Vantagens VDI
A ordem é virtualizar, enquanto muitos administradores de redes começam a perceber as vantagens da virtualização de servidores, existem ainda os que se perguntam sobre possíveis ganhos com a virtualização de desktops. As vantagens competitivas proporcionadas pelo VDI (Virtual Desktop Infrastructure) elevam potencialmente a eficiência do ambiente tecnológico de qualquer empresa.
A virtualização de desktops segue os mesmos princípios básicos das virtualização de servidores - que permitem executar múltiplos sistemas operacionais em uma única máquina (PC). Mas há diferenças bastante significativas, já que cada usuário conta com seu próprio sistema operacional, como se fizesse uso de uma estação de trabalho convencional (FILADORO, ADRIANO, 2007).
De uma forma clara, podemos citar algumas vantagens do uso de VDI:
- Cada usuário tem seu próprio ambiente de trabalho;
- Cada ambiente pode ser personalizado com diferentes aplicações, sem afetar os demais usuários;
- O usuário tem um controle maior sobre o seu sistema operacional, podendo instalar ou excluir aplicações quando necessário;
- Possibilidade de acesso remoto com segurança, é possível acessar o seu sistema a partir de qualquer lugar;
- Maior eficiência: economia no espaço de armazenamento, custos gerais - como resfriamento, manutenção;
- Backup em instantes: como o hard-disk é um arquivo, o backup é feito como se fosse copiar um arquivo para outra pasta;
- Menor ociosidade: com o VDI você pode fazer o balanceamento de cargas para os micros, ou seja, disponibilizar mais processamento, memória ou disco quando necessário, com isso não haverá uma falta de aproveitamento de recursos.
Comparativos de ganhos de uso
Conhecidos os conceitos e todos os benefícios da VDI, o que ainda a torna um obstáculo é o custo de implementação, não que seja um custo elevado, mas existe um cálculo para saber se é viável fazer a migração de desktop físico para o virtual.
O custo real por máquina virtual não é fixo, depende de quais produtos serão utilizados para a implementação da solução, não pode ser feita a implementação sem uma análise do parque de máquinas, bem como o objetivo que quer ser alcançado com a virtualização.
O objetivo da análise é tornar a VDI a mais viável possível, pois existem muitas variáveis a serem questionadas, como exemplo podem ser citados: consumo de energia, quantidade de desktop físico, quantidade que deseja virtualizar, porcentagem de ociosidade, entre outras.
Conclusão
O VDI é de fato um avanço em relação a soluções de Terminal Server, principalmente no aspecto referente à isolação do usuário final e independência de desempenho. Porém usuários que utilizam aplicações gráficas intensivas ou aplicações com requisitos de streaming de vídeo e áudio têm boas chances de não utilizar o VDI.
A ideia de utilização de VDI é para terminais em que existe uma grande ociosidade de processamento, fazendo com que não tenha o total aproveitamento dos recursos computacionais.
Hoje o principal fator para o encarecimento dos desktops é o operacional (manutenção, atualizações, suporte). Com isso o retorno do investimento (ROI) - cálculo que quantifica os custos e os benefícios esperados de um projeto específico em um prazo determinado - pode ter seu prazo estendido.