Conheça o apt-file, uma extraordinária ferramenta que expande ainda mais os poderes mágicos do APT. Com ele você pode localizar facilmente arquivos individuais dentro de pacotes que ainda nem estão instalados no seu sistema.
Quem nunca quis compilar um programa e ele acusa que tal lib
(por exemplo, libfoobar.so) não foi encontrada?
Bom, usuários de Debian raramente sofrem deste problema, pois existe
o apt-get a disposição para instalar os pacotes, mas se por
alguma razão (o pacote do apt estiver muito desatualizado ou não
estiver disponível) for necessário compilar o pacote manualmente,
claro que podem existir problemas de dependências.
Para resolver isto usaremos o apt-file. Ele permite procurar
arquivos dentro de pacotes existentes no servidor de pacotes do APT.
Antes de mais nada, vamos instalá-lo:
[1] Comentário enviado por fabio em 27/02/2004 - 01:36h
É por essas e mais outras que considero o sistema de empacotamento do Debian disparado o melhor dentre todas as distribuições. O apt-get aliado às suas ferramentas de auxílio como o apt-file é imbatível!
No Debian unstable existe um pacote chamado auto-apt que também é sensacional. Ele vem para resolver todos os seus problemas de compilação, por exemplo, quando você for rodar um programa qualquer e este fizer uso de algum arquivo que não existe no sistema, o auto-apt automaticamente instala o pacote que possui este arquivo para você, é sinistro. Por exemplo:
# auto-apt ./configure
Se faltar algum include no ./configure do código-fonte compilado em questão, o pacote requerido será automaticamente instalado, você nem precisa saber o nome dele.
[4] Comentário enviado por repolho em 02/03/2004 - 17:51h
hehehhe Parabens pelo artigo obake, eu estou meio desatualizando em relacao ao GNU/Debian pq fiquei uns 2 anos sem Linux, e por causa disso instalei muita coisa por source(inclusive o GTK cagada nao? hehhe), mas por causa das dicas dos Debian users daqui to arrumando aos poucos.
[5] Comentário enviado por DarkInner7 em 14/03/2004 - 05:09h
O apt-file realmente é muito bom, os coders da Debian semper conseguem se superar, já precisei usar o apt-file, alem de ser muito util, é tambem muito simples, me foi muito util quando tive que instalar um plugin para Gkellm chamado Trayicons (eu uso Fluxbox, dai a necessidade de icones pelo menos lá no gkrellm), cujo qual fiquei por falta de um determinado .so.
10 a 0 para o Debian em relação as outras distros quando se trata de empacotamento.
[6] Comentário enviado por will-hxcx em 12/08/2004 - 10:02h
Debian na Veia!!! =-] , o único problema "sério" que eu tive com essa distro foi uma vez com a inicialização do KDE, depois de confirmar o login do xdm ele fikava ali parado.. a tela vazia e o mouse =/
Mais ai instalei o kdm (q instalou meu kde inteirinho de novo) e resolvido =]. Muito bom artigo!! Parabéns
[9] Comentário enviado por thelinux em 03/01/2006 - 18:08h
Sinceramente quando vejo estes comentários que o Debian é melhor que outras Distros fico meio que preocupado...
Acho que o Linux está concorrendo com ele mesmo. Isso não é bom para ele, mas é bom para as outras empresas.
[12] Comentário enviado por mariosimoes em 03/01/2010 - 10:08h
Muito legal! estava procurando uma solução para algumas dependências e achei na pesquisa a dica do apt-file. Realmente, é uma bela ferramenta. É a força do SL e do Debian. obrigado e parabéns!
Eu uso mais o auto-apt do que o apt-file, mas no Debian há varias maneiras de se fazer a mesma coisa, uma característica que prezo muito, e cada solução deve ser avaliada pela sua necessidade.
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden