Todos sabemos que acidentes diversos podem desfigurar rostos, amputar braços, pernas e etc. Pelo menos no campo da edição de imagens, a medicina já sabe como amenizar de forma não "robótica" as imperfeições naturais de uma pessoa ou até mesmo devolver um rosto normal a quem sofreu algum sinistro.
Vamos começar com um exemplo prático.
Acne: Todos nós as odiamos, mas pelo menos em "foto" podemos nos livrar delas sem aqueles tratamentos medievais.
Abra a imagem a ser modificada:
Agora olhe atentamente para as imperfeições e para a tonalidade da pele da pessoa. Note que uma reconstrução total não é recomendada (pele perfeita é sinal de correção em massa e o resultado geralmente é extremamente artificial).
Para resolver o problema, vamos aplicar a ferramenta "Carimbo" em lugares onde é possível (é muito eficiente quando precisamos cobrir áreas pequenas). A ferramenta mencionada está sob o ícone abaixo, bastando clicar no mesmo.
Selecione a ferramenta mencionada e em seguida num dos brushes, dê sempre preferência por um que tenha o tamanho da área que você deseja efetuar a mudança. Caso nenhum dos que você possui o satisfaça, lembre-se que você pode editar o que pretende usar ou ainda criar um novo, utilizando o menu de brushes do Gimp:
Para usar a ferramenta utilize os seguintes passos:
Na imagem, aperte a tecla "ctrl" (control) e segure-a, agora selecione uma área de tonalidade similar a "danificada", mas inteira e clique nela. Agora aplique sobre a área danificada.
Abaixo temos a ferramenta "Carimbo" em ação.
Certos "danos" ou "imperfeições" não podem ser corrigidos apenas fazendo o uso desta ferramenta. Para completar o que não pôde ser feito, utilizaremos a ferramenta "Borrar".
Selecione a ferramenta:
Agora escolha um dos brushes como fizemos anteriormente observando os mesmos critérios e vá passando até que o dano fique menor ou desapareça (não se esqueça de ajustar a opacidade se necessário).
Repetindo: Não é adequado remover TODOS os danos, a menos que o cliente peça ou você deseje. Removendo tudo a figura pode ganhar um ar "artificial extrapolado", assim todos irão perceber a manipulação.
Aqui vemos o resultado final. Lembre-se de que quanto mais harmoniosa for a coloração da pele e mais suaves forem as mudanças, melhor para você e para o seu trabalho (a menos que o objetivo não seja uma coisa realista).