Se a instalação for bem sucedida, após reiniciar o computador a interface do Lilo será exibida. Pressione Enter ou aguarde alguns segundos para que o
Zenwalk comece a ser carregado, com uma bela tela gráfica com barra de progresso.
Concluído o carregamento do sistema, o Zenwalk iniciará o processo de configuração do sistema básico, começando pela exibição da licença GNU GPL. Pressione Enter para selecionar o idioma do sistema. Se você quiser utilizar português brasileiro, selecione pt_BR.utf8 (UTF-8 é a codificação de caracteres recomendada. Se por algum motivo você preferir usar ISO-8859-1, selecione "pt_BR").
Selecionado o idioma e a codificação de caracteres, pressione Enter para abrir as configurações da sua rede. Se você utiliza DHCP a sua rede já estará configurada. Se você utilizar IP fixo, utilize as setas do teclado para selecionar qual parâmetro você quer alterar, pressione Enter, insira os valores correspondentes e confirme pressionando Enter. Quando suas configurações de rede estiverem corretas, selecione a opção "Exit" e pressione Enter.
Agora, digite a senha de administrador e depois digite-a novamente, pressionando Enter para confirmar.
Na seqüência, você deverá criar um usuário do sistema. Use as setas do teclado para selecionar a opção "Create user" e pressione Enter. Digite o login do usuário e pressione Enter. Digite o grupo padrão do usuário ou use o grupo padrão "users" e pressione Enter. Entre com o diretório pessoal do usuário ou aceite o valor padrão "/home/[login]" e pressione Enter. A seguir, insira os grupos adicionais aos quais o seu usuário deverá pertencer, ou apenas pressione Enter para usar os grupos pré-selecionados. Faça o mesmo para a opção "Shell" e, na tela "Set account expiry date" selecione a opção "Never" para que a conta do usuário não expire nunca.
Pressione Enter e insira as informações pessoais do usuário: nome completo, informação da sala/escritório, telefone de trabalho e telefone residencial, pressionando Enter para confirmar cada informação. Somente o nome completo do usuário precisa ser preenchido, os demais campos podem ficar em branco.
Por fim, entre com a senha do usuário e pressione Enter, repetindo o procedimento na tela seguinte.
Agora é só conferir os dados do usuário. Se estiver tudo certo, selecione "Done" e pressione Enter para retornar à tela principal de criação de usuários. Se quiser criar mais usuários, basta repetir o procedimento. Se não, selecione a opção "Exit" e pressione Enter.
Selecione agora se você quer que a tecla NumLock seja ligada quando o sistema iniciar.
Eu particularmente acho que isso devia ser padrão. Nunca conheci alguém que preferisse que o NumLock ficasse desativado quando o sistema fosse iniciado. Selecione "Yes", pressione Enter e pronto!
Agora é só fazer login do sistema. Como nós vamos realizar tarefas administrativas, faça login como root. Abaixo, a tela do Zenwalk depois de fazer login como root.
Agora só precisamos instalar o que falta para termos o nosso Zenwalk do jeitinho que queremos.
- Nota: lembra que eu falei que esse artigo servia para instalar o Zenwalk Standard Edition? Pois é. Se você estiver instalando essa versão do Zenwalk, ao chegar nesse ponto, o seu sistema estará totalmente configurado, sem a necessidade de instalar mais nada. Aproveite o seu sistema e, quando quiser, vá até a próxima página para aprender a usar o Netpkg para instalar mais coisas, :-)