Pessoal, depois de muito pesquisar sobre como fazer isso achei melhor postar a forma como decidi fazer, uma vez que não encontrei na net alguma coisa mais simples.
Tudo que queria era que um cliente de e-mail no servidor Linux enviasse periodicamente o IP para meu e-mail ou então a cada vez que fosse ligado.
A idéia é que se você tem vários servidores por aí e todos estão em IPs dinâmicos, então a cada vez que forem reiniciados juntamente com o roteador ele teria um novo IP e para acessar esse maledito eu teria que ter o IP mais atual.
Procurei, procurei, procurei e só encontrei na net dicas bem complexas, mesmo usando o mutt eu teria que configurar uma "porrada" de coisas como o fetchmail, sendmail, sendEmail, procmail, ... e por aí vai. Já imaginou ter que configurar todo um servidor de e-mail apenas para enviar um simples email?! Sacanagem! Então bolei esse script para receber os últimos IPs dos meus servidores.
Sei que o script está primário e pode ser melhorado, otimizado, reduzido e uns cambal, mas o importante é que ele funciona. Eu uso Fedora e tenho sempre que instalar o sendmail e o mutt, só isso, e o sendmail tem que estar rodando mas não é necessário configurá-lo, basta rodar o script abaixo toda vez que você desejar receber os IPs da máquina via e-mail e você pode chamar ele no CRON para funcionar com periodicidade ou então colocar no rc.local para cada vez que reiniciar.
[3] Comentário enviado por mottinha em 07/06/2007 - 20:59h
Esse script é muito interessante, soh que me perdi no meio dele....hehe
Eu gostaria de um script semelhante a esse mas que somente enviasse um arquivo html anexo, onde esse arquivo html fosse fariável, pois estou migrando de um servidor windows com iis (onde o aplicativo roda nao sei como) para um servidor linux com apache e sendmail.
Em que parte do script eu consigo somente anexar um arquivo e preencher um email?
[4] Comentário enviado por rcaliman em 07/06/2007 - 22:43h
também acho muito mais pratico usar um sistema no estilo do no-ip.com, até porque vários deles já oferecem inclusive clientes para Linux. Uso aqui a muitos anos e nunca tive problemas.
[5] Comentário enviado por carloslorenz em 08/06/2007 - 11:36h
Acho que é por isso que gosto tanto de REBOL. Não é preciso instalar nada a não ser o binário de rebol (www.rebol.com) e com o pequeno script abaixo, você obtém os endereços das interfaces da máquina.
sempre que precisar:
REBOL[]
addresses: copy []
foreach x (get-modes tcp://:65432 'interfaces) [append addresses x/addr]
forall addresses [print first addresses]
[6] Comentário enviado por edirlf em 09/06/2007 - 21:39h
Eu achei bem válido o artigo. É bom saber outras formas de se fazer isso, o que nos abre caminho para estar utilizando-o junto com outras aplicações também.
Aliás, o no-ip tem uma função pra enviar o ip que a máquina está utilizando por email periodicamente?
[8] Comentário enviado por pitombera em 11/06/2007 - 23:34h
Bem, a intenção foi melhor do que a funcionalidade ... o no-ip é bem mais robusto ... vc coloca na inicialização do seu sistema e ele continua vericando sempre ... mas ao menos serviu pra vc aprender um pouco mais sobre shell-script .. não entedi o pq de usar o mutt(client de e-mail) em conjunto com o sendmail( servidor mta ) já q estás a usar um mta remoto, do contrário poderia usar um wrapper do próprio mta interno.
Anexar arquivo com o mutt é só anexar com o parametro '-a arquivo'
[9] Comentário enviado por LECORTEZ em 09/02/2008 - 16:35h
Artigo interessante, mostra a possibilidade de envio de informações diversas direto para o e-mail.
Embora existam diversas maneiras de se fazer isso. Eu uso um script parecido, pra mim é interessante saber cada vez que o servidor é desligado ou reiniciado. Quando isso acontece eu recebo um e-mail informando.