Antes de mais nada, temos de preparar o nosso ambiente. O que utilizarei ao realizar o artigo será o editor VI e o compilador Gcc. Meu Gcc está na versão 4.3.2, e como sistema operacional, estou com o GNU/Linux, distribuição Debian.
Você não precisa necessariamente utilizar o mesmo editor que eu, se preferir, pode usar o Nano e caso não tenha tanta intimidade com o modo texto, pode usar outro editor como o Gedit, Scite etc ou utilizar uma IDE, como o Code::Blocks ou o Geany. Caso alguém possua interesse no Geany, eu tenho uma dica aqui no Viva o Linux sobre ele, caso alguém queira dar uma conferida:
[1] Comentário enviado por br_rafael em 30/01/2011 - 12:39h
#include <stdio.h>
#include <SDL/SDL.h>
int main(){
SDL_Surface* tela;
SDL_Init(SDL_INIT_EVERYTHING); // Iniciar o SDL
tela = SDL_SetVideoMode(640,480,16,SDL_SWSURFACE);
SDL_Delay(4000); // Esperar 4 segundos
SDL_Quit();
return 0;
}
Quando compilo aparece:
$ gcc -o teste-1-sdl teste-1-sdl.c
/tmp/cciduLoZ.o: In function `main':
teste-1-sdl.c:(.text+0xe): undefined reference to `SDL_Init'
teste-1-sdl.c:(.text+0x27): undefined reference to `SDL_SetVideoMode'
teste-1-sdl.c:(.text+0x35): undefined reference to `SDL_Delay'
teste-1-sdl.c:(.text+0x3a): undefined reference to `SDL_Quit'
collect2: ld returned 1 exit status
[6] Comentário enviado por br_rafael em 30/01/2011 - 13:12h
Ficou uma sensação de quero mais...
Queria um "Parte 2" mostrando como fazer um personagem se movimentar de um lado a outro da tela (com as setas do teclado e o com o boneco em PNG mexendo as pernas).
[7] Comentário enviado por andrezc em 30/01/2011 - 13:20h
Oi, Rafael. Então, no próximo artigo eu estarei dando continuidade a manipulação de imagens na tela, mas se eu conseguir resumir bem, talvez dê para falar algo sobre eventos do teclado. Vou escrever a parte 2 sábado que vem.
[10] Comentário enviado por br_rafael em 30/01/2011 - 17:25h
andrezc, estarei aguardando ansiosamente pela "Parte 2". Eu pretendo trabalhar com jogos multiplataforma (Linux e Windows).
Quando eu ganhar R$ 1.000.000,00 com um jogo, estarei muito feliz ao ponto de liberar o código-fonte em licença GPL :) Tenho interesse em criar um jogo 2D de código-aberto para praticar minhas futuras habilidades. Quem souber SDL e C/C++ está convidado a participar. Programo em PHP desde de 2005, mas em C/C++ desde 2011 (não tenho nem 3 semanas de prática). O convite está ai, quem tiver interesse, entre contato comigo. Vamos aprender juntos? A ideia para o jogo eu já tenho.
[11] Comentário enviado por andrezc em 30/01/2011 - 17:53h
Mas você sabe que C e C++ são duas linguagem diferentes, não é ?! Não vou ajudar diretamente em seu projeto pois trabalho o dia inteiro e vou ao curso durante a noite, mas se tiver alguma dúvida e eu souber, eu respondo numa boa.