Muitas pessoas se perguntam se o
LibreOffice é capaz de ser a ferramenta padrão para arquivos de escritório. Hoje o LibreOffice supre as necessidades de uma empresa sem muitos transtornos.
Há dez anos, eu ouvia muito pessoas comentarem que os usuários não gostam de mudanças, especialmente as relacionadas com softwares livres, isso não é bem certo e mudanças relacionadas a softwares livres podem ser bem-sucedidas.
Neste artigo compartilho minha experiência relacionada à implantação do LibreOffice em um escritório.
Descrição do escritório
O escritório utiliza o software de gestão (ERP) Protheus da empresa TOTVS. O LibreOffice já era utilizado como ferramenta secundária, para abrir arquivos enviados por pessoas ou empresas que utilizam o LibreOffice (inclusive bancos), ou para alterar arquivos em PDF, o LibreOffice já era conhecido pelos usuários.
O processo de migração:
- Instalar o LibreOffice;
- Backup dos arquivos;
- Converter os documentos com o próprio assistente do LibreOffice;
- Validar arquivos convertidos.
Aprendizado durante a migração
Durante a mudança antigos problemas aparecem, isso acontece em especial com fórmulas erradas. Planilha com muitas abas pode acarretar lentidão para abrir, tínhamos uma planilha com 33 abas que depois foi ajustada para ter no máximo 12 abas, o tempo de abertura foi reduzido em 10 vezes menos em um computador antigo.
Planilhas geradas por outros sistemas podem apresentar problemas, em especial com apóstrofes e caracteres numéricos, a solução encontrada foi a remoção desse tipo de formatação, conforme orientado nesse link:
Integração com o ERP
O Protheus possibilita a integração com o LibreOffice, relatórios são facilmente abertos em uma planilha, bem como em documento diagramado do Draw.
Porém, a integração com modelos de documentos, não consegui fazer funcionar no LibreOffice, sendo que esse processo necessita ser feito manualmente ou através de uma rotina personalizada.
Conclusão
O LibreOffice pode ser a ferramenta padrão para arquivos de um escritório. Já perguntaram se o seu uso é produtivo, posso dizer que é produtivo depois de os usuários se adaptarem.
A maior dificuldade no uso do LibreOffice, está mais relacionada à união da equipe de Tecnologia e da aprovação da Diretoria do que a aceitação dos usuários. Um bom suporte interno faz a diferença, se não houver união da equipe de Tecnologia, haverá reclamações desnecessárias que minam a confiança tanto no LibreOffice, quanto na equipe de Tecnologia.
Os usuários que enfrentam alguma dificuldade pessoal, sofrem mais com as mudanças e demoram mais a usar com segurança o LibreOffice. Outro grupo que apresenta resistência, são os usuários que possuem alta afinidade com outras ferramentas, porém passado um período, estes aplicam suas habilidades e criam documentos incríveis.
A maior vantagem do LibreOffice é que ele é um software livre, a sua segunda vantagem é que ele trabalha muito bem com arquivos gerados em outras ferramentas livres ou não livres, uma terceira vantagem é o favorecimento do uso do
GNU/Linux em estações de trabalho, já que o Protheus (ERP) funciona muito bem com GNU/Linux.
O uso por vários do LibreOffice neste escritório, comprova que seu uso pode ser bem-sucedido em ambientes corporativos.