O
Ventoy não requer ser instalado no sistema para utilizá-lo. Para fazer uso dessa ferramenta devemos seguir os seguintes passos:
1. Baixar o programa
Primeiramente devemos fazer o download em:
Usuários
Linux devem baixar o arquivo tarball (tar.gz).
2. Descomprimir o arquivo
Descomprima o arquivo baixado no passo anterior. Utilize a ferramenta que desejar para descomprimir, podendo ser por linha de comando ou via interface gráfica.
Após navegue até a pasta criada ao descomprimir; verifique a existência do arquivo "Ventoy2Disk.sh".
3. Cuidados a serem tomados antes da instalação do Ventoy em um pendrive
Para instalar o Ventoy em um pendrive alguns cuidados devem ser tomados.
i - Em primeiro lugar, a instalação irá formatar o pendrive, ou seja, haverá a perda de todos os dados; assim, certifique-se de ter cópia dos arquivos do pendrive (caso seja necessário).
ii - Em segundo lugar, tome muito cuidado para determinar corretamente o pendrive. Utilize o comando "fdisk -l" (deve ser realizado por um usuário com privilégio de administrador do sistema e poderá ser executado com o comando "sudo", ou seja, "sudo fdisk -l") ou outra ferramenta (como gnome disk utility, gparted, kparted etc) e olhe cuidadosamente para não realizar a instalação sobre um HD ou SSD.
Veja um exemplo abaixo. Dei o comando "fdisk -l" e procurei pelo pendrive. O fdisk dá algumas "dicas" para não errarmos: observe que em "modelo de disco" temos "USB DISK", isso já me garante que não farei a instalação acidentalmente em um HD/SSD; além disso conheço o tamanho dele, que é de 8Gb. Assim, sei que devo realizar a instalação em "/dev/sdc".
Utilizando o
gnome-disk-utility podemos fazer essas constatações de maneira gráfica e simples:
4. Instalação
Observados os pontos no item anterior, para instalar o Ventoy em um pendrive devemos abrir um terminal e navegar até a pasta onde foi descomprimido.
A seguir damos o comando "./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdX". Esse comando requer um usuário com permissão de administrador e poderá ser executado com o comando "sudo", ou seja:
sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdX
Em "/dev/sdX" troque o X pelo valor encontrado na listagem do comando "fdisk" citado anteriormente (ou pela forma que você determinou). Em meu caso, por exemplo, o pendrive está em "/dev/sdc".
Na instalação seremos advertidos sobre a perda de dados do pendrive com um checagem dupla (irá perguntar se quer continuar, depois perguntar novamente). Além disso, para garantir que o usuário não cometa o erro instalando em um HD/SSD, ele mostra o tamanho do pendrive/disco a ser instalado.
Pronto! Feitos esses procedimentos já teremos o Ventoy instalado no pendrive e pronto para uso.
Na página a seguir veremos como colocar as ISOs no pendrive.