O VirtualBox oferece
drivers que podem ser instalados na máquina virtual para melhorar a performance do SO convidado e aumentar a integração com o SO hospedeiro com funcionalidades extras. Esses
drivers são chamados de
adicionais para convidado (_Guest Additions_). É recomendado instalá-los para tornar mais rápido e prático o uso da VM.
Se o SO convidado é o
Linux Kamarada, saiba que os adicionais para convidado já vem instalados por padrão. Mas, caso por algum motivo você precise instalá-los manualmente, siga as mesmas instruções para o openSUSE (leia a seguir).
Se o SO convidado é o openSUSE, a forma mais fácil de instalar os adicionais para convidado é obtê-los dos repositórios oficiais da distribuição, o que pode ser feito executando o comando a seguir (no SO convidado, como
root):
# zypper in virtualbox-guest-tools
De modo geral, o VirtualBox disponibiliza uma imagem ISO com os adicionais para convidado prontos para instalação no Windows ou em distribuições Linux. Na janela da VM, abra o menu
Dispositivos e clique em
Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado:
Se o SO convidado é o Windows, o instalador dos adicionais para convidado deve ser iniciado automaticamente quando a imagem ISO é inserida, ou você pode iniciá-lo manualmente a partir do leitor de DVD virtual:
Assim como o openSUSE, outras distribuições Linux podem oferecer formas mais fáceis de instalar os adicionais para convidado. Para mais informações sobre como instalar os adicionais para convidado, consulte a documentação do SO convidado e/ou do SO hospedeiro, ou o [manual do VirtualBox].
Observação: se o SO hospedeiro é o Linux Kamarada ou o openSUSE, o VirtualBox não vem com a imagem ISO dos adicionais para convidado. Quando você clica em
Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado, o VirtualBox pergunta se você deseja baixá-la.
Clicando em
Baixar, o
download não é iniciado e um erro é apresentado:
Esse é um
bug conhecido do openSUSE:
Que foi marcado como resolvido para uma versão anterior do VirtualBox, mas que, pelo visto, reapareceu.
Por enquanto, a solução de contorno é baixar manualmente a imagem ISO dos adicionais para convidado e depois inseri-la manualmente no leitor de DVD virtual.
Você pode baixar a imagem ISO dos adicionais para convidado em:
Redimensionando a janela da VM
Com os adicionais para convidado instalados, se você redimensiona a janela da máquina virtual, a resolução de tela do SO convidado é ajustada automaticamente, como se você tivesse mudado a resolução nas configurações de vídeo do SO convidado. Com isso, você pode usar praticamente qualquer resolução de vídeo na máquina virtual, mesmo que não seja uma das resoluções mais comuns (como 1024x768, 1366x768, 1920x1080, etc).
Por exemplo, se a máquina virtual roda o Linux Kamarada com uma resolução de 1024x768 e você redimensiona a janela da máquina virtual tornando-a 100
pixels mais larga, os adicionais para convidado ajustam a resolução da tela automaticamente para 1124x768.
Área de transferência compartilhada
Com os adicionais para convidado instalados, você pode optar por compartilhar a área de transferência dos SOs convidado e hospedeiro. Fazendo isso, passa a ser possível copiar e colar textos da máquina virtual para a máquina real e vice-versa.
Para compartilhar a área de transferência, na janela da VM, abra o menu
Dispositivos, abra o submenu
Área de Transferência Compartilhada e selecione **Bi-direcional**:
Sabe um exemplo de como você pode usar essa facilidade? Você pode abrir um tutorial sobre Linux no seu navegador preferido no SO hospedeiro e copiar comandos para o terminal do Linux no SO convidado:
Essas duas funcionalidades são apenas as que eu mais uso dos adicionais para convidado. Se quiser conhecer outras facilidades que eles propiciam, consulte o [manual do VirtualBox].