O
Chromebook é um notebook de baixo custo (se bem que não sei se R$ 800/900 é o que eu chamaria de baixo custo) do Google, contando com o
Chrome OS, sistema baseado na nuvem leve e eficiente.
Para o usuário final, aquele que quer apenas postar fotos e bobagens no Facebook, olhar as promoções que as lojas enviam por e-mail e assistir alguma coisa no YouTube ou Netflix, o sistema é perfeito.
Porém, e se você for um desenvolvedor, ou mesmo um entusiasta de programação? O que fazer? Você comprou o Chromebook, sabia de suas configurações, de sua utilidade, mas de repente imagina que seria uma boa esse computador leve e rápido poder rodar um Apache para testar seus scripts em PHP. Ou rodar um Ruby para testar seus códigos ou mesmo compilar em
C para poder usá-lo durante as aulas de estrutura de dados.
Então o objetivo da dica é essa, instalar o
Ubuntu (no caso, com Xfce) para extrair um pouco mais desse gadget.
Backup do sistema
Como precaução para qualquer eventualidade, vamos fazer backup do sistema. Existe um app do Chrome oficial que faz isso, pegue no link abaixo:
Depois de instalar, abra-o e siga os passos. Você deverá escolher o modelo de seu Chromebook, como a dica é para o aparelho com processador ARM da Samsung, posso dizer que o reconhecimento do modelo foi automático, provavelmente em outros modelos também seja.
Lembre-se que você precisará de um pendrive (ou cartão SD) de pelo menos 4 GB espetado para o backup. O processo de backup irá demorar uns 10 ou 12 minutos.
Modo de desenvolvedor
Para prosseguirmos, precisamos deixar o Chromebook em modo desenvolvedor. Nesse modo, todos os dados que estão armazenados localmente (por padrão, na pasta Downloads) serão apagados. Por isso, caso seja necessário, faça backup de seus dados antes de prosseguir.
As telas que são apresentadas quando fazemos os procedimentos para habilitarmos esse modo são um quanto tanto assustadoras, mas nada de mais. Aconselho a ler as mensagens na tela com atenção, para você saber o que está acontecendo.
O que você precisa fazer:
1. Para entrar no modo desenvolvedor, digite o seguinte atalho:
Esc+Refresh (botão com símbolo de atualizar)
+ Power (botão liga/desliga)
2. Na sequência irá aparecer uma mensagem com uma exclamação dizendo que o sistema foi perdido ou danificado, simplesmente digite:
Ctrl+d
3. Uma mensagem avisando que os seus dados serão apagados irá aparecer, tecle
Enter e prossiga.
Agora irá demorar um pouquinho, pode tomar um cafezinho e aguardar uns 15 minutinhos. Aparecerá um loading em formato de terminal no alto do monitor para você saber o quanto anda a coisa.
Depois basta esperar o reboot que aparecerá a tela inicial de configuração do sistema (aquela que aparece quando você liga o Chromebook pela primeira vez). No(s) reboot(s) ocorreram alguns bips do sistema, não fique alarmado, normal. Na sequência, faça seu login para entrar no sistema.
Crouton
Depois de logar no sistema, faça o download do Crouton pelo link:
Agora vamos digitar o seguinte atalho para aparecer um simplório shell:
Ctrl+Alt+t
Na sequência iremos habilitar um shell de verdade, digite o comando:
shell
E agora a instalação, para isto digite o comando (considerando que o arquivo baixado anteriormente esteja na pasta Downloads):
sudo sh -e ~/Downloads/crouton -t xfce
Este comando irá instalar o Ubuntu com a interface Xfce. Aguarde a instalação que pode demorar mais ou menos uns 15 minutos de acordo com a velocidade da sua internet. No final da instalação, será pedido um nome de usuário e senha para o novo sistema.
Para entrar no Ubuntu, digite o seguinte no terminal:
sudo startxfce4
Finalizando
Pronto, agora você tem os dois sistemas funcionando em seu Chromebook.
Lembrando que você não tem um dual-boot e muito menos um sistema rodando dentro de uma máquina virtual. O Ubuntu utiliza a mesma "base" do Chrome OS para rodar. Você irá perceber como ele roda rápido e liso no HD SSD.
Para alternar entre um sistema e outro, digite um dos atalhos:
- Ctrl+Alt+Shift + Seta-para-direita
Ou:
- Ctrl+Alt+Shift + Seta-para-esquerda
Obs.: essas setas são aquelas que ficam lá na parte de cima do teclado.
Para encerrar o Ubuntu, basta deslogar.
Se você quiser ver os sistemas possíveis de serem instalados pelo Crouton, digite o seguinte comando no shell:
sh ~/Downloads/crouton -r list
Bibliografia
Github do Crouton (se você quiser que o Ubuntu rode numa janela do Chrome OS, leia a documentação - é fácil, só instalar uma extensão no Chrome antes de iniciar todo o processo):
Página do Chromium explicando como habilitar e o que é o modo de desenvolvedor do sistema. Geral:
Samsung Chromebook com CPU ARM:
Qualquer dúvida ou apontamento de erro, comentem.