Vírus em câmeras digitais: possibilidades

Tentarei aqui, ajudar os usuários a acessar suas câmeras digitais via Linux, fazer uso das mesmas como dispositivo de armazenamento de dados e tecerei comentários sobre um hipotético risco de disseminação de vírus através de câmeras digitais.

[ Hits: 36.817 ]

Por: Perfil removido em 15/03/2005


Perigo real ou coisa da minha imaginação?



Essa possibilidade para o uso das memórias das câmeras e outros dispositivos similares me fez pensar em outra coisa que os usuários Windows vão detestar: a possibilidade de esses equipamentos servirem como meio de disseminação de vírus de computador.

Imaginem alguém mal intencionado que desejasse disseminar algum novo vírus. Ele poderia transportá-lo numa inocente câmera com as fotos da família e transferí-lo a outro computador com a super velocidade de uma conexão USB 2.0. Há inclusive o vírus W32/Perrun - conceitual, segundo esse artigo:
que infecta arquivos .jpg.

"Alguém que desejasse fazer isso poderia usar um outro dispositivo mais adequado, como um memory-key", você diria. Sim, mas esses dispositivos são obviamente para transporte de dados e isto já remete à medidas preventivas por parte dos usuários. Inclusive já deve haver a prática de "escanear" arquivos dessa origem. Já as câmeras...

Avançando um pouco, pergunto: e se um vírus, transportado por esse meio, tiver também a capacidade de infectar outros dispositivos similares assim que estes fossem conectados a outro computador já infectado? Em grande perigo estaremos nós, responderia "Yoda", mestre Jedi.

E há mais!

Piorando um pouco o quadro, há dois detalhes que julgo pertinentes, sobretudo, se essas características forem comuns à outras marcas de câmeras e dispositivos similares:

1 - Minha câmera é uma Olympus modelo D540 que usa o cartão XD-Picture Card. Quando executo a transferência de arquivos do computador para o cartão de memória, estas informações não aparecem na tela da mesma. Nada! Nem mesmo as imagens .jpg de outras fontes, que copio do computador para o cartão;

Da mesma maneira, o mesmo acontece com outros tipos de arquivo, ficando estes na companhia das imagens que produzi com a própria câmera. Neste segundo caso, aparecem as fotos e nenhuma menção ao arquivo introduzido ali. Só posso visualizar o conteúdo integral, abrindo o diretório correspondente à câmera;

2 - Meu modelo de câmera pode formatar o cartão de memória e tem também um recurso que permite apenas apagar as fotos. Este último, se usado em detrimento do primeiro, manteria um vírus por tempo indeterminado no cartão.

Características como essa podem induzir a erros que facilitariam a disseminação de vírus ou facilitariam o trabalho de alguém mal intencionado.

No XP, por exemplo, o reconhecimento de dispositivos USB é automatizado. Basta "plugar" que logo aparecerá um "box" e este lhe dará, entre outras opções, a de copiar todos os arquivos para uma pasta no computador. Bom, não é? Fácil, não é? Perigoso, não é? É!

E nem vou considerar a proteção dos antivírus. Eles são úteis e alguns são bem razoáveis. Mas a grande maioria das pessoas ou não usa, se usa, é algum gratuito como o AVG que não funciona plenamente, ou um pirata, que nem sempre atualiza seu banco de dados. E, nem na melhor condição possível eles são 100 %.

Todos esses fatores conjugados poderiam gerar uma situação perigosa. É um quadro que desenhei. Agora vou pintá-lo.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Câmeras digitais: um exército de prontidão
   2. Manipulando arquivos: copiando e escrevendo
   3. Perigo real ou coisa da minha imaginação?
   4. Uma obra prima!
   5. Epílogo
   6. Aprenda mais: links relacionados
Outros artigos deste autor

5 fatores (subjetivos) que tornam o software proprietário insustentável para as micro, pequenas e médio empresas

Algumas Distribuições GNU/Linux Excêntricas!

AFT : Tecnologia para Formatação Avançada - Conceitos básicos

Vírus em Linux?

Atualizando o kernel do Slackware de forma segura, sem o famoso "kernel panic"

Leitura recomendada

Implementação de OpenVAS-5 em Ubuntu 10.04.4 LTS

Bypass de firewall com tunelamento por DNS

Segurança no Linux: Antivírus, Firewall, Wine - Mitos e Verdades

Slackware vs PAM

Técnicas forenses para identificação da invasão e do invasor em sistemas Unix/Linux através do SSH (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por streetlinux em 16/03/2005 - 00:24h

Acredito que muita gente nunca tinha pensado na possibilidade de espalhar virus por um simples camera digital. Nesse momento já deve ter alguem colocando em pratica essa idéia. Meus sentimentos aos usuarios de Rwindow$! :)

Abraços!

[2] Comentário enviado por deshi em 16/03/2005 - 05:24h

Seria algo bem assustador, ainda mais se o virus se proliferasse tanto pela web qnt pelas cams...

[3] Comentário enviado por jragomes em 16/03/2005 - 09:40h

possível, eu acho que é. Mas o problema fica na propagação. Hoje os vírus se propagam quase como os vírus reais (q atacam seres vivos). No dia que as câmeras se conversarem via bluetooth ou wifi ai já era :-)

[4] Comentário enviado por arkanjo em 16/03/2005 - 20:20h

Gostei da materia, interessante.
Vi q o link pro digicam manda pro comentario q fiz na noticia sobre Gphoto ...
Talvez seja melhor usar o link pra propria noticia q postei no Br-linux sobre o digikam, apesar q acho q escrevi a mesma coisa, mas talvez alguns usuários ñ se liguem q o link do digikam esta no comentarios invez de estar na materia em si :D
http://br-linux.org/main/noticia-digikam_gerenciador_de_foto_p.html
t+ ;)
Vou instalar o anti-virus na minha canon A510 :P hehehe

[5] Comentário enviado por removido em 17/03/2005 - 02:08h

em se tratando de windows e das mentes malignas deste mundo, tudo pode acontecer!
De qqr forma, o alerta foi dado...

[6] Comentário enviado por cvs em 17/03/2005 - 15:56h

que bom que todos nós aqui usamos linux e não corremos perigo de pegar algum virus né? que bom.

[7] Comentário enviado por removido em 06/10/2005 - 20:34h

É claro que é uma possibilidade, é quase uma certeza pois tudo que tenha acesso a net e esteja conectado pode receber e eviar dados contendo o que se quiser desde vírus a programas de espionagem.

[8] Comentário enviado por mms_ba em 24/10/2005 - 18:23h

Considerando que o card vira unidade de armazenamento e termina sendo plugado em equipamentos que na maioria das vezes estão conectados a web ... realmente é uma possibilidade bem interessante de análise. Parabens pelo artigo.

[9] Comentário enviado por removido em 03/01/2006 - 15:53h

" Comentário enviado por vasola em 06/10/2005:

É claro que é uma possibilidade, é quase uma certeza pois tudo que tenha acesso a net e esteja conectado pode receber e eviar dados contendo o que se quiser desde vírus a programas de espionagem. "


Para um alguém mais informado isso pode até parecer "claro", mas para a maioria dos usuários que abrem executáveis de remetentes desconhecidos, que não atualizam o antivírus, isto quando o tem, que é, como disse certo guru do mundo linux "Um empurrador de mouse", as "coÜsas" podem não ser tão óbvias.

Lembro que, conforme mencionei no artigo, dispositivos de armazenamento e transporte de dados, tais como Pen Drivers, cds, disketes e outros que tem função correlata, podem sim despertar alguma suspeita. Mas vamos ser francos, câmera digital transportando vírus? Ah, isso coisa de gente que não tem o que inventar.

Obrigado pelo comentário. []s!

Wesley Caiapó

[10] Comentário enviado por diegoramos em 27/05/2008 - 13:11h

Primeiramente lhe dou os parabens por "viajar" e criar um ótimo artigo.
Bem Wesley,dentro do conhecimento que tenho(que é pouco),claramente isso é possivel,porque as cameras tratam arquivos como arquivos,entende?
A maioria delas trabalham simplesmente como "storage".
Gostei muito de ler o artigo,novamente meus parabens.

Grande abraço.

[11] Comentário enviado por diegoramos em 27/05/2008 - 13:12h

Uma dica : Estudem impressoras. ;)
Talvez descubram coisas legais. =]

Abraço.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts