamando enfim seu artigo é bom para da uma boa orientação a essa pessoa , o caso que você falou do office foi um bom exemplo.

[3] Comentário enviado por cvs em 05/04/2004 - 10:21h

somente um comentario sem noção.. mas não seria GNU/Linux ?
não adianta falar que é a mesma coisa. :-x

[4] Comentário enviado por crayon em 28/02/2005 - 11:10h

Parabens pelo artigo! Se todos os administradores tivessem estas idéias em mente, diminuiria em muito os problemas, principalmente com o ussário final. Acrescento ainda um treinamento de qualidade e sempre manter todos os usuários informados. Isso é muito importante porque toda mudança que é informada e é feita com planejamento, transmite tranquilidade e confiança aos usuários!

é isso ...

[5] Comentário enviado por SergioYuma em 06/07/2006 - 08:48h

Parabéns...

Estou passando pelo processo inicial de estudos para realização de uma migração Microsoft/linux. O artigo esclareceu muitas dúvidas.

[6] Comentário enviado por hsilva em 14/12/2006 - 20:55h

nota + ...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts