Com a tabela já criada contendo todos os ítens necessários,
basta agora inserir os dados específicos a cada ítem. Faremos
isso diretamente na tabela.
Inserindo dados diretamente na tabela
O primeiro passo será pressionar a tecla F4 para abrir a janela
Fonte de dados, onde estará localizada a Tabela. Ao lado aparecerão
todos os campos. Em nosso caso, aparecerão: Aluno, Período, Curso,
Unidade, Endereço, Cidade, Estado e Cep.
Figura 5 - Exibição dos dados da tabela
A inserção de dados nos campos é feita de uma forma bastante simples.
Primeiramente posicione o cursor em qualquer um dos campos e digite
um dado, note que ao começar a digitar aparecerá automaticamente uma nova
linha abaixo da qual se está digitando. Este procedimento poderá ser
repetido toda vez que você quiser inserir novos dados no banco de dados
ou, ainda, modificar os dados já existentes. Para alterar algum ítem
basta clicar sobre ele e digitar a nova referencia.
Figura 6 - Inserindo itens na tabela
Para inserir campos no documento, clique sobre o retângulo
anterior aos campos, selecionando assim toda a linha, agora
basta segurar o botão do mouse e arrastar até o local especificado
no texto. como na figura a seguir.
Figura 7 - Transferindo dados do banco de dados para o documento
Uma janela será aberta, nela há opções de exibição dos dados como:
Tabela, Campos e Texto. Veremos como funciona cada um deles.
Tabela: O modelo de exibição em modo Tabela irá inserir no texto uma
tabela contendo todas os dados referentes as colunas selecionadas. Esta
seleção se faz da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique
em um dos botões ao lado direito, veja suas definições:
- ">>" - Este botão insere todos os campos;
- ">" - Insere apenas o campo selecionado;
- "<" - Retira um campo;
- "<<" - Retira todos os campos inseridos.
Figura 8 - Visualização em forma de Tabela
Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os dados
relativos aos campos selecionados serão inseridos em forma de tabela.
Campos: O modelo de exibição em modo Campos irá inserir no texto os
campos contendo todos os dados referentes aos ítens selecionados. Esta
seleção se faz da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique
no botão ">," irá inserir apenas o campo selecionado na caixa ao lado,
podendo ser inseridos quantos campos desejar, até mesmo repetí-los.
Figura 9 - Visualização em forma de Campos
Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os campos
selecionados serão inseridos no documento.
Texto: O modelo de exibição em modo Texto irá inserir no texto os
campos contendo todos os dados referentes aos ítens selecionados,
sendo possível inserir textos anexos aos dados. Esta seleção se faz
da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique no botão
">," irá inserir apenas o campo selecionado na caixa ao lado, mas
pode ser inseridos quantos campos desejar, até mesmo repeti-los.
Figura 10 - Visualização em forma de Texto
Os campos serão distinguidos pelos sinais de "<" ">", o exemplo a
seguir aparecerá no documento da seguinte forma:
Exemplo:
Aluno: Miguel, Cidade: Guarapari
Figura 11 - Agrupamento de textos aos dados do banco de dados
Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os campos selecionados serão inseridos no documento.
Pronto, agora você já sabe como trabalhar no OpenOffice
utilizando Mala Direta. Até o próximo artigo!!!
Abraços,
Rubens Jr. (Rubão)