Pular para o conteúdo

SMART Package Manager

De vez em quando surgem novas aplicações para auxiliar na instalação de softwares no Linux, onde ele faz a checagem das dependências, instalando-as quando necessário, facilita atualizações, dentre outras coisas. O SMART surgiu dentro dessa filosofia e ao utilizá-lo durante algum tempo acabei gostando e então resolvi falar um pouco sobre ele.
Victor Marcus de Oliveira Castro supradados
Hits: 33.821 Categoria: Linux Subcategoria: Software
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Parte 4: Preenchendo campos

Vamos finalizar nossa explanação 'populando' as informações necessárias para iniciarmos nossa brincadeira...

Os campos 'Apelido' e "Nome' podem ter o mesmo conteúdo. Perceba que o campo tipo já está preenchido com o tipo anteriormente definido. No campo 'URL Base' preencha com aquele primeiro link que encontramos:
Agora vem o outro pulo do gato: o campo 'Componentes' vai informar ao SMART quais diretórios RPMS.[algumacoisa] devem ser pesquisados. Na verdade ele não vai ler o conteúdo do diretório e sim localizar uns arquivos .xml.gz dentro de um subdiretório 'repodata', onde constarão todas as informações sobre os pacotes armazenados no diretório principal acima. Portanto, preencha 'Componentes' com as palavras que você deseja que o SMART pesquise os pacotes. No nosso exemplo, adicionaremos as palavras 'alternatives' e 'ivazquez'. Mesmo que o diretório esteja vazio, adicione-o, futuramente ele poderá ser preenchido.

Veja como esse canal fica preenchido:


Clique Ok para finalizar, clique Fechar na Janela Canais (ele vai atualizar o cache, não os canais) e logo após clique no primeiro ícone da barra de ferramentas, que é para atualizar as informações dos canais.

   1. Introdução
   2. Localizando repositórios
   3. Adicionando repositórios
   4. Preenchendo campos
   5. Meus repositórios

Certificação Java - 2 - Literals and Ranges of All Primitive Data Types (Exam Objective 4.6)

Certificação Java - 1 - Java Programming Language Keywords (Exam Objective 4.4)

Instalando antivírus LinuxShield no SuSE e OpenSuSE

Filesystem do Nokia 6225 no Linux

Zabbix Network Monitoring

i3 - Tilling Window Manager

Novidades e mudanças na estrutura e configuração do Grub2, fique por dentro!

#1 Comentário enviado por Phantom X em 13/07/2006 - 00:54h
Legal escrever sobre o Smart. Considero o melhor gerenciador que existe, inclusive melhor que o apt e o yum, inclusive ele usa repositórios de ambos.

Dica: Alguns repositórios disponibilizam um RPM que adiciona seus canais no Smart automaticamente também.
#2 Comentário enviado por Century_Child em 16/03/2007 - 13:34h
O Smart é um dos melhores, se não o melhor, gerenciador de pacotes.
Uso ele no SuSE 10.2 e não deixa nada a dever a outros gerenciadores (como o dpkg/apt-get).

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.