1.0 Introdução
1.1 Sobre o documento
1.2 Rápida introdução
2.0 Instalação do Ubuntu com modo dual boot
3.0 Principais configurações
3.1 Processo de configuração da rede
3.2 Atualizando o Ubuntu
3.3 Instalando o BrOffice.org
3.4 Instalando o Java
3.5 Instalando o Flash player
3.6 Instalando codecs e plugins de áudio
3.7 Instalando pacotes para extrair arquivos .rar e .zip
3.8 Instalando alguns players
3.9 Para criar CDs de áudio, dados, DVDs, queimar imagens ISO de CD e DVD
4.0 Mensageiros instantâneos e comandos
4.1 MSN no Ubuntu
4.2 Comandos básicos
5.0 Sobre o autor
Introdução
1.1 Sobre o documento
Bom pessoal, antes de mais nada este artigo foi implementado com o objetivo de ajudar muitos iniciantes a se integrar no mundo do
Linux, como todo usuário sabe a dificuldade é apenas no início e com este apoio estarei quebrando este pacto que por muitas vezes impede a maioria das pessoas de continuar a utilizar o Linux.
Atualmente muitas escolas tem implementado laboratórios de informática no qual o sistema utilizado é software livre, além de muitas faculdades ensinarem muitas coisas no Linux, e utilizam na maioria das vezes o mesmo como principal sistema operacional.
1.2 Rápida introdução
Neste artigo irei descrever os primeiros passos a serem seguidos por uma pessoa que está tendo o primeiro contato com o sistema Linux, em nosso caso estaremos falando do Ubuntu. Desde o processo de instalação até algumas configurações mais avançadas.
Iremos utilizar o Ubuntu 10.10, pois é um dos sistemas Unix mais voltado ao usuário final, pois existem diversas ferramentas de apoio tanto de aplicativos quanto suporte para configurações, além de ter um ambiente bem agradável com janelas e ícones bem fáceis de serem utilizados.
E para você que sempre quis utilizar o Linux, mas que no meio desta migração irá continuar necessitando por algum motivo dos Sistema Operacional da Microsoft, irei também ensinar a utilizar o modo dual boot na máquina, onde o usuário poderá optar na inicialização pelo Windows ou Linux tornando sua migração bem mais agradável e de forma segura.
A vantagem de usar a plataforma Linux é que ele tem o código aberto, ou seja, ele é livre aos usuários que desejam modificar, manipular a seu gosto e necessidade e até mesmo colocá-lo em teste para outros usuários.
Em 2008, quando realmente comecei a utilizar o Linux, vi que existiam vários sites, artigos e dicas sobre ele, mas muitas vezes não davam o suporte ao iniciante, eles ensinavam apenas partes de problemas ou mesmo soluções, então espero que este artigo seja apenas um empurrãozinho para quem nunca instalou ou usou o Ubuntu e possa viajar neste fantástico mundo do SOFTWARE LIVRE.
Seguindo com uma série de tópicos bem explicativos e ilustrados.