A finalidade deste artigo é divulgar o sistema operacional YouOS, que roda pela internet. Testei e adorei, consegui fazer nele tudo o que faço como usuário comum.
Primeiramente para adicionar programas clique em stuff > your painel > add/remove apps.
Surgirá uma tela onde você pode remover e uma segunda aba que pode adicionar. Escolha o que quer fazer e clique no botão de ação + ou -, onde: + add, - remover.
Seus principais programas:
O editor de texto: bem simples, mas bem elaborado, quem já usou o open office ou word vai ver nada complicado.
Seu navegador wherewolf: os botões são os mesmos do Firefox, voltar, avançar, home, recarregar. Digite www.sitequalquer.com na barra de navegação e dê enter, pronto, foi!
Seu msn: aqui o meu entrou direto só coloquei o meu id e entrou ele me desconectou do mercury e ele da conta do recado. Seu msn é o 2.0 se não me engano.
Seu shell: bem parecido, tentei um básico e consegui. Acho que esse shell é mais pra MSDOS.
Seu jogo: o que eu mais gostei foi o Mario Multi parecido com o da Nintendo. Ele lhe explica a jogar.
Seu desktop
Caraca! Ele tem um desktop bem desenvolvido, se clicar com o botão direito sobre seu papel de parede terá uma resposta do sistema onde poderá criar um atalho de um programa no desktop ou mudar o wallpaper, sim ele faz isso, e organizar os ícones.
Para usar os seus ícones basta clicar duas vezes sobre eles e irão abrir.
[6] Comentário enviado por Ed_slacker em 24/04/2007 - 11:43h
Concentração e gerência de recursos!!! Este é o motivo de utilizar sistemas assim!
Antes tínhamos que ter toda a gama de software instalados em cada uma das estações de trabalho de uma empresa, aumentando o custo de manutenção, softwares e energia! Os thin clients vieram para solucionar o problema, concentrando todos os recursos de produção em um server de aplicação! Isso trouxe várias vantagens, mas ainda temos o problema do aumento de consumo de banda de rede, além de um certo trabalho para fazer esta solução ser acessível de qualquer lugar do mundo!
Com sistemas baseados em WEB tudo o que precisamos é de um computador com um browser (o tráfego http é menor que o tráfego RDP, por exemplo), um server HTTP (Apache, por exemplo) e uma conexão à rede (Internet ou Intranet).
É uma solução acessível de qualquer lugar, pode-se colocar níveis de acesso presentes nos próprios servidores WEB, conseguimos manter todos (ou pelo menos boa parte) os recursos de produção disponíveis aos colaboradores a uma fração do custo que teríamos se fizéssemos soluções baseadas em hardware stand-alone!
[7] Comentário enviado por albertguedes em 24/04/2007 - 12:35h
Imagina só você liga seu monitor e já esta com seu sistema bootado e pronto para usar, sem precisar de hd ou da própria máquina, apenas tendo monitor, teclado, mouse e perifericos de midia, você não precisa instalar ou configurar programa algum - é pra isso que vai servir os sistemas operacionais via web, quando bandas ultra-largas forem asseciveis, é assim que usaremos os computadores.
Todo o trabalho chato vai estar nas mãos dos técnicos de servidores, o usuario normal não vai mais se preocupar com atualizações, antivirus, firewall, etc - será como assistir TV, só que um pouco mais interativo.
Claro que existem perigos, mas isso vai depender do desenvolvimento da coisa, que creio, vai ser pelo menos o nível de segurança provido por qualquer servidor.
[8] Comentário enviado por dockism em 24/04/2007 - 14:58h
opa....agora já vi essa solução com outras caras...
é pelo o que albertguedes diz, e olhando para frente acho que em um futuro de meio prazo teremos somente uma tela, teclado e mouse, ou que sabe somente a tela e mouse, hehehe
esses sistema no meio corporativo seria uma otima ferramenta, mas as questão de impressoras e outros perifericos como pendrive etc...essa solução tem algum tipo de suporte?
[9] Comentário enviado por tenchi em 24/04/2007 - 15:22h
Gostei muito, mas ainda gosto da ideia de abrir o gabinete do meu pc e ver q tudo que eu preciso está no HD.. ;-). Não sei, vc tendo o acesso físico aos dados, dá uma idéia de maior segurança e controle.
É algo que promete, mas tomara q demore muito (uns 50 anos) pra realmente estourar srrsrs.
[10] Comentário enviado por marcrock em 24/04/2007 - 15:28h
Parabéns pelo artigo!!!!
Realmente essa é uma tendência para o futuro das estações de trabalho, mas os problemas envolvidos ainda são muitos e alguns sem solução, como o fato do aumento do volume de tráfego e o acesso as tecnologias de banda-larga que sejamos realistas aqui no brasil nem é tão "larga" assim!!!!
Ainda temos o lado da segurança que não ficaria nas mãos do usuário, mas sim de quem administra o servidor, ou seja, se alguém invadisse o server e o derrubasse afetaria a todos os usuários de uma vez só.
Esse forma de utilizaçõa dos sitemas é algo realmente empolgante, porém a longo prazo e talvez muito mais interessante para empresas do que para usuários domésticos!
[13] Comentário enviado por zildjian em 25/04/2007 - 10:07h
bom artigo. aqui vão minhas considerações.
em minha opinião, o marcock ta certo em parte. será ou seria bom daqui a uns anos, mas por enquanto eu só vejo isso sendo usado por motivos de pesquisa. por enquanto, convenhamos que ainda não há utilidade alguma.
o que há utilidade são coisas como o google docs e o ebuddy, que são, respectivamente, office e messenger via navegador. softwares rodando no navegador já é realidade e muito boa. mas... um sistema operacional rodando dentro de um sistema operacional? ainda não há sinceramente utilidade pra essa redundância.
outra coisa: vocês acham que é possível haver conversa de voz por navegador? tipo um skype da vida. sou cientista da computação e pensei em fazer algo assim.
[15] Comentário enviado por erich_et em 15/05/2007 - 16:11h
nossa cara e a primeira vez q eu vejo um os inteiro dentro de um browser
isso vai ser bem util para mim q num tenho um pc e dependo de lan house
agora da pra deixar meu desktop do jeito q eu quero e posso acessalo de qualquer outro pc como um desktop remoto mais sem eu ter uma maquina
[18] Comentário enviado por staltux em 11/01/2009 - 21:10h
hum...ainda prefiro o SO na minha maquina...não gosto da ideia de que meus arquivos pessoais, estam em uma maquina remota, onde nao sei se tem alguem mexendo neles...perda de privacidade...