O
ePub é um padrão internacional de formato eletrônico para e-books (
http://en.wikipedia.org/wiki/EPUB) criado por um consórcio de empresas como Sony, Adobe, McGraw-Hill e outras. O IDPF (
International Digital Publishing Forum) criou este fabuloso padrão que é compatível com diversos modelos de equipamento.
Na foto abaixo podemos encontrar um arquivo em ePUB visualizado em aparelhos distintos (um computador, Adobe Digital Editions, Sony Reader e um iPhone ou aparelho com Android). Muitas pessoas associam a palavra eBooks aos arquivos PDFs e criam ou apresentam uma certa barreira, compreensivelmente, pois este formato não proporciona um boa leitura pelo fato de não possuir recursos para modificar a diagramação do texto em questão.
Foram precisos quase 10 anos de pesquisas para criação e aprovação da indústria do livro por este padrão. Mas valeu a pena... Pois um documento elaborado em ePUB proporciona um boa leitura visual em qualquer aparelho independente do tamanho e/ou formato do visor. O mesmo apresenta recursos como redução ou aumento do corpo da fonte, tamanho da página, assim permitindo a adaptação do texto conforme as necessidades do hardware.
Para gerar um documento no formato ePub utilizaremos neste tutorial o
Calibre. Embora exista outras alternativas, optei por este pacote devido a sua flexibilidade com os formatos de entrada (PDF, Word, OpenOffice, HTML e outros).
Resumido, devemos deixar bem claro que o ePub são livros digitais visualizados em PCs, smartphones, como também em e-readers. E não devemos associar estes documento a obras disponíveis em PDF, odt ou . doc ou qualquer outro formato disponível na internet. Embora estes formatos até o presente momento sejam utilizados para leitura de livros, eles carregam a fragilidade referente a limitação de leitura extensas.
Justamente em função desta limitação, o ePub nasceu oficialmente em setembro de 2007 com o seu enorme diferencial no formato: compatibilidade em diversos dispositivo, como também ser composto de um padrão aberto.
Existem programas disponíveis para diversas plataforma e hardware. A seguir uma pequena relação contendo softwares compatíveis com o formato ePub:
Na minha opinião o formato é tão promissor que resultou no abandono da Sony pelo seu formato proprietário de ebook para adotar o ePub, reconhecido em âmbito internacional. Com isto o ePub atinge a portabilidade literária. Aparelhos de empresas menores junto a Sony (Nook, da Barnes & Noble, o Sony Reader , o iRex Digital Reader e o iRiver Story) adotaram esta estratégia, agora só falta o leitor de e-book Amazon Kindle entrar para não perder o seu reinado.
Um ponto muito polêmico mas natural, é que o formato suporta DRM, e acredito que a Apple implementará iBookstore (talvez isto já tenha acontecido e esteja desinformado). Mesmo assim vale a pena comprar um iPad para ler os ePubs espalhados pela internet ou manuais convertidos para uso próprio.
Fonte NYTimes:
http://www.nytimes.com/2009/08/13/technology/internet/13reader.html?_r=4